O que é bom para melhorar a esquizofrenia?
De acordo com o professor, um dos principais tratamentos para a esquizofrenia é o uso de medicamentos antipsicóticos. Até a criação do primeiro medicamento do gênero, em 1952, as pessoas que sofriam do transtorno eram totalmente excluídas da sociedade, vivendo e sendo tratadas em manicômios.É possível controlar a esquizofrenia?
A esquizofrenia não tem cura. O tratamento da doença vai envolver um planejamento do psiquiatra para acompanhar o paciente e evitar as recaídas ao longo do tempo. A fase aguda é aquela em que o paciente está em crise, com os sintomas aflorados e em visível sofrimento mental.Quem tem esquizofrenia pode voltar ao normal?
Além dos medicamentos, também podem ser necessárias algumas terapias para ressocialização. Quem já está em tratamento não deve interrompê-lo apenas porque está bem, pois os surtos podem voltar a acontecer. A esquizofrenia não tem cura, mas se tratada, é possível viver bem com ela.Como evitar crises de esquizofrenia?
“A principal forma de evitar as crises é o tratamento adequado e a aderência ao tratamento farmacológico. A grande maioria das crises é causada pelo não uso ou até mesmo pelo uso inadequado da medicação”, afirma Dr. Proença.Novo estudo sobre esquizofrenia pode trazer melhorias na medicação usada e na qualidade de vida
O que acelera a esquizofrenia?
Fatores ambientais – A exposição a certas infecções virais; complicações da gravidez e do parto, como o uso de cigarro durante a gestação, o baixo peso ao nascer e a hipóxia (falta de oxigênio) durante o parto; más condições socioeconômicas; e o uso de certas drogas psicoativas ou psicotrópicas, como a maconha e ...O que leva uma pessoa a ter esquizofrenia?
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.Qual a pior fase da esquizofrenia?
A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.Quando a esquizofrenia se torna perigosa?
A pessoa com essa doença, quando está em crise, normalmente apresenta outros riscos (auto agressão, suicidio, incapacidade de cuidar-se), e quando torna-se violenta, mais frequentemente é contra si e contra objetos.Quem tem esquizofrenia lembra do que fez?
Após surto a pessoa lembrará apenas parcialmente de alguns fatos acontecidos antes do surto. Mas as lembranças podem estar contaminadas por ideias delirantes ou distorcidas. Quanto mais grave o surto, pior a capacidade de se lembrar de fatos, pois maior será a perda neuronal.Foi descoberto a cura da esquizofrenia?
Hoje, a esquizofrenia não tem cura, e seus sintomas são controlados por meio de terapia cognitiva e de medicamentos antipsicóticos, que atuam na regulação da dopamina no cérebro. A eficácia, no entanto, é limitada, especialmente para os sintomas chamados de negativos, diz Elkis.Qual o tratamento mais moderno para esquizofrenia?
Um medicamento inédito para a esquizofrenia e depressão associadas ao transtorno bipolar recebeu registro da Anvisa. O novo produto é o Latuda (cloridrato de lurasidona), um antipsicótico que deve ser comercializado em comprimidos de 20mg, 40mg e 80mg, em embalagens de 7, 14, 30 ou 60 comprimidos.O que melhora a parte cognitiva da esquizofrenia?
Os benzodiazepínicos ativam receptores GABA, alfa-1 e alfa-5, o que piora o desempenho cognitivo, enquanto o flumazenil melhora a cognição, atuando como antagonista desses receptores53. Vários estudos avaliaram a eficácia desses medicamentos no tratamento das alterações cognitivas da esquizofrenia.Como viver bem com a esquizofrenia?
Como exemplos, podem ser citadas a psicoterapia, terapia familiar, terapia ocupacional, reabilitação cognitiva e até treino de habilidades sociais. “Essas intervenções buscam abordar alguns déficits que os pacientes podem apresentar, como na esfera afetiva e cognitiva, além da social”, afirma o especialista.Como funciona a mente de uma pessoa com esquizofrenia?
A esquizofrenia é uma doença mental, em que o sujeito pode confundir realidade com imaginário. Os olhos da mente de um esquizofrênico podem estar repletos de ilusões, pensamentos mágicos, superstições, mas também ansiedade, irritabilidade e um mal estar permanente, chamado disforia.Qual a terapia indicada para esquizofrenia?
O uso constante de medicamentos é a principal medida do tratamento, mas a terapia também possui grande importância. “A psicoterapia, tanto individual quanto familiar, é benéfica nos casos da esquizofrenia, sempre em combinação com o tratamento medicamentoso”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça.Como saber se a esquizofrenia está piorando?
Sem tratamento, esquizofrenia piora a cada crise“É caracterizada, principalmente, pelo que chamamos de sintomas psicóticos, como alucinações visuais e auditivas, sensação de ser constantemente perseguido ou ameaçado por outras pessoas”, explica a profissional.
É perigoso conviver com uma pessoa que tem esquizofrenia?
Viver com esquizofreniaA maioria das pessoas com esquizofrenia não é mais perigosa ou violenta do que a população em geral. No entanto, todas as pessoas com suspeitas de alguma doença mental devem ser encaminhadas para um psiquiatra, de modo a efetuar um diagnóstico atempado.