O que fazer quando a Ouvidoria não resolve o problema?

Se seu problema não for resolvido pelos canais de atendimento da empresa ou pela ouvido- ria da empresa, o próximo passo é procurar a agência reguladora responsável.
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O que fazer quando a Ouvidoria não resolve?

Por meio do Consumidor.gov, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
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Qual é o prazo máximo de solução pela Ouvidoria?

360 dias para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de quinhentos mil habitantes; 540 dias para os Municípios entre cem mil e quinhentos mil habitantes; e. 720 dias para os Municípios com menos de cem mil habitantes.
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Qual o prazo para receber uma resposta da Ouvidoria?

O prazo legal é de 30 dias a contar do recebimento da manifestação. “O tempo de resposta é um dos indicadores que medimos para avaliar o desempenho da ouvidoria.
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O que a Ouvidoria não faz?

O que a Ouvidoria não Faz? A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.
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E quando um paciente quer fazer uma Reclamação?

Qual o poder de uma Ouvidoria?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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Onde reclamar processo parado?

Por meio da Ouvidoria do CNJ, o interessado poderá solicitar informações e encaminhar sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios (conforme Resolução n. 432/2021), e registrar pedidos de acesso à informação (nos termos da Lei 12.527/2011).
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Como reclamar de uma Ouvidoria?

Para reclamações, sugestões, elogios e solicitações use, excepcionalmente, apenas um dos endereços de correio eletrônico abaixo:
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O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
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Como deve funcionar uma Ouvidoria?

Solucionar conflitos

A primeira e principal função da ouvidoria é a solução de conflitos entre empresa e cliente. Ela tem o papel de mediadora e é responsável por receber a reclamação do consumidor e tomar as atitudes necessárias para encaminhar este questionamento ao setor responsável, buscando sempre sua solução.
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Como deve ser a resposta da Ouvidoria?

A resposta deve ser elaborada levando-se em conta o perfil do cidadão. A linguagem deve ser sempre cidadã, e inclusiva, ou seja, de fácil compreensão e isenta de expressões preconceituosas ou ofensivas.
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Quem deve responder as reclamações de Ouvidoria?

Qualquer pessoa, física ou jurídica.
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O que acontece quando se envia uma denúncia para a Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações e encaminha aos órgãos competentes da SEDUC e as monitora até uma resposta final que poderá ser disponibilizada observado o prazo de trinta (30) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período, conforme art. 16 da Lei n.
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Como entrar com uma ação no Ministério Público?

Ministério Público do Estado de Minas Gerais - MPMG
  1. Acesse o site: www.mpmg.mp.br.
  2. No lado direito da página, clique em "Ouvidoria"
  3. Nessa nova página, no meio dela, clique na aba "Fale Conosco"
  4. Preencha o formulário com a denúncia.
  5. Ao final, clique no botão "Ok"
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Quais denúncias podem ser feitas no Ministério Público?

Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
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Como denunciar um órgão público?

Como denunciar

Basta entrar em www.falabr.cgu.gov.br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.
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O que fazer quando a Ouvidoria não responde?

Quando a manifestação não é de competência da sua ouvidoria, pode-se fazer o “encaminhamento para outro órgão”. Nas manifestações com falta das informações para o seu devido andamento, pode- se dar um “Retorno” ao cidadão solicitando os dados necessários.
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Quantos dias a Ouvidoria tem para responder?

O prazo de atendimento é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, mediante justificativa. No caso de manifestações encaminhadas por meio de carta ou realizadas presencialmente, o prazo passará a contar a partir da inserção das informações no Sistema Falabr.
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Qual dos casos não é tratado pela Ouvidoria?

Portanto, não serão tratados casos de competência municipal, federal ou dos Poderes Legislativo e Judiciário, ou ainda de outros Estados, por exemplo.
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O que uma Ouvidoria resolve?

É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos.
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Qual a diferença entre Ouvidoria e corregedoria?

A Ouvidoria não possui atribuição correcional, nem substitui a Corregedoria Geral da Justiça. A observância do sigilo quanto a autoria da manifestação será mantida, desde que expressamente solicitada e não existam fatos ou dados que identifiquem o manifestante no texto da manifestação.
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Onde reclamar demora de processo?

O CNJ passou a ser o principal órgão do Judiciário a receber reclamações da população sobre irregularidades na tramitação de processos. A reclamação mais corriqueira é a demora na tramitação de um processo, que pode levar até 20 anos para ser julgado.
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Como pedir agilidade em um processo?

Exemplos do que fazer se o processo estiver demorando:
  1. Questionar ao advogado se há algo a se fazer para agilizar o processo;
  2. Peticionar ao juiz, reclamando da demora;
  3. Peticionar pedindo tutela de urgência, se for o caso;
  4. Abrir uma reclamação na corregedoria;
  5. Abrir uma reclamação no CNJ (clique aqui);
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Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado?

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.
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Quando um processo está demorando muito, o que fazer?

  1. Quando um processo está parado, é importante agir prontamente para verificar o motivo da paralisação e buscar soluções para retomar o andamento. ...
  2. Em seguida, é recomendado entrar em contato com o cartório ou secretaria do juízo para obter informações atualizadas sobre o andamento e possíveis pendências.
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