Contato com a instituição financeira: se o destinatário do dinheiro não quiser fazer a devolução, um caminho para resolver o problema é entrar em contato com a instituição financeira intermediária da transação. Você pode relatar todo o impasse para eles e negociar o que pode ser feito para contornar a situação.
Infelizmente, uma vez que o Pix é realizado, ele não pode ser cancelado (afinal, é instantâneo) nem revertido pelo pagante. Apenas o beneficiado tem uma solução, que é a funcionalidade “devolver valor”. Por esta razão, é extremamente importante que você confirme a chave que deve ser usada.
Assim sendo, dá para cancelar um Pix? Até o momento, após a sua confirmação, não pode ser cancelado visto que a liquidação do Pix é em tempo real. Quem enviar o dinheiro só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.
De acordo com o advogado Rodrigo Zambrano, quem não devolve o PIX que recebeu por engano pode responder por apropriação indébita, que tem pena de detenção de um mês a um ano ou multa. Além disso, a pessoa pode ter consequências cíveis.
Como entrar em contato com a pessoa que fiz o Pix errado?
Outra forma de tentar reaver o Pix feito de forma errada é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro. Na hipótese de a chave Pix ser um telefone ou um email o canal de conversa será mais fácil. Dessa forma, não há mecanismo que garanta o dinheiro de volta.
FEZ OU RECEBEU UM PIX ERRADO? VEJA COMO REVERTER O PIX [Tem Jeito]
Como conseguir o contato de uma pessoa que fiz o Pix errado?
Como recuperar um Pix que fiz errado
Confira algumas dicas do que pode ser feito: Entre em contato com quem recebeu o valor: é possível conferir os dados da pessoa beneficiada pelo Pix através do aplicativo do banco.
Basta entrar em contato e perguntar por que a transação foi feita. Caso não conheça e você confirmou que não deveria receber aquele valor, faça a devolução. É mais seguro assim. Devolva o valor pelo estorno do Pix.
A depender de como foi recebido, pode até configurar outro crime, mas não sendo o legitimo recebedor daquele valor, quem por erro recebe, deve imediatamente tentar devolver, entrar em contato com o dono, banco e/ou autoridades competentes.
Como solicitar estorno de Pix? Para solicitar um estorno de Pix, você deve entrar em contato com o destinatário ou o banco do destinatário e pedir que ele devolva o valor transferido. Em caso de fraude, é preciso realizar o boletim de ocorrência (B.O) e entrar em contato com o seu banco e o Banco Central.
Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato Pix?
Assim, se a instituição financeira não adota as medidas necessárias para garantir a segurança nas operações eletrônicas (ex.: transações que fogem do padrão do consumidor e fora dos limites de transferência diários por meio de Pix), impõe-se o dever de ressarcimento de danos materiais — devolução em dobro do valor ...
Hoje a maioria dos Estados já permite fazer um boletim de ocorrência online para denunciar um golpe do Pix. Encontre aqui as delegacias online de todo Brasil e o passo a passo para fazer seu boletim de ocorrência.
Você pode entrar em contato com seu banco e solicitar o reembolso, explicando que a transferência foi feita indevidamente. O banco pode analisar o caso e entrar em contato com a instituição bancária que recebeu o valor, verificando se o caso se enquadra no Mecanismo Especial de Devolução.
A solicitação do estorno do Pix só pode ser feita em casos de suspeitas de golpes e fraudes na conta bancária, por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. Nesse caso, o processo passa por uma análise e o dinheiro é estornado em até 80 dias após a operação.
Quando eu mando um Pix errado como eu faço para pegar de volta?
Não há como desfazer um Pix enviado por engano para outra conta, a não ser que você tenha optado pela modalidade de agendamento — que permite cancelar o débito programado antes do débito acontecer de fato.
É crime usar dinheiro que caiu na conta por engano?
E a resposta é sim! A conduta configura o crime de apropriação indébita, descrita no artigo 169 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de um mês a um ano, ou multa. Ou seja, em nosso ordenamento jurídico não é permitido ficar com bem móvel que chega até você por erro de seu proprietário.
Qual é o prazo máximo para a solicitação de um estorno do Pix? O prazo máximo para realizar a solicitação do estorno do Pix é de 90 dias após a realização da transação.
Para devolver um valor recebido por meio do Pix, basta acessar a transação que você quer devolver no aplicativo do seu banco e efetuar a devolução (pode ser o valor total ou parcial).
Caso a chave Pix da pessoa seja o e-mail ou número de celular, você também pode usar essa forma para entrar em contato com o remetente e facilitar a devolução. Mais uma forma para devolver o Pix, é entrar em contato com o seu banco, informar a situação e buscar suporte para enviar de volta o valor recebido por engano.
Posso contestar uma transação Pix? Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
O importante é que você percebeu que foi feito errado e ainda há formas de tentar reaver o dinheiro. Ao contrário de casos de golpes do Pix, em que é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central, ao fazer um Pix errado, você precisa buscar outras soluções.
O que fazer quando se faz uma transferência errada?
Esse é o problema mais comum, e pode ser resolvido sem qualquer prejuízo, desde que você tome uma atitude rápida quanto ao problema. Ao perceber que transferiu dinheiro para conta errada, vá até a agência mais próxima e informe o ocorrido para que seja feito estorno dos valores.