O que fazer quando o juiz julga errado?

“Art. 463 - Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: - para lhe corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais, ou lhe retificar erros de cálculo; - por meio de embargos de declaração”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o juiz errou na sentença?

Basta solicitar embargos de declaração e apontar o erro material. Então, o juiz faz a correção e pronto. Não existem grandes problemas em relação à isso. Já o erro formal trata-se de um erro relativizado, isto é, é um erro da forma do documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como contestar a decisão de um juiz?

Na grande maioria dos casos, o recurso cabível é a apelação. Dependendo do seu caso e da área do Direito em que seu problema está envolvido, esse recurso pode ter um nome diferente e o processo andará de outra maneira. Desse modo, seu advogado entrará então com a apelação a partir de uma petição no primeiro grau.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter a decisão do juiz?

Ainda que a sentença seja a decisão final do juiz, ainda é possível recorrer contra essa decisão. Assim, a parte insatisfeita poderá apresentar um recurso de apelação, buscando reverter a sentença. Esse recurso não será julgado pelo mesmo juiz, mas por desembargadores de um Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dsadvocacia.com.br

Como entrar com uma ação contra um juiz?

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Nacional de Justiça, desde que a reclamação ou representação esteja relacionada à competência institucional do CNJ, conforme o art. 103-B, §4º e §5º, da Constituição Federal, bem como o art. 4º e 8º do Regimento Interno do CNJ.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

IMPROCEDÊNCIA DA AÇÃO NO JUIZADO: ERRO DO JUIZ E CONSTRANGIMENTO

É possível processar um juiz?

Atualmente, também é possível processar juízes e a União em ações na Justiça comum, para obter indenizações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cartacapital.com.br

É possível denunciar um juiz?

Se você tem alguma reclamação em relação à atuação de um juiz, um tribunal, um fórum, você deve procurar, em primeiro lugar, a ouvidoria do respectivo tribunal. Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça. Como?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quem pode anular a sentença de um juiz?

463 , incisos I e II do CPC e 769 da CLT ). A anulação de sentença pelo próprio juiz que a proferiu está à margem da disposição processual que veda expressamente ao Juiz decidir novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, conforme o art. 471 , CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode mudar a decisão de um juiz?

As matérias que foram decididas em juízo não podem ser reexaminadas pelo mesmo magistrado, uma vez caracterizada a preclusão pro judicato, segunda a qual nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que cabe contra decisão do juiz?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como chamar o juiz no julgamento?

Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível impugnar as decisões judiciais?

Sim! Decisões também podem ser alvo de impugnação. Esta impugnação pode tomar forma de recurso, reclamação, ação rescisória ou, até mesmo, mandado de segurança. Os recursos do Novo CPC estão descritos no seu art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que vem depois da decisão de um juiz?

Sentença, decisão interlocutória, despacho e acórdão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como corrigir uma decisão judicial?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como recorrer uma sentença do juiz?

É necessário apresentar o recurso:
  1. por escrito;
  2. no tribunal que proferiu a sentença;
  3. no prazo de 8 dias a contar da notificação de cópia da sentença (se a notificação for feita a si e ao seu advogado criminalista, o prazo conta a partir da data da que tiver sido feita em último lugar).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.luizantonio.adv.br

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dominiopublico.gov.br

É possível reverter uma decisão judicial?

O Código de Processo Civil (CPC) prevê essa possibilidade de invalidação por meio de ação rescisória, instrumento jurídico por meio do qual se pode anular uma decisão definitiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como anular uma decisão judicial?

A forma mais comum de impugnar uma decisão judicial é mediante recurso, no próprio processo em que a decisão foi proferida. Contudo, além dos recursos, o sistema processual prevê a possibilidade de impugnação da decisão já coberta pela coisa julgada, via ação autônoma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o juiz julga diferente do pedido?

Juiz não pode proferir decisão de natureza diferente do pedido, decide TJ-SP. Ao juiz, é vedado proferir decisão de natureza diferente do pedido, assim como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diferente do demandado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando o juiz dá uma sentença ele pode voltar atrás?

Além de mais rápida e econômica, a retratação judicial possibilita que o próprio juiz prolator da decisão modifique seu entendimento sobre o caso por diversos motivos, como novas evidências apresentadas, erros processuais ou interpretação equivocada da lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lbzadvocacia.com.br

Quando o juiz pode rever sua própria decisão?

1. Ao juiz é dado revisar, reconsiderar e revogar as suas próprias decisões interlocutórias, quando não submetidas ao crivo de instância superior, ou quando assim o justificar a superveniência de fatos, provas ou outras circunstâncias juridicamente relevante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para anular uma sentença?

Pretensão para anular sentença arbitral deve ser feita no prazo de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como abrir uma reclamação contra um juiz?

O interessado pode entrar em contato por meio dos telefones (61) 2326-4607/4608 ou comparecer ao endereço da Ouvidoria/SIC do CNJ – SAF SUL Quadra 2, Lotes 5/6, bloco E, sala 002 – CEP: 70070-600 – Brasília/DF, ou mesmo enviar mensagem pelo formulário eletrônico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quando posso processar um juiz?

49 - Responderá por perdas e danos o magistrado, quando: I - no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude; Il - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar o ofício, ou a requerimento das partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Onde processar um juiz?

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

Cabe à Corregedoria, ainda, receber e, se for o caso, processar reclamações e instaurar sindicâncias contra juízes. Também acompanha o desempenho de magistrados não vitaliciados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br