Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Faça uma solução com metade água e metade vinagre. Então, borrife nos móveis, portas ou no solo infestado por cupins e aguarde. Os resultados virão em seguida. Afinal, o vinagre é um item muito versátil na rotina da casa.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros.
Cupins costumam viver em galerias e em colônias. Depois que eles comem, eles liberam suas fezes que se parecem muito com pó de madeira. Assim, fica muito mais fácil de achar onde eles podem estar, é só segui o rastro.
Algumas espécies de cupins xilófagos vivem dentro da própria peça de madeira que atacam, enquanto outros constroem ninhos globosos, utilizando o material celulósico e/ou solo. Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções.
Essa espécie é conhecida por infestar o solo, mas também pode migrar para o interior dos ambientes. É possível identificar a colônia de cupins por meio dos longos túneis do chão ao teto que essa espécie constrói, normalmente em áreas com pouca movimentação.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
Faça uma mistura com a mesma proporção de vinagre para a de água. Transfira para um borrifador e passe no local onde os cupins estão. Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos.
Siga os granulados de pó que ficam espalhados pelo chão e identifique buracos em móveis, pisos, rodapés, e se os materiais estão ocos. 2º Dica: use vinagre puro ou misturado com água. Separe uma garrafa com spray e borrife no local onde os insetos estão instalados.
Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Ele é um veneno que mata os cupins de uma vez por todas ao invés de repelir, como os repelentes fazem. Ele funciona de forma bem simples, ao entrar em contato com o solo contaminado com o veneno, os cupins morreram rapidamente.
Além dos prejuízos materiais, os cupins também podem representar riscos para a saúde humana. Apesar de não serem vetores de doenças, a poeira resultante de suas atividades pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, levando a problemas respiratórios e irritações cutâneas.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
Atratex Mata Cupim é um produto à base de Fipronil e age diretamente no sistema nervoso do inseto de maneira rápida e eficaz. Ao ingerir o produto, Atratex Mata Cupim é levado de boca em boca (trofalaxia) para dentro do cupinzeiro, chegando até a rainha e exterminado toda a colônia.
É preciso ser feito um pente fino nos móveis, aberturas e forros da casa para localizar possíveis furinhos ou farelos granulados – este último caracteriza os resíduos fecais dos cupins. Se a infestação for localizada, podem ser usados inseticidas domésticos especiais para esse tipo de inseto.
O Cupinicida AC Madepil é aplicado diretamente na madeira infestada e atua matando os cupins e evitando que novas infestações ocorram. É importante seguir as instruções de uso do produto e tomar todas as precauções de segurança recomendadas para garantir o uso seguro e eficaz do Cupinicida AC Madepil.
Soluções caseiras, à base de vinagre, óleo de cravo ou óleo de laranja podem resolver quando são infestações menores. Em casos mais graves, pode-se utilizar querosene, óleos lubrificantes, desengripantes ou inseticidas líquidos. Para isso, é necessário usar equipamentos de proteção como óculos, luvas e máscaras.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
O terror de quem trabalha ou tem madeira em casa, o cupim é um inimigo dificil de ser vencido. E como em qualquer guerra é preciso conhecer o inimigo para vencê-lo.
Então como descobrir o foco de cupins? Dentro do ambiente o cupim pode estar em qualquer móvel ou objeto de madeira, então é importante que você analise de perto todos eles, sejam portas, armários, guarda-roupas, mesas, camas, janelas… qualquer objeto de madeira deve ser analisado.
Acúmulo de detritos – O acúmulo de detritos como folhas, gravetos e outras matérias orgânicas ao redor da casa pode atrair cupins. Isso ocorre porque esses materiais podem conter a umidade que os cupins precisam para sobreviver.
Para acabar com os cupins usando vinagre, você deve aplicar o mesmo puro ou então diluído em água. A proporção neste último caso deve ser equivalente, ou seja, uma parte de vinagre e outra igual de água. Misture as duas substancias, adicione em uma garrafa tipo spray e pulverize na colônia.