Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
- Lavar a área contaminada com água e sabão.
- Não espremer a área atingida.
- Não esfregar.
- Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
- Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)
O que fazer quando se contaminar com perfurocortante?
O trabalhador acidentado deve lavar imediatamente o local exposto com água e sabão ou degermante, nos casos de exposição percutânea ou cutânea sem escarificar. O uso de antissépticos não é contraindicado.Qual seria a conduta correta após um acidente com material biológico potencialmente contaminado?
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.O que fazer em caso de contaminação com material biológico?
Imediatamente após a ocorrência de um acidente com exposição a material biológico o profissional exposto deve lavar o local com água e sabão (nos casos de exposição percutânea ou cutânea).Quando você se fura com agulha contaminada?
Esse tipo de acidente pode aumentar o risco de transmissão de doenças, como HIV, hepatite B ou C, e por isso alguns cuidados imediatos após a picada de agulha que ajudam a reduzir o risco de doenças são lavar a pele com água e sabão, não espremer a pele e procurar o hospital ou posto de saúde imediatamente.💉 Acidente com MATERIAL BIOLÓGICO - O que fazer se acontecer? 💉
O que fazer quando se fura com material contaminado?
Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
- Lavar a área contaminada com água e sabão.
- Não espremer a área atingida.
- Não esfregar.
- Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
- Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)
O que fazer se me furar com agulha contaminada?
A profilaxia pós exposição (PEP) é a primeira coisa que vem à cabeça, mas não podemos esquecer que a conduta imediata é o cuidado com a área exposta. Deve-se realizar uma lavagem exaustiva do local, com água e sabão, sendo o uso de soluções anti-sépticas degermantes uma opção adicional ao sabão.Qual a chance de se contaminar com agulha?
Após um acidente com agulha estima-se que o risco de contaminação com o vírus da hepatite B (HBV) é de 6 a 30%, com o vírus da hepatite C (HCV) é de 0,5 a 2%, e com o vírus da AIDS (HIV) é de 0,3 a 0,4%(1).Quais doenças podem ser transmitidas por materiais perfurocortantes?
Os ferimentos com agulhas e materiais perfurocortantes são considerados, extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir vários microorganismos, sendo os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), da Hepatite B e da Hepatite C os agentes infecciosos mais comumente envolvidos.Quais os riscos com exposição com materiais biológicos?
O risco ocupacional após exposições a materiais biológicos é variável e depende do tipo de acidente e de outros fatores, como gravidade, tamanho da lesão, presença e volume de sangue envolvido, além das condições clínicas do paciente-fonte e uso correto da profilaxia pós- exposição (CARDO et al., 1997).Quais as chances de um trabalhador contrair a hepatite B após um acidente percutâneo?
O risco de infecção pelo HBV, adquiridos ocupacionalmente, representa 4% do total de casos, demonstrando ser a aquisição ocupacional da infecção por Hepatite B um modo importante de transmissão, dada a partir de fluidos corpóreos, principalmente o sangue, sendo que a transmissão do HIV e do HBV pode ocorrer através de ...Quando deve ser iniciada a quimioprofilaxia?
Quando indicada, a quimio- profilaxia deverá ser iniciada o mais rápido possível, idealmente dentro de 1 a 2 horas após o acidente. Estudos em animais sugerem que a quimioprofilaxia não é eficaz quando iniciada de 24-36 horas após o acidente.Tem profilaxia para hepatite C?
Hepatite CAté o momento não há profilaxia medicamentosa viável para acidentes biológicos com risco para transmissão de HCV. Portanto, o paciente deve ser acompanhado para avaliar soroconversão.