O que fazer quando se quebra um termômetro de mercúrio?
Abrir as janelas para arejar o ambiente; Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel ou luvas e colocar em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimentos; Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado, utilizando um papel cartão ou similar, evitando contato da pele com o mercúrio.
No caso de fissura ou violação do termômetro, o uso deve ser interrompido imediatamente. Além disso, é importante que o consumidor areje o ambiente onde ocorreu a quebra, abrindo janelas e portas, pois a vaporização do mercúrio pode intoxicar a casa.
Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água.
A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.
Se você alguma vez deixou um termômetro cair no chão e quebrar, com certeza deve ter estranhado ao perceber que o mercúrio, aquele líquido prateado que fica dentro dele, espalha-se formando bolinhas.
Procedimento em caso de quebra de termômetro de mercúrio
O que fazer se quebrar o termômetro de mercúrio?
Primeiro é importantíssimo destacar: nunca descarte os termômetros no lixo comum, nem no lixo reciclável! Os termômetros são resíduos especiais e precisam ser coletados por empresas especializadas em separar e reciclar metais tóxicos.
O que acontece se o mercúrio entrar em contato com a pele?
Mercúrio Metálico e Inorgânico:
Observaram-se, ainda, reações alérgicas após o contato do mercúrio metálico com a pele de indivíduos com hipersensibilidade. A principal forma de exposição aos sais de mercúrio se dá pela ingestão. Podendo provocar úlceras gastrointestinais e necrose tubular renal aguda.
Um termômetro de mercúrio contém uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos, até interferências graves no metabolismo celular, em caso de exposição prolongada.
– A neutralização do mercúrio pode ser feita com enxofre em pó que reage com o mercúrio formando um sal inerte. – No Brasil a intoxicação por mercúrio é mais comum na atividade de garimpo e assim leva anos de exposição continua para aparecem os sintomas graves.
Em adultos, a exposição pode causar problemas neurológicos, como tremores, insônia, perda de memória, disfunção neuromuscular, dores de cabeça e alterações de humor. Estudos epidemiológicos também têm ligado a exposição ao mercúrio ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas, de acordo com o Disque Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, pois as empresas que fazem o recolhimento destes ...
Líquido: Enxofre em pó pode ser borrifado na área onde o produto com adição de mercúrio se rompeu. Ele ficará com uma cor diferente quando entrar em contato com o mercúrio. O enxofre se liga ao mercúrio, o que facilita a limpeza.
Membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor da Fundação Solidaridad no Brasil, ele explica que o metal fica na natureza por tempo indeterminado.
É indicado deixar uma lâmina d'água sobre o piso ou superfície, podendo ser usado ainda pó de enxofre ou óxido de zinco. A limpeza da área deve ser feita com água e sabão, sendo encerado em seguida para que o piso não retenha o mercúrio.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.
Os termômetros líquidos, que geralmente têm mercúrio na sua estrutura, estão cada vez mais em desuso. “Eles têm a vantagem de não precisar de bateria, mas como têm mercúrio, que é um metal tóxico que pode causar danos à saúde e ao ambiente, isso pode ser perigoso caso ele venha a se quebrar”, ressalta Inácio Costa.
Mas para um melhor efeito na eliminação de metais pesados, especialmente o mercúrio, o ideal é consumir o coentro juntamente com chlorella, uma alga que pode ser usada em forma de suplemento, diariamente.
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
O que acontece se o mercúrio entra em contato com a mão?
Pegar o mercúrio com a mão não provoca consequências visíveis na hora, mas o metal vai entrar pela pele e ficar dentro do corpo, prejudicando sua saúde.
Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.
A contaminação por mercúrio é um tipo grave de contaminação que ocasiona diversos sintomas que incluem: fadiga, falta de sensibilidade em mãos e pés, distúrbios no sistema digestivo e danos ao sistema nervoso, causando confusão mental, alteração da coordenação motora e quadros psicóticos.
O que acontece se eu quebrar um termômetro de mercúrio?
Sendo bastante volátil, o gás de mercúrio entra nas vias aéreas, e percorre o corpo pelos vasos sanguíneos. As partículas se alojam principalmente nos rins, mas podem causar danos também no sistema nervoso central. A absorção pela pele é lenta, mas pode gerar dermatites.
o mercúrio é eliminado através da urina, fezes, saliva, suor, ar expirado; a meia vida do mercúrio no corpo é em média de 60 dias, enquanto que no Sistema Nervoso Central ultrapassa um ano e não há provas de que ele seja totalmente eliminado do organismo.
O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos quelantes que facilitam a eliminação do mercúrio, que devem ser indicados pelo médico. Além disso pode ser necessário tomar remédios para combater a ansiedade e a depressão, caso surjam como consequência da contaminação, e suplemento de vitamina C, E e selênio.