Os procedimentos de primeiros socorros a serem tomados são muito simples: lavar o ferimento com água e sabão; protegê-lo com gaze ou pano limpo; • não tocar o ferimento com a mão; ⚫ nunca utilizar algodão ou lenço de papel sobre ferimentos. Além do perigo de infecção, este tipo de ferimento pode provocar hemorragia.
A primeira é lavar as mãos com água e sabão (qualquer sabão) antes de prestar o atendimento para não levar germes para a área afetada. Os dois passos seguintes são comprimir o local com gaze ou pano limpo até estancar o sangue e lavar o ferimento, também com água e sabão, para remover resíduos de sujeira.
Use um pano limpo e seco para pressionar a ferida, a fim de diminuir a perda de sangue. Dentro de alguns instantes o sangramento pode parar, e aqui você deverá higienizar a ferida com água corrente e sabão neutro. Use também uma gaze para remover possíveis resíduos e partículas que se mantiveram dentro da ferida.
Use um cotonete ou uma gaze estéril para aplicar o antisséptico suavemente na área do corte. Evite esfregar com força, pois isso pode causar mais danos aos tecidos. Utilize curativos adequados: depois de limpar e desinfetar o corte, cubra-o com um curativo estéril para protegê-lo de sujeira e bactérias.
Tentar estancar a hemorragia, utilizando um dos métodos abaixo: Compressão direta. É feita uma pressão direta sobre a ferida, usando um pano limpo ou curativo. Mantenha até que ocorra a coagulação.
Como saber se o corte foi superficial ou profundo? Para saber se o corte foi superficial ou profundo, avalie a causa do ferimento para saber se é capaz de penetrar a pele ou não. Além disso, feridas mais leves e rasas não provocam uma hemorragia profusa.
O dispositivo para ponto falso é um método que promove o fechamento de feridas, em alguns casos, sem que haja a necessidade de suturas. Através de alta composição do material, o dispositivo para ponto falso também serve para proporcionar alívio ao paciente após a realização de ponto cirúrgico.
O que fazer ao sofrer um corte na mão? Inicialmente, é preciso lavar a área machucada com água limpa para retirar a sujeira mais aparente. Além disso, indicamos cobrir o corte com um pano bem limpo e, caso esteja sangrando muito, fazer uma pequena compressão local, porém sem garrotear.
Se observar que o corte é profundo, com exposição de gordura (“bolinhas amarelas”), osso ou tendão (estruturas brancas), deve-se procurar atendimento médico imediatamente. Caso seja um ferimento superficial, o mais importante será mantê-lo limpo.
As hemorragias (perdas de sangue) resultantes de cortes estancarão mais rapidamente quando é aplicada pressão direta sobre o corte. A dor e o inchaço de uma articulação podem ser atenuados através da aplicação de gelo, embrulhado numa toalha, sobre a zona afetada.
Caso o corte seja superficial, lavar abundantemente com água e sabão e fazer um curativo simples. Cortes profundos ou caso tenha ficado pedacinhos de vidro dentro do machucado precisam ser avaliados em um serviço de urgência o mais rápido possível.
Quando o problema é muscular, o processo de cura pode demorar mais. Durante anos, acreditou-se que colocar gelo sobre o músculo lesionado ou com distensão ajudaria a reduzir o inchaço local. Entretanto, um estudo recente acaba de fazer um alerta: o gelo pode, na verdade, desacelerar o processo de cura.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
Cortes profundos podem danificar seriamente os músculos subjacentes, nervos e tendões, mesmo que na superfície da ferida não pareçam graves. Lacerações longas e aquelas no rosto, peito e costas são mais propensas a deixar cicatrizes desfigurantes.
Limpe a ferida: lave-a bem com água e sabão. Se houver sujeira, vidro ou outro objeto no corte que você não conseguir retirar depois de lavá-lo, ligue para o seu médico ou enfermeiro. Pare o sangramento: se a ferida estiver sangrando, pressione a área firmemente por 20 minutos com um pano limpo ou curativo.
Quando o sangramento parar, retire com calma, devagar, a cobertura da ferida. Esse é o momento de avaliar se as bordas da ferida estão afastadas e se é possível ver estruturas mais profundas, como gordura ou músculo. Caso seja o caso, procure um atendimento médico, há a necessidade de pontos.
Quando uma lesão é mais profunda, dá para notar, por dentro, uma parte amarela, mais avermelhada ou esbranquiçada, que pode ser gordura, músculo ou tendão, respectivamente. Se atingiu artéria, o sangramento também é abundante e pode haver até jatos.
Caso o corte continue sangrando, a recomendação é repetir a compressão pelo mesmo período, pois a medida funcionará em casos de ferimentos simples. No entanto, se o corte for mais profundo, a pessoa precisa ir até uma unidade de pronto atendimento para ser avaliada por um médico o mais rápido possível.
O açúcar ajuda a estancar o sangramento? Muitas pessoas acreditam que sim, mas isso é um mito. A melhor maneira de parar o sangramento é comprimir a região, já que a pressão faz o sangue circular menos.
Por isso, para estancar o sangue de um corte profundo, é preciso utilizar uma gaze ou um pano limpo para pressionar sobre a ferida até ter a atenção médica necessária. Vale lembrar que, após ser atendido por um enfermeiro, deve-se tomar alguns cuidados para evitar infecções durante o período de cicatrização.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
Uma opção moderna e menos invasiva do que os tradicionais pontos é a sutura adesiva. A sutura adesiva é feita por meio de um material colante que permite o fechamento da maioria das feridas agudas, como as cirúrgicas e as laceradas, de maneira simples e prática.