Pacientes não criam imunidade contra toxina botulínica Na verdade esse não é o problema. Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
“Esses casos são mais comuns quando usam com intervalo errado entre as aplicações. Assim, tende a desenvolver uma resistência imunológica à proteína presente em muitas marcas do produto”, explica Mariana Correa.
Pode ser que o produto não fez o efeito desejado ( necessite reaplicação) ou, ao contrario, que haja necessidade de, após a aplicação do Botox, realizar o preenchimento local.
Poluição, sujeira, consumo excessivo de álcool ou tabaco podem diminuir a ação do botox na pele porque prejudicam a saúde e a hidratação da pele. Por isso, a importância de manter bons hábitos e cuidados com a pele.
Em pacientes que realizam o procedimento frequentemente, essa é a principal causa de redução da durabilidade do produto. A resistência pode ocorrer de forma primária, desde a primeira aplicação, sendo de causa desconhecida ou de forma secundária, após múltiplas aplicações, a mais comum.
Depois que o efeito da aplicação de Botox acaba, as rugas e linhas de expressão voltam exatamente a ser exatamente como antes da aplicação. Não existe a possibilidade de nenhuma toxina botulínica piorar as rugas após cessar o efeito.
Alguns são: Usar protetor solar todos os dias, até dentro de casa. Não fazer uso de cigarros, pois eles interferem na produção de colágeno (responsável pela elasticidade e vitalidade da pele) Beber bastante água.
Estudos recentes mostram que a suplementação com cápsulas de Fitase e Citrato de Zinco pode aumentar significativamente a duração do procedimento. A toxina botulínica precisa do mineral Zinco, presente no organismo, para fazer efeito. A Fitase, por sua vez, atua proporcionando uma maior absorção do Zinco.
Como a maioria dos produtos utilizados no botox não contém formol ou outros químicos que alteram a estrutura do cabelo, o procedimento não é capaz de deixar o cabelo mais liso, como o que acontece após uma escova progressiva, por exemplo.
Temos pacientes que têm duração de, no máximo, 2 meses com o passar dos anos. Mas a boa notícia é que isso é muito, mas muito raro. A maioria que apresenta baixa duração é resultado de produtos ruins, pouca quantidade aplicada, erros de técnica ou conservação do produto.
Quanto ao preenchimento, já é possível observar logo após a aplicação um certo efeito, mas pode haver muito inchaço local , então o ideal é aguardar cerca de 30 dias para resultado final.
Se o seu Botox não está surtindo efeito, provavelmente o seu profissional está diluindo a toxina em mais solução salina do que o normal recomendado. Dessa forma, ele consegue aplicar a toxina mais vezes.
Uma dica que salva é aplicar o botox com 1 cm da raiz, para não deixar o cabelo lambido. O tempo médio de atuação do produto nas mechas é de 30 minutos. 3° Etapa: Enxágue. Após o tempo indicado, retire bem o produto com um enxágue potente com água fria (água quente resseca os fios) e aplique um condicionador.
Quanto à duração, não existe uma marca de botox que seja consistentemente mais duradoura que outras em todos os casos. A duração do efeito do botox pode depender de vários fatores, incluindo a dose administrada, a área tratada, a resposta individual do paciente e o protocolo de aplicação.
Isso acontece porque a toxina é um agente externo e o organismo naturalmente vai combatê-lo. Há anticorpos que neutralizam a toxina de forma mais rápida do que o esperado.
Ou seja, a massagem ou qualquer tipo de pressão sobre os pontos de aplicação pode mover o produto, comprometendo a precisão dos resultados. Por isso, evite tocar na área tratada e siga as recomendações do especialista para manutenção dos cuidados pós-procedimento.
“Mas temos visto pacientes resistentes à neurotoxina, ou seja, em algumas pessoas a toxina não causa efeito: a injeção dessa substância não consegue bloquear a contração muscular”, detalha a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps.
Veja mais: Fez preenchimento labial e não durou: entenda o que pode ter acontecido. Nestes casos em que o botox não faz o seu devido efeito é provável que o profissional tenha diluído a dose mais do que o necessário, por erro ou por negligência mesmo, para fazer o produto “render”.
Nestes casos, trabalhar com laser infravermelho, sessões de radiofrequência e aplicação de DMAE na concentração certa para reverter o botox são boas alternativas.
O uso de corticoides, antes ou após a aplicação do botox, pode comprometer o tempo do efeito do botox. Porém, como sabemos que algumas patologias só podem ser tratadas com corticoides, o ideal é procurar ajuda de seu médico e sanar todas as dúvidas.
A hidratação não apenas mantém as rugas afastadas, mas ajuda a manter seu botox. Além de beber água, hidrate a pele com tratamentos tópicos. Escolha um hidratante com ácido hialurônico para reduzir a inflamação e retardar o processo com o qual seu corpo quebra seus injetáveis.