Cicatrizes brancas geralmente são o resultado da formação de um tecido cicatricial despigmentado, que pode ser tratado com excisão cirúrgica, aplicação de pomadas, laser fracionado ou usando dermopigmentação.
Cicatrizes claras (hipocrômicas) se formam quando não há uma produção de melanina suficiente. Normalmente, são cicatrizes que perderam a epiderme, camada superficial da pele. Existem crianças que têm tendência a ficar com uma cicatriz branca depois de um machucado superficial, como um arranhão, por exemplo.
O microagulhamento pode uniformizar a cor da pele e melhorar cicatrizes, mas não todas. Dependendo do tipo de pele, pode haver um efeito indesejável de manchas na pele, caso não seja feito um tratamento prévio para preparo da pele. Peelings também são eficazes em alguns casos.
preenchimento: a injeção de produtos, como o ácido hialurônico, pode deixar a pele lesionada mais uniforme; cremes: a utilização de cremes contendo vitamina E, óleo de rosa mosqueta, manteiga de cacau e gel de silicone podem ser eficazes para clarear as cicatrizes.
A ferida esbranquiçada, ou macerada, é aquela que apresenta uma coloração branca ou amarelada, além de uma textura mole e úmida. Essa aparência é causada pelo excesso de umidade na ferida, que pode amolecer as bordas da lesão e dificultar a cicatrização.
Cicatrizes brancas geralmente são o resultado da formação de um tecido cicatricial despigmentado, que pode ser tratado com excisão cirúrgica, aplicação de pomadas, laser fracionado ou usando dermopigmentação. Vale lembrar que é preciso avaliar a característica da lesão para definir a melhor proposta terapêutica.
Quando a ferida está com uma coloração vermelha, é um sinal de que o processo de cicatrização está ocorrendo normalmente. O tecido de granulação começa a se formar, o que é fundamental para a regeneração da pele.
Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.
Para retirar a cicatriz da queimadura pode-se usar cremes cicatrizantes e hidratantes, fazer massagens ou laserterapia com luz pulsada (LP) e, nos casos mais graves, cirurgia plástica, o que varia de acordo com de acordo com o grau, localização, tamanho e tempo em que ocorreu a queimadura.
O Viticromin Sauad Pomada é um medicamento fitoterápico de uso tópico indicado para o tratamento de vitiligo e quadros ligados a pigmentação da pele. A pomada aumenta a pigmentação cutânea, em adultos e crianças. É recomendado aplicar à noite, antes de dormir.
O que fazer: é recomendado passar uma pomada antifúngica indicada pelo dermatologista, que pode ser Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol, além de também poder ser recomendado o uso de shampoo, sabonetes e géis para complementar o tratamento.
É normal que as novas cicatrizes fiquem cor-de-rosa ou vermelhas. Isso faz parte do processo natural de regeneração do corpo. À medida que o tecido se regenera, formam-se à sua volta vasos sanguíneos aumentados para alimentar o tecido cicatrizante e o influxo de células.
As cicatrizes hipocromicas podem ser retiradas com cirurgias,tratadas com pomadas , e com dermopigmentaçâo. com a atualidade e desenvolvimento da medicina existem tratamentos variados . procure um cirurgião plástico ele te tratará melhor maneira .
Os cremes corticosteroides, outros medicamentos ou fototerapia mais medicamentos sensíveis à luz podem ajudar a repigmentação da pele ou, se necessário, é possível usar enxertos.
O uso de cremes específicos, principalmente hidratantes com uréia, são ótimas opções no correto manejo da área em questão. Também existem hidratantes à base de óleos, por exemplo, ácidos graxos essenciais (óleo de girassol) com a mesma utilidade. A pele ressecada é um dos fatores de irritação e hipercromia cutânea.
A duração deste processo varia de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de cirurgia, mas, em geral, o seu aspecto definitivo ocorre de 6 meses a um ano. Quando, no processo de evolução da cicatrização, forma-se uma linha mais grossa ou muito aumentada, às vezes até dolorosa.
Em outras palavras: se a sua ferida está vermelha nos estágios iniciais, isto geralmente é um bom sinal. Isso significa que seu tecido está cicatrizando. Mas observe se você vir uma aparência amarelada, fibrosa ou manchas escurecidas e/ou amarradas.
Geralmente, o tratamento mais recomendado é o uso de remédios corticoides prescritos pelo dermatologista. Outra forma de tratamento desse tipo de mancha branca na pele é feito através da hidratação. Nesse caso, o uso de um hidratante facial com ingredientes naturais pode ajudar a aliviar a coceira.
O tratamento de manchas brancas na pele varia de acordo com a causa. Para condições como eczema, vitiligo ou leucodermia, cremes tópicos contendo corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a coceira. Esses produtos reduzem a inflamação, melhorando a aparência das manchas.
Vermelha: A coloração vermelha quer dizer que a ferida está limpa e em processo de recuperação. Quando ela está vermelha é importante manter o local higienizado e protegido. Existem diversos tipos de bandagem e que podem ser recomendadas pelo profissional de saúde.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.