É essencial que, para o prolongamento do efeito do clareador, você mantenha sua rotina na cadeira do dentista. Com isso, ele realiza a limpeza mais aprofundada que evita os tártaros e o amarelamento dos dentes.
Evite o consumo de bebidas e alimentos muito pigmentados
Algumas bebidas e alimentos pigmentados, como beterraba, suco de uva, vinho, refrigerante e café, são grandes vilões do clareamento dental. É na alimentação que se encontra a principal causa para o surgimento de manchas nos dentes.
Como você já sabe, para manter os resultados do clareamento, é preciso manter a higiene bucal sempre em dia. Outras medidas importantes são ter uma dieta saudável, evitar alimentos com potencial para manchar os dentes e beber bastante água.
Assim o café, refrigerantes a base de cola, beterraba, chocolate e chá preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento. Por isso, mesmo após o tratamento, é indicado sempre tomar cuidado com o que é ingerido. É recomendado também evitar os cigarros, já que podem causar manchas nos dentes.
Se não realizarmos a higiene bucal do jeito certo, a tendência é de que esses pigmentos penetrem no esmalte fazendo com que o resultado do clareamento seja perdido mais rápido. Portanto, após fazer esse procedimento, é interessante que você evite alimentos e bebidas com corantes.
Escove os dentes corretamente (veja o vídeo abaixo) após as refeições e passe fio dental diariamente. Aliás, a escovação é um momento em que você pode ajudar os seus dentes a terem um aspecto mais branco.
Neste sentido, o clareamento não irá enfraquecer seus dentes e, caso você apresente alguma sensibilidade durante o tratamento, basta informar ao seu dentista, pois ele estará apto para lhe sugerir produtos capazes de eliminar ou minimizar consideravelmente tal sensibilidade.
O uso de luz LED violeta aumenta a eficiência do clareamento dental com gel realizado pelos dentistas, aponta pesquisa da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.
Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Os tratamentos feitos em consultório exigem pelo menos 2 sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).
E isso acaba fazendo com que a pessoa queira repetir o procedimento em curtos intervalos de tempo. Há, sim, um prazo para fazer o retoque do clareamento, geralmente 6 meses a contar do procedimento, mas algumas pessoas acabam ficando obsessivas com o clareamento, muitas vezes chegando a um tom artificial.
Outra opção para quem busca prolongar o efeito do clareamento dental, é pedir ao seu dentista produtos específicos para esse fim. Uma boa escova de dentes e um creme dental específico que auxilie na remoção das manchas, são fundamentais para bons resultados.
“Eu não indico mudar a higiene bucal após o clareamento dental. Após o procedimento, o ideal é que o paciente volte a usar os produtos que ele já está acostumado: uma escova com cerdas macias, fio-dental e enxaguante bucal”, recomenda o especialista.
Em média, o clareamento dental pode ser refeito a cada seis meses. Ou, até mesmo, anualmente. Isso depende muito da vontade do paciente e também dos hábitos que ele possui no dia a dia. Se você escova os dentes ao menos 3x ao dia, usa o fio dental e o enxaguante bucal, já tem vantagens.
5- Como posso aumentar a duração do clareamento? Para aumentar a longevidade do Clareamento Dental você deve reduzir o consumo de bebidas e alimentos com corantes, como café, vinho tinto, suco de uva e chás escuros. Ao consumi-los, escove os dentes corretamente e use o fio dental.
Logo quando a moldeira é retirada, ainda ficam restos do gel clareador nos dentes, por isso, não é recomendável que o paciente se alimente, nem escove os dentes por no mínimo 30 minutos. Para retirar os resquícios do gel, o individuo pode enxaguar a boca com água, tomando cuidado para não engolir o produto.
De acordo com o dentista, dormir utilizando a moldeira de clareamento é outro erro que não pode ser cometido. Pacientes que usam o gel clareador em excesso durante a noite podem, sem querer, acabar ingerindo o produto, o que pode resultar em problemas maiores.
A dica é acrescentar leite a bebida. O que não pode: alimentos muito pigmentados podem colocar o clareamento por água abaixo. Se o alimento possui algum teor corante, é necessário evitar ao máximo. Entram nessa lista o café, chá mate, vinho tinto, chá verde e refrigerantes.
Quanto tempo depois do clareamento pode fazer resina?
Do indispensável polimento dental posterior ao clareamento dental à espera mínima de uma semana posterior ao procedimentos clareador para dar início à troca da restauração dentárias em resina que não combina com os dentes clareados, tudo conta para melhorar os resultados.
Preço Médio: O clareamento dental a laser custa em média entre R$500 a R$1500 por sessão. Descrição: Esse método envolve o uso de um laser para ativar o gel clareador, potencializando o processo. É um procedimento em consultório que geralmente oferece resultados rápidos.
Os problemas do clareamento dental sobre os dentes podem ir muito além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento. Danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas.
O que muda é a cor do dente amarelado ou escuro, que volta a ficar branco. O gel clareador usado durante o procedimento pelo dentista não modifica a cor das próteses ou restaurações dentárias, já que elas são feitas com um material extremamente resistente a qualquer tipo de substância.