Faça uma campanha de doação com todas as pessoas possíveis: amigos, parentes, vizinhos. Coloque cartazes em pet shops, clínicas, padarias, mercados etc. Divulgue por e-mail, mídias sociais como Facebook (em sua página pessoal e nos diversos grupos sobre animais), Instagram etc.
Ligue 190 ou no disque denúncia 181. Animais não são descartáveis e abandoná-los é crime segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.
O que fazer quando encontrar um animal abandonado na rua?
A primeira coisa a ser feita é levar o animal ao veterinário para verificar a sua saúde. Existe um protocolo básico: castração, vermifugação, vacinação e antipulgas.
5° passo | Caso o munícipe não tenha condições de remover o animal, basta ligar para o número de resgate 153, telefone da Central de Telecomunicações da Guarda Ambiental (GCM Ambiental).
A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação.
A Associação Paulista de Auxílio aos Animais é uma rede de voluntários que resgata cães e gatos abandonados, encaminhando-os à adoção. Também cuida de animais de bois, cavalos e burros resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.
SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.
Tente recolhê-lo com a ajuda de uma toalha e, se necessário, improvise um açaime (com um atacador ou com um lenço, por exemplo). Leve-o a um veterinário ou telefone a um veterinário que faça deslocações ao domicílio, explicando-lhe o sucedido.
Os mais comuns são os felinos, os gatos, e depois entram outros animais como raposas, na área da zona expansão, e jacarés, no período chuvoso, quando as lagoas enchem e transbordam, sendo visualizados pela população”, ressaltou.
Os animais silvestres apreendidos pelo Ibama são, em geral, encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, locais mantidos pelo Ibama e aptos a receber os animais apreendidos, resgatados ou entregues espontaneamente pela população.
Todo pedido de atendimento emergencial deve ser feito exclusivamente pela Central 156 (via chat online) ou pelo telefone 156, no horário das 7h30 às 16h, todos os dias da semana. No registro da solicitação é preciso detalhar a situação em que o animal se encontra.
Muitas ONGs e protetores de animais trabalham diariamente de forma voluntária – para conscientizar, resgatar, cuidar e achar um novo lar para estes animais abandonados, mas a demanda é sempre muito grande, por isso, eles precisam de apoio recorrente e, na hora de salvar uma vida daqueles que não têm voz, toda ajuda é ...
O que fazer ao encontrar um animal abandonado na rua?
Use fotos, vídeos, fale sobre a personalidade do animal (incluindo dados como sexo, idade estimada etc.) e conte brevemente sua história. Envolva pessoas que gostem de animais e convoque-as para ajudar! Faça uma campanha de doação com todas as pessoas possíveis: amigos, parentes, vizinhos.
O Centro de Controle de Zoonoses só recolhe animais mortos quando estes forem de interesse em saúde; ou seja, aqueles que são suspeitos de alguma doença que pode ser transmitida a seres humanos (zoonoses) e, portanto, demandam monitoramento.
“O ideal após o resgate, se o animal não estiver ferido ou muito debilitado, é levá-lo para um lugar seguro e tranquilo, oferecer água e comida e observar”, orienta. Quanto aos cuidados com pets mais ariscos, Adriana Maria Lopes Vieira diz que algumas alterações de comportamento podem surgir.
Depois de pegar o bichinho, está na hora de cuidar da saúde dele. Ainda que ele não esteja machucado ou com dor, deve ser levado diretamente a uma clínica veterinária.
A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.