O que fazer quando pago o mesmo boleto duas vezes?
Depois que o consumidor registrar o pedido de devolução do dinheiro, a empresa ou instituição tem o prazo de 30 dias para fazer o ressarcimento, como também prevê o CDC. Se a empresa não restituir o pagamento em duplicidade nesse prazo, você pode entrar com uma reclamação no Procon ou na Justiça.
Ao tentar fazer o pagamento de um boleto pela segunda vez, o aplicativo do banco pode enviar um alerta indicando que aquele boleto já foi pago. Porém, quando a transação é concluída, é preciso entrar em contato com a pessoa ou instituição que recebeu o valor duplicado e pedir o estorno.
A resposta inicial para essa pergunta é que, em termos gerais, após o pagamento de um boleto, não é possível efetuar o cancelamento. O processo bancário é concluído assim que o pagamento é realizado, tornando difícil reverter a transação.
O que fazer quando se paga um boleto em duplicidade?
Se o erro for do consumidor
Esse é o prazo máximo para que o pagamento seja devidamente compensado pelo sistema. Após esse período, ligue para a Central de Atendimento ao Cliente da empresa e relate o ocorrido. A empresa deve então verificar o pagamento duplicado e providenciar o estorno do valor pago a mais.
Nesses casos, o consumidor deve entrar com ação no Juizado Especial Cível da cidade ou procurar o Procon da região. Será preciso comprovar o pagamento em duplicidade e a falta de atitude da empresa para resolver a situação.
DEU MOLE! Pagou o BOLETO 2 VEZES? Veja O QUE FAZER!
Quanto tempo demora para estornar pagamento duplicado?
Empresas terão até 5 dias para devolver dinheiro de conta paga em duplicidade. Por um descuido ou até mesmo por conta de informações desencontradas, o consumidor pode perder dinheiro e ganhar uma longa dor de cabeça por isso.
Sim, é possível cancelar o pagamento de um boleto bancário, mas existem algumas condições e processos específicos que permitem esse cancelamento. Em geral, o cancelamento pode ser solicitado se o pagamento ainda não foi efetivado pelo banco, como erros no pagamento e situações de fraude ou atividades ilegais.
Fazer um registro policial é importante para te ajudar a recuperar o dinheiro. Por isso, leve todos os documentos, como o boleto utilizado e o comprovante do pagamento, e faça o boletim de ocorrência.
Todo consumidor tem, por lei, direito de cancelar uma compra que fez pela internet, telefone ou fora do estabelecimento comercial no prazo de 7 dias (a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço).
O que fazer quando ocorre um pagamento em duplicidade? A lei garante o estorno de um pagamento que foi feito a mais. Um ponto importante a ressaltar é que não faz diferença qual foi o motivo do erro.
A retenção dos valores pagos em excesso é indevida e pode configurar uma prática comercial abusiva, nos termos do art. 39, V do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que poderia resultar em multas que vão de R$ 900 até R$ 12 milhões, sem prejuízo de outras medidas que poderiam ser adotadas", revela.
Caso tenha ocorrido um pagamento indevido, é necessário entrar em contato imediatamente com a empresa beneficiária do pagamento e com o banco responsável para solicitar estorno. Tenha em mente que o processo pode levar algum tempo e exigir documentação comprobatória.
O que acontece se pagar o mesmo boleto duas vezes?
O artigo nº 42 do CDC é claro, ao prever restituição em dobro dos valores pagos indevidamente por cobrança duplicada. Assim, não importa o que motivou o pagamento duplicado, é direito de quem pagou receber o valor de volta, corrigido e em dobro.
Se o pagamento já foi efetuado, entre em contato com a empresa que emitiu o boleto, explique o motivo do cancelamento e solicite a devolução do valor. O processo de estorno passa por uma análise interna da empresa para validar a anulação.
Como consultar boleto pelo código de barras? Como adiantamos, em geral, é possível consultar boleto pelo código de barras por meio dos aplicativos de instituições financeiras. Para isso, basta abrir o app do seu banco ou fintech, buscar a opção “pagar boleto” e selecionar a opção “com código de barras”.
Na seção de pagamentos ou extratos, é possível encontrar um histórico de transações que inclui os boletos pagos. Geralmente, o status de pagamento, a data e o valor são exibidos. Além disso, alguns bancos enviam notificações por mensagem de texto ou e-mail assim que o boleto é compensado.
Em caso de pagamento por boleto bancário, o lojista deve solicitar o estorno ao meio de pagamento utilizado para a emissão do documento. A devolução é feita por meio de uma transferência bancária, sendo necessário ter em mãos os dados de conta, agência e CPF do comprador para realizá-la.
📌 Entretanto, se a loja ou o banco se negar a devolver o valor pago no boleto falso, o consumidor deverá ingressar com uma ação para conseguir o estorno do valor e uma possível indenização por danos morais e materiais devida à fraude.
Quando a transação ou Pix para quitar o boleto é realizada de forma errada, é necessário entrar em contato com a empresa beneficiária e com o banco responsável para solicitar a devolução do valor e cancelamento do boleto.
Como requerer a restituição de um pagamento em duplicidade, indevido ou a maior? A restituição de pagamento indevido ou a maior deve ser requerida através do programa PER/DCOMP. A solicitação poderá ser feita por meio da aplicação online Per/DComp Web, disponível no portal e-CAC .
Na maioria das situações não é possível fazer o cancelamento de um pagamento de conta ou boleto. Entre em contato com o recebedor do pagamento e apresente o comprovante para tentar o reembolso do valor duplicado. DUAS TRANSAÇÕES APROVADAS ➡ Depois da transação ser aprovada não é possível fazer o cancelamento.