1- Mergulhe 1,5 cm do cartucho ressecado (a parte da cabeça da impressão) em um pote com a água na temperatura média de 60º por uma hora mais ou menos. A tinta irá derreter e depois é só secar bem o cartucho antes de colocá-lo na impressora.
Caso você fique muito tempo sem usar tinta, é normal que ela perca água e fique grossa e endurecida. Se ela ainda estiver dentro da validade, não há razão para jogá-la no lixo. A forma mais eficaz de deixá-la com a mesma textura de uma tinta recém comprada é diluí-la com uma pitada de sal de cozinha.
Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.
Lavar o cabelo várias vezes pode ajudar a remover a tinta, pois o processo de lavagem ajuda a soltar as moléculas de cor dos fios. A água e o shampoo agem como agentes de limpeza, quebrando gradualmente a tinta e permitindo que ela seja removida.
O solvente que você vai usar para diluir a tinta depende do tipo que está usando. Para tintas à base de água, como látex ou acrílica, a água é o solvente ideal. Já para tintas à base de óleo, como esmalte sintético, é recomendado o uso de aguarrás ou terebintina.
Então, como descartar resto de tinta solidificada? Use uma espátula para remover todo o material. Enrole-o em um jornal e descarte junto aos rejeitos encaminhados ao aterro sanitário.
Para a aplicação em áreas de massa acrílica, concreto e reboco novo, é necessário diluir o produto em 30% de água potável na primeira demão e 10% nas demais. Para outros materiais, dilua em 10% de água potável em todas as demãos. Como essa tinta seca rápido, para o toque, você só precisa esperar 30 minutos.
Coloque as ferramentas em solvente até que a tinta amoleça. Isso pode levar algumas horas. Em seguida, esfregue com jornal velho para remover resíduos de tinta. Após essa etapa, tente lavar com água e sabão e deixe secar.
Passe o secador de cabelos sobre o cartucho por uns dois minutos (cuidado para não encostar nos conectores do cartucho) ou até sentir que ele está morno. O calor do aparelho deixará a tinta líquida. Já para desentupir a cabeça, passe o secador e tire o excesso de tinta acumulado na cabeça com um papel higiênico.
Pequenas sobras de tinta líquida na lata podem ser retiradas com pincel ou espátula e passadas em jornal. Depois que essa tinta estiver seca, o jornal onde foi aplicada pode ser descartado no lixo comum.
À medida que a tinta acrílica é exposta ao ar, ela começa a perder a umidade armazenada, tornando-a desigual e rígida. A melhor maneira de corrigir isso é substituir a umidade perdida adicionando um pouco de água.
Tal como colocamos uma tampa numa caneta de tinta permanente ou uma caneta de óleo para evitar que seque, certifique-se que a cabeça de impressão está devidamente tapada para evitar que a tinta seque.
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la. Ao fim da pintura, reserve a tinta adequadamente.
O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.
Nesse caso, o descarte (tanto das tintas vencidas como de latas de tintas que já foram abertas e que contêm tinta em grande quantidade) precisa ser feito através da incineração.
No entanto, é possível recuperar tinta seca seguindo algumas etapas simples: Mistura: Adicione água à tinta seca aos poucos, misturando bem até alcançar a consistência desejada. Use um misturador de tinta ou uma haste de madeira para fazer a mistura.
Depois de limpos, deixe os pincéis e rolos secarem completamente antes de guardá-los. Não guarde em locais úmidos ou com pouca ventilação, pois isso pode causar mofo e odores desagradáveis. Guarde em um local seco e arejado, longe da luz direta do sol.
Use um copo de medida para garantir a precisão no volume de água necessário. Depois misture a água e a tinta. É importante mexer bem o conteúdo com o mesmo mexedor em formato retangular, seja de madeira ou plástico. Lembre-se, também é importante fechar bem o seu produto após a pintura.
Máxima Eficiência a diluição terá que ser feita com 20% de água potável, ou seja, para cada 1 litro de tinta Glasu!, adicione 200 ml de água. Uma dica importante: dilua a tinta aos poucos — apenas a quantidade que você vai usar em cada demão — em um recipiente separado.
Como sei se o meu cartucho ressecou? Bom, se você o trocou recentemente, fez apenas algumas poucas impressões e o nível de tinta, para o software da impressora, está baixo, é sinal que a tinta secou. Mas você não precisa ir até a loja reclamar com o gerente, comprar um cartucho novo, ou algo do gênero.
Na maioria dos casos sua tinta não é inutilizável, você pode facilmente reutilizar tinta acrílica se ela sofreu alterações na consistência, como caroços ou secura. No entanto, se algum tipo de mofo for observado, ela não deve mais ser utilizada.
Você também pode as sobras de tinta para: Remendar marcas e arranhões nas paredes pintadas. Servir como base de uma nova pintura. Remodelar ou melhorar móveis e acessórios antigos.
A tinta tem validade de dois anos depois de aberta. Para obter a melhor durabilidade possível, recomendamos que ela não seja completamente diluída assim que for usada. A tinta diluída não pode ser reutilizada, perdendo as propriedades e até causando mau cheiro.