bochechos com soluções antimicrobianas para evitar infecções; pastilhas com ação anti-inflamatória a fim de acelerar a cicatrização; enxaguantes bucais com ação anti-inflamatória local também para controlar os sintomas.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Portanto, realiza-se o tratamento oral com doses diárias de Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir, durante 05 dias. Todavia, o uso tópico de Aciclovir, penciclovir em creme ou docosanol em creme, podem ser aplicados várias vezes ao dia de modo a diminuir sintomas ou encurtar a duração destes.
O corticóide para lesão bucal serve para desinflamar a lesão, acelerando o processo de cicatrização. Esse medicamento pode ser encontrado em forma de comprimido, gel e enxaguante bucal, por exemplo. A estomatite é uma condição que gera lesões bucais e pode ser tratada com corticóides.
Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.
Comumente, uma lesão bucal está associada a má higienização da boca. Muitas vezes, o estilo de vida do paciente e falta de hábitos de limpeza na boca, no dente e na gengiva criam um espaço propício para o surgimento dessas feridas.
enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.
O uso de um anestésico oral tópico ou anti-inflamatórios também podem ajudar a aliviar as dores das feridas, e os analgésicos podem aliviar o mal-estar. Geralmente, a infecção causada pelo vírus pode durar de sete a dez dias.
Em alguns casos, principalmente quando a afta causa incômodo e dor, pode ser indicado o uso de pomadas anestésicas, como benzocaína, corticoides tópicos, como Triancinolona ou Fluocinonida, ou agentes cicatrizantes, como Policresuleno.
Os lábios ficam secos, doloridos e rachados. Você pode prevenir a queilite com produtos protetores para os lábios. Para lábios com microfissuras, procure um cuidado labial nutritivo, calmante/protetor como oCICAPLAST Lábios. Evite lamber ou cutucar os lábios.
O Herpes labial costuma começar com a famosa coceirinha no lábio. No dia seguinte aparece pequenas vesículas (bolhinhas de água) no lábio e em um ou dois dias essas bolhas estouram e se forma a ferida. Alguns sintomas comuns da lesão herpética são sensação de ardência, coceira e pequenas bolhas na boca.
Propriedades antissépticas: O sal tem propriedades antissépticas que podem ajudar a prevenir infecções secundárias e promover a cicatrização das aftas. Redução da inflamação: O bochecho com água salgada pode ajudar a reduzir a inflamação das aftas, acelerando o processo de cura.
Gelo. Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.
Se não houver infecção bacteriana ou fúngica, pomadas hidratantes e anti-inflamatórias, como óxido de zinco (presente no Hipoglós) ou Omcilon A Orabase são úteis. Cremes à base de vaselina também são uma opção. Se houver infecção por fungos, pomadas com cotrimazol, nistatina ou miconazol podem ser usadas.
Qualquer boa pasta de dentes contém propriedades antimicrobianas que podem reduzir o inchaço e a dor das aftas da boca. Aplique a pasta de dentes usando um cotonete. Certifique-se de que cobre toda a região da úlcera com pasta de dentes. Deixar a pasta atuar durante alguns minutos antes de a enxaguar.
Algumas soluções caseiras simples ajudam a reduzir a dor e acelerar o processo de cicatrização, como: evitar alimentos quentes, condimentados, salgados, cítricos e com alto teor de açúcar; não tocar ou apertar as feridas e bolhas e eliminar o uso tabaco e álcool.
Aftine Suspensão Oral Gotas: este medicamento em gotas é indicado para o alívio da dor causada pelas aftas, proporcionando conforto durante o processo de cicatrização.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada antiviral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
Quanto tempo demora para cicatrizar uma ferida na boca?
É preciso saber qual local da boca foi o corte. Sim, poderá cicatrizar sozinho, se for na região de mucosa - pode cicatrizar um pouco mais rápido - em torno de uma semana.
Uma ferida bucal que dura mais de 10 dias deve ser avaliada por um médico ou dentista. Feridas bucais isoladas em pessoas sem nenhum outro sintoma ou fatores de risco de uma doença sistêmica são causadas geralmente por uma infecção viral ou estomatite aftosa recorrente.
O tratamento da afta pode ser feito por meio de pomadas anestésicas, receitas pelo médico ou dentista. A benzocaína e os corticoides tópicos, como a Triancinolona e a Fluocinonida são exemplos desses medicamentos.
A pomada penciclovir pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos, e age impedindo que o vírus Herpes simplex se multiplique, reduzindo a gravidade das feridas e acelerando a recuperação da pele.
Medicação ou produtos com propriedades analgésicas podem ser usados para aliviar a dor e a irritação de afta ou herpes. Manter uma boa higiene bucal também é fundamental para evitar o surgimento de afta nos lábios. Use um creme dental com defesa ativa contra as bactérias e mau hálito.