Desligue o rádio e feche as janelas. E se vamos sair do veículo depois de ter sido atingido por um raio, é aconselhável esperar alguns minutos até que a superfície metálica, eletricamente "carregada" pelo raio, tenha conseguido descarregar no solo.
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!
O que acontece se um raio cair em um carro elétrico?
Nada, a princípio. O carro funciona como gaiola de Faraday, ou seja, a carga elétrica vai ficar do lado de fora, então quem está dentro do carro não será afetado pelo raio.
Dentro do carro, a eletricidade do raio se espalha por toda sua carroceria metálica e não atinge motorista e passageiros. Mas mesmo depois do susto é recomendável não sair logo em seguida ou tocar as partes metálicas.
Durante chuva com raios, a regra é clara: se estiver dentro de um carro, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo. A orientação é dada por autoridades e especialistas e encontra explicação na ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday.
Não... não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.
O interior do carro, sendo uma área isolada, permanece sem efeitos elétricos. A energia é desviada pela estrutura metálica externa do carro, enquanto a parte de dentro, onde os passageiros se encontram, fica livre de influências elétricas perigosas.
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
“Acontece uma blindagem eletrostática, e a pessoa, dentro do carro, fica protegida por essa blindagem e, em tese, não toma choque”, afirma o capitão ao Metrópoles.
Como deve agir um motorista que tem seu carro atingido por uma descarga elétrica?
Vai ser preciso pular do veículo e cair com os dois pés juntos, em seguida usar a pisada potencial, como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro ...
O especialista Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de eletricidade atmosférica do INPE, explica a sensação: "Pouco antes de um raio cair no lugar, é criado um campo elétrico muito intenso na região e esse campo elétrico faz a pele formigar, faz os cabelos ficarem arrepiados.
Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam observados atingindo um mesmo local.
"Carros com capota fechada são locais muito seguros, porque você consegue se isolar do raio, além de terem os pneus, que são isolantes elétricos. A moto é uma estrutura perigosa, porque é composta de metal, mas você fica em cima dela, e não envolto dela.
“A antena do celular é muito pequena e, teoricamente, está baixa, na altura do ser humano. Então a tendência é que, pelo próprio tamanho e altura da antena, isso dificulte que ela possa atrair raios. É muito improvável que isso aconteça”, explica.
É possível sobreviver após ser atingido por um raio na cabeça? É raro, mas sim, é possível. A existência de pessoas que sobreviveram a esse fenômeno intrigou uma equipe de pesquisadores da Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, que quiseram entender melhor como isso acontece.
2 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.
Em linguagem de quem já esqueceu da matéria que estudou para o Enem, quando o automóvel é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham apenas pela superfície metálica e não atingem o motorista e os outros passageiros, que estão no interior do veículo.
Caso o seu caso seja atingido por um cabo elétrico, a primeira orientação é permanecer no interior do veículo até que a concessionária faça o desligamento da rede e o aterramento da área ao redor.
O que fazer se um fio de alta tensão cair sobre o carro?
Confira as dicas da Equatorial para agir com segurança: Se um cabo de energia cair sobre o carro, o motorista deve permanecer no veículo e ligar para os Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199).
Por que é seguro permanecer dentro de um carro durante uma tempestade de raios?
Uma das formas de proteger-se durante uma tempestade de raios é ficar abrigado dentro de um carro, visto que ele se comporta, aproximadamente, como uma gaiola de Faraday, causando uma blindagem eletrostática.
Sim. A adoção de medidas de segurança pessoal minimiza bastante os perigos provocados pelos raios. A maior parte dos acidentes ocorre com pessoas que estão em locais descampados. Raramente temos acidentes com pessoas dentro de edificações.
5- Ficar descalço durante tempestade atrai raios? Estar descalço, simplesmente, não é fator de atração de raios. No entanto, estar descalço em uma área aberta durante a tempestade pode favorecer um acidente com uma descarga que vem pelo chão.
Hoje em dia, os aviões são concebidos de forma a que, em caso de queda de um raio, a eletricidade seja dirigida para o exterior sem causar danos aos ocupantes ou aos sensíveis componentes eletrônicos a bordo. O revestimento exterior metálico do avião funciona como uma gaiola de Faraday.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.