Manter o ambiente sempre limpo e arejado para evitar agentes causadores de alergia; Fazer o uso de chás com ingredientes que tenham propriedades calmantes, como gengibre, mel e hortelã; Evitar deitar após as refeições; Fazer inalação com nebulizador e soro fisiológico para diminuir o desconforto.
Para aliviar os sintomas gripais, como a tosse, tome xaropes com alho, gengibre, limão, mel ou própolis. Essas substâncias têm ação anti-inflamatória. Chás calmantes feitos com camomila, raiz de alcaçuz, ervas, alho, canela, cravo e limão, mel e hortelã, aliviam o desconforto causado pela tosse.
Utilizar umidificadores de ar para hidratar as vias aéreas e reduzir a irritação; Manter a cabeça mais elevada que o corpo quando for se deitar, a fim de dificultar o acúmulo de secreção.
4. Aliviar tosse, espirros ou alergias. Este ponto de acupressão fica localizado na parte interior do braço, na região da dobra do braço. Para o pressionar deve usar o polegar e indicador da mão oposta, de forma a que os dedos fiquem dispostos em forma de pinça em volta do braço.
Manter a casa limpa e bem ventilada. Aumentar umidade do ar nos ambientes, usando um balde com água, toalha molhada ou umidificador – em especial no quarto, para dormir melhor. Consumir líquidos mornos e com ingredientes que ajudam a diminuir o incômodo da tosse, como chá de hortelã, mel com limão ou camomila.
Podem ser resultados de quadros pulmonares (como a asma, por exemplo), infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, etc), tabagismo, entre outras patologias; tosse não produtiva ou tosse seca: é aquela com pouco ou nenhum muco, que traz a sensação de que algo está preso na garganta e causa irritação.
A tosse noturna é uma defesa do organismo e tem como principal função a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias. Esta tosse é bastante incômoda e cansativa mas pode ser aliviada com medidas simples, como tomar um gole de água e manter a casa sempre limpa.
Laringite. O nosso sistema respiratório é formado por várias estruturas, sendo uma delas a laringe. Esse “tubo”, quando inflamado, gera a doença conhecida como laringite. Essa inflamação causa irritação, o que pode levar à tosse seca persistente.
Se a tosse não melhorar depois de duas ou três semanas e estiver causando desconfortos, é importante procurar a ajuda de um médico. Ela pode ser sintoma de uma doença mais preocupante, ou mesmo que não seja preocupante, pode acabar apresentando complicações se não tratada.
Tomar bebidas mornas como chás para amenizar a irritação da garganta. Evitar ambientes com ar-condicionado. Colocar uma toalha molhada ou bacia de água no quarto para umidificar o ar do ambiente. Manter a cabeça mais elevada que o corpo ao deitar-se.
Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar. A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.
Bisoltussin e Notuss são alguns dos remédios de farmácia mais usados para tratar a tosse seca, no entanto, o chá de equinácea com gengibre ou de eucalipto com mel também são boas opções de remédios caseiros e naturais para quem não quer usar medicamentos.
O polegar corresponde ao meridiano do pulmão que tem intestino grosso como seu acoplado, por isso, patologias respiratórias e imunidade respondem bem à essa técnica tão simples mas milenar.
Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.