Pare o veículo no acostamento ou em um local de pouco movimento. Faça a sinalização adequada, usando o triângulo. Troque o pneu utilizando o estepe. Caso não saiba realizar a troca do pneu ou acredite que o veículo tenha sofrido maiores danos, entre em contato com a gestão da empresa.
Neste sentido, um pneu estourado pode causar atrasos, acidentes e até mesmo cancelar uma entrega sem aviso prévio. Assim, existem vários motivos pelos quais um pneu pode estourar, e é essencial conhecer essas causas para evitar situações de emergência e garantir a segurança nas estradas.
Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.
Pois é: além de comprometer a dirigibilidade, o pneu careca também fica mais vulnerável a estourar em um buraco ou mesmo em uma emenda mais acentuada na pista.
Trocando os pneus em pares, ou seja, substituindo pelo menos dois pneus ao mesmo tempo, você mantém a estabilidade e a aderência do veículo em equilíbrio. Pneus desiguais podem levar a problemas de dirigibilidade, como derrapagens e perda de controle.
Entre os principais riscos, podemos destacar a falta de segurança. A função dos pneus é o controle geral do veículo, garantindo que ele faça curvas e paradas adequadamente. Quando esse processo é prejudicado por estar furado, o risco de que aconteça um acidente é maior.
Em média, o custo para realizar a vulcanização de um pneu pode variar de acordo com o tamanho do corte ou dano a ser reparado, podendo estar na faixa de 20% a 30% do valor de um pneu novo. Geralmente, o preço pode girar em torno de 40 a 60 reais, dependendo do local que você se encontra.
O melhor a se fazer é levar o pneu rasgado até uma empresa que faça a sua reforma. Assim, o motorista sai ganhando porque não precisará comprar um pneu novo e a natureza não será agredida.
Após o pneu passar por um buraco ou sofrer algum tipo de choque, a estrutura interna se rompe. Isso faz com que a pressão por dentro empurre a borracha para fora, formando a bolha. Detalhe: isso não ocorre apenas com pneus velhos. As bolhas podem aparecer em pneus novos ou recém-montados.
Várias coisas podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente as causas mais comuns são a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais “estufado” na borracha) ou manobras que acabam fazendo o pneu pegar na guia.
Qual o comportamento do condutor em caso de estouro de pneu?
Caso o estouro ocorra, deve-se reduzir a velocidade gradualmente, sem pisar no freio para que o veículo não rode, mantendo o automóvel em linha reta, mesmo que ele puxe para um dos lados. Assim que o veículo estiver sob controle e com velocidade já reduzida, conduza-o até o acostamento.
Quando um pneu estoura, o motorista pode perder o controle do veículo, bater em outros veículos ou colidir com pedestres, resultando em ferimentos significativos e danos materiais. Acidentes também podem ocorrer quando os restos de borracha forçam os motoristas a desviar.
A primeira recomendação é parar o carro em um local seguro assim que perceber qualquer alteração no comportamento do veículo – direção “puxando” para um dos lados ou dificuldade ao manobrar o veículo. Se possível, estacione em um local firme e plano, caso contrário, é melhor chamar o socorro mecânico.
Os principais perigos incluem perda de controle do veículo, vibrações e instabilidade na estrada, o que pode resultar em acidentes graves. Além disso, um pneu deslocado pode causar danos a outras partes do veículo, incluindo suspensão e freios.
O pneu vulcanizado é seguro? Quando feita corretamente e conforme as orientações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a vulcanização de pneus é segura. No entanto, é importante escolher fornecedores confiáveis e experientes para realizar o processo.
Para a vulcanização de pneus, não existe nenhuma restrição, desde que o processo seja seguido de forma segura e adequada. No entanto, de acordo com o Inmetro, motocicletas não podem circular com pneus vulcanizados ou reformados, para garantir maior segurança de seus condutores.
Todo este processo demora em média três horas, uma hora esquentando e duas horas resfriando antes de tirar da máquina. A vulcanização realiza união em vários pontos através de calor (temperatura) e pressão.
Se um pneu estourar enquanto você estiver dirigindo, é importante permanecer calmo e controlar o veículo. Tente manter a direção reta e reduza a velocidade gradualmente. Se o pneu estourar em alta velocidade, é importante manter o controle do veículo e tentar se deslocar para o acostamento ou para um seguro local.
A possibilidade de conserto do pneu depende do local, do tamanho e do ângulo do dano sofrido. "Há danos irreparáveis que exigem a troca por um pneu novo, como rasgos ou até furos com ângulos de penetração muito agudos. Alguns problemas podem ser sanados empregando técnicas adequadas como o manchão vulcanizante.
A maioria dos pneus run flat normalmente rodará por pelo menos 80 quilômetros a uma velocidade razoável, certamente uma distância suficiente para organizar uma troca segura em quase todas as situações incomuns.
Andar com o pneu furado pode acarretar diversas consequências prejudiciais ao veículo e à segurança do condutor. Primeiramente, a estabilidade do carro é comprometida, tornando a condução mais difícil e arriscada.
Sim, é perigoso. Quando ocorrem as rachaduras nos pneus, há chances de vazamento de ar e estouro da peça. A borracha pode se partir e, dependendo da velocidade, atingir outros veículos na rodovia, causando acidentes graves.
O que acontece quando fura o pneu de um automóvel?
Mas não se preocupe, perceber que o pneu furou não será nenhum desafio: você sentirá o volante pesado e o carro puxando para um dos lados. Acontece que, em alguns casos, o furo é tão pequeno que a perda de pressão acontece lentamente.