O Hidroprotect é um produto pensado para impermeabilizar superfícies de madeira, MDF, HDF e similares, criando uma superfície blindada de vidro, impedindo o contato da água direto com o móvel! Usamos o HIDROPROTECT para isso! Ele é de fácil aplicação e impede que a água entre em contato direto com q superfície.
Pequenas camadas de adesivo PVA (branco ou carpinteiro) podem ser usadas para selar superfícies de MDF. Para obter uma camada fina de vedação no MDF, a maioria das colas de carpintaria à base de PVA precisam ser diluídas com água (isso pode causar o inchaço do MDF).
Com a finalidade de garantir uma boa aderência e evitar que o MDF absorva muita tinta, é altamente recomendável aplicar um selador próprio para MDF. Isso porque ele ajudará a selar os poros da superfície, tornando-a mais uniforme para a aplicação do pigmento.
A goma lada indiana além de impermeabilizar o papel, é uma ótima solução para proteger peças de mdf, principalmente em regiões que a umidade é muito elevada, com aqui no Rio Grande do Sul.
O vinagre branco é um agente de limpeza natural e eficaz contra o mofo. Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador. Aplique a solução sobre a área afetada e deixe agir por algumas horas. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido.
Como Evitar Inchaço e Danificação dos Móveis e Corrigir Aglomerados (MDP) ou MDF
O que fazer para o MDF não mofar?
Mantenha o ambiente bem ventilado, utilize desumidificadores se necessário, evite o acúmulo de água na superfície da madeira MDF e aplique um selante ou verniz à base de poliuretano para ajudar a protegê-la contra a umidade e o mofo.
Para sujeiras resistentes, utilize um pano macio com sabão neutro. Em seguida, retire o produto e passe um paninho seco. Produtos abrasivos, químicos, ceras, álcool e saponáceo não são indicados, pois podem agredir o MDF, causando manchas permanentes.
O Hidroprotect é um produto pensado para impermeabilizar superfícies de madeira, MDF, HDF e similares, criando uma superfície blindada de vidro, impedindo o contato da água direto com o móvel! Usamos o HIDROPROTECT para isso! Ele é de fácil aplicação e impede que a água entre em contato direto com q superfície.
Sim, neste caso acredito que queira manter a coloração natural característicos do MDF, portanto escolha o tipo de verniz (brilho ou sem brilho) e proceda as demãos de acordo com a intensidade que queira ter no produto.
Para o MDF, menos na limpeza é mais. Basta um pano úmido para fazer uma boa limpeza. Se puder, opte por um pano branco para evitar que manche a superfície e seque logo em seguida.
Antes de tudo, prepare a peça. O MDF cru deve ser lixado com uma lixa fina para deixar a superfície mais lisa e sem farpas. Depois deve ser limpo com pano seco pra retirar todo o pó do lixamento. Para tornar a superfície menos porosa e também evitar manchas, pode ser passada uma base seladora.
A proteção para porta de madeira contra água exige sempre um bom impermeabilizante, um produto que faz com que as fibras que compõem a estrutura da porta sejam protegidas contra a hidratação causada pelo contato constante com a água, seja ela em forma de respingos ou mesmo em forma de vapor.
“Para hidratar o móvel de madeira maciça pode-se usar vaselina e para a limpeza podemos usar um pano com vinagre. Um informação importante é que sempre devemos borrifar no pano ao invés da área a ser limpada”, ressalta.
Gente, a goma laca é um material perfeito pra fazer acabamento em pinturas artesanais variadas. Ela funciona como se fosse um verniz, criando uma camada de proteção na superfície onde é aplicada. Isso deixa as peças resistentes e impermeabilizadas.
Depois de lixar o MDF, vale remover toda a sujeira da superfície com um pano seco. Ele não pode estar úmido para não danificar a estrutura. Caso vá aplicar uma tinta colorida, o ideal é colocar uma base antes, para garantir mais qualidade à pintura. Em seguida, é só começar a pintura.
Indicamos a tinta acrílica e existem algumas razões para essa escolha. Em primeiro lugar, ela possui uma aderência aos MDF's, garantindo uma boa cobertura e durabilidade. Além disso, essa tinta seca rapidamente, o que facilita o processo de pintura e reduz o tempo de espera entre as demãos.
O verniz age como uma camada protetora, impedindo que a umidade entre em contato com o MDF. No entanto, é crucial observar que nem todos os tipos de verniz são adequados para essa finalidade. Em seguida, você deve optar por um verniz à base de poliuretano, que oferece maior resistência à umidade.
O chá preto é uma solução econômica e fácil de usar, que proporciona um tom mais escuro de maneira natural. O café também pode ser utilizado para escurecer madeira de forma natural.
A tinta borracha líquida Decor Colors é a solução perfeita para impermeabilizar seu MDF Exposto. Com uma fórmula avançada, ela proporciona uma camada protetora resistente à umidade e aos danos causados pelo tempo. Sua aplicação é fácil e suave.
Basta utilizar um pano macio levemente umedecido para evitar manchas e remover a poeira acumulada. Caso seja necessário eliminar sujeiras mais resistentes, é possível aplicar uma flanela umedecida em sabão neutro diluído em água. No caso de gordura, é recomendado umedecer o pano em uma solução de sabão de coco.
Sempre fazendo uso de um pano seco logo após o pano úmido, para garantir a vida longa do seu móvel. A rotina também pode impactar na preservação dos móveis. Por exemplo, em dias de chuva em que geralmente há mais umidade, favorece a ventilação dos ambientes, para que seu móvel não mofe.
Aplique um fundo para madeira, caso for utilizar tinta a óleo ou esmalte, para acabamento. Aplicar selador para madeira, caso for usar verniz para o acabamento. Espere secar.
Contudo, a melamina, que é o material que reveste o MDF, também pode ser afetada se exposta a períodos longos de sol. Neste caso, a dica é o uso de cortinas ou persianas, evitando o contato direto do móvel com o sol nos horários de maior incidência de raios solares.