Neste contexto, os protetores solares e outros cremes entraram no Grupo D. Portanto, basta você descartar o conteúdo vencido no lixo comum, junto com os resíduos orgânicos. Já a embalagem, você fecha bem e descarta no lixo reciclável, junto com os resíduos secos.
Portanto, o filtro solar vencido pode causar diversas reações alérgicas como bolhas, dermatite, inchaço, placas vermelhas e até lesão nas córneas se for utilizado perto dos olhos. Quando vencido, o filtro solar também já não consegue criar uma barreira de proteção na pele.
Pode usar protetor solar com a data de validade vencida?
A dermatologista Viviane Scarpa, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), afirma que os protetores solares não devem ser usados fora de seu prazo de validade, sob o risco de provocar danos à pele. "Qualquer produto cosmético não deve ser usado após a sua data de validade.
Embora não seja seguro, o uso de protetores solares vencidos, assim como o de loções hidratantes e outros produtos de cuidado com a pele, se torna mais perigoso quanto mais longe da validade. Ou seja, quanto mais meses após o vencimento, maior a chance do uso trazer problemas.
De facto, a data de validade dos protetores solares é habitualmente de 12 meses, porém existem cremes e protetores solares cuja data poderá prolongar-se até aos 24 meses. Depende essencialmente da marca e não do fator de proteção solar do respetivo creme.
A VERDADE por trás dos PROTETORES SOLARES - DR. BACTÉRIA, SOLANGE FRAZÃO E TIAGO ROCHA
Quanto tempo dura o protetor fator 50?
Como escolher o protetor solar ideal? Para escolher o melhor protetor solar, leve em consideração como sua pele reage no sol. Por exemplo: se em apenas dez minutos ela já fica vermelha, um FPS 50 vai "atrasar" esse tempo em 50 vezes. Isso equivale a 500 minutos, ou cerca de oito horas e meia.
Não! O protetor solar vencido faz mal à saúde. Por conta da possibilidade de oxidação, os conservantes da fórmula do protetor solar vão perdendo a eficácia e as chances de contaminação dentro da embalagem aumentam, bem como o aparecimento de fungos e bactérias.
Para quem não se lembra de quando abriu o protetor, o dermatologista afirma que a melhor maneira de saber se passou do prazo é reparar no cheiro e na textura do produto. “Se estiver diferente em termos de textura ou cheiro do que quando o comprou, algo pode estar errado. Neste caso, é melhor simplesmente jogá-lo fora."
Pode usar o mesmo protetor solar do corpo no rosto?
“Usar o protetor solar do corpo no rosto aumenta a chance de você ter comedões, que são os cravos. Além disso, também aumenta a chance de você ter qualquer irritação ou foliculite, por conta da obstrução dos poros. Isso porque o protetor solar corporal é mais pesado em termos de fixação”, explica.
Porém, quando o assunto é passar protetor solar à noite, um ponto muito importante é não aplicá-lo na hora de dormir, já que pode obstruir os poros, causar alergias e coceiras. Use-o no momento em que estiver acordado e, antes de ir descansar, limpe o rosto e realize a sua rotina de skincare.
"Deixe o produto na bolsa embaixo do guarda-sol ou aproveite para guardá-lo junto com as embalagens térmicas que costumam ser levadas nesse tipo de passeio", aconselha.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia indicada o uso de: ✔️: +- meia colher de chá de protetor solar no rosto/pescoço = +- 2 ml Considerando que a maior parte dos protetores solares disponíveis no mercado tem entre 40 - 50 ml, a duração média seria de 20 - 25 dias (sem contar com a reaplicação).
O protetor solar perde sua eficácia com o tempo, e você precisa respeitar a data de validade. Já vi inúmeras queimaduras solares em pacientes que perceberam tarde demais que o protetor solar estava vencido. Se você não encontrar uma data de validade no produto que está usando, marque o mês e o ano em que o comprou.
O que acontece se usar protetor solar todos os dias?
O uso diário vai manter sua pele mais bonita, saudável, com menos manchas, menos rugas e com os sinais dos envelhecimento controlados”, ressalta a dermatologista Hadassa Barros. Para uma pele protegida, uniforme, hidratada, nutrida e com viço é essencial o uso diário do protetor solar facial.
Para ter as horas que o produto promete devemos aplicar uma quantidade generosa do produto, cerca de 0,8 a 1 grama de produto. Se pensarmos num produto facial que vem com 40g a 60g de produto, o mesmo deve durar no máximo 1 mês.
O filtro deve ser utilizado diariamente e reaplicado ao longo do dia. De acordo com a especialista, o protetor solar em temperatura ambiente dura, no máximo, de três a quatro horas na pele em condições normais. “O ideal é que haja uma nova aplicação, se estiver fazendo uma exposição intencional”, ressalta.
Como escolher um bom fotoprotetor? Em primeiro lugar, devemos verificar o FPS, quanto é proteção quanto aos raios UVA, e também se o produto é resistente ou não a água. A nova legislação de filtros solares exige que tudo que o produto anunciar no rótulo, deve ter testes comprovando a eficácia.
Os filtros solares sem validade também são perigosos, pois perdem a função de proteger a pele contra a radiação UV, aumentando o risco de queimaduras e, posteriormente, podendo causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.
O uso de protetor solar vencido pode comprometer a eficácia da fórmula, resultando em menor proteção. As férias em família de uma criança britânica de 10 anos, em Cabo Verde, na África, se tornou uma experiência assustadora.
O óleo com proteção contra os raios solares, que custa entre R$ 20 e R$ 30, é uma alternativa para quem tem a pele negra ou morena. Essas pessoas costumam se queixar de que o filtro solar comum deixa a pele esbranquiçada. A falta de praticidade também é uma reclamação de quem não usa o produto para se proteger do sol.
Podemos substituir o filtro solar pela pasta d'água? A Dra. Lilia explica que essa substituição não é recomendada: “Por conter óxido de zinco, a pasta d'água em teoria poderia funcionar como um protetor solar físico.