Engoli a contenção do aparelho, o que eu faço? O ideal é procurar o dentista que fez o seu tratamento ortodôntico,se por acaso não tiver mais contato dele procure um especialista em ortodontia para avaliar a necessidade de fazer uma nova.
O que acontece se eu engolir uma peça do aparelho?
Não se preocupe se engoli-la. Se você engolir alguma parte do aparelho, como um braquete ou elástico, ela normalmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações. Entretanto, se você tiver qualquer outra dificuldade entre em contato imediatamente com nossa clínica.
O ideal é voltar no seu ortodontista para avaliação. Ele que pode dizer o momento certo de remover a contenção. Geralmente após tanto tempo, até por questões periodontais, o ideal é remover.
Em casos mais sérios, como engolir o fio ortodôntico solto, é necessário procurar um médico para iniciar o tratamento adequado. Se o fio se soltar sem causar intercorrências maiores, é aconselhável que o paciente avise e retorne ao consultório do dentista o mais rápido possível.
A Contenção Ortodôntica é muito importante justamente porque ossos, tecidos e ligamentos têm 'memória' e tendem a voltar à posição que estavam antes do tratamento ortodôntico, portanto, a falta da contenção pode levar à situação que os dentes estavam antes do tratamento ortodôntico.
O aparelho de contenção tem um preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais). Lembrando que se trata de um preço médio, podendo varia de acordo com o profissional, a clínica, os valores podem mudar também de região para região.
Ingestão de um objeto estranho: deve-se levar a criança a um serviço médico para avaliação clínica. Exames radiológicos são capazes de identificar a presença e a localização da maioria dos objetos.
A movimentação dos dentes é interrompida, podendo prolongar o tempo de uso do aparelho e atrasar os resultados desejados. Outra consequência é o desalinhamento dos dentes. Sem o fio para exercer a pressão correta, os dentes podem voltar à posição original, revertendo o progresso alcançado até então.
Os objetos aspirados sempre devem ser removidos por meio de endoscopia respiratória. Em alguns casos pode ser necessária cirurgia. A ingestão de substâncias cáusticas pode ocorrer de forma voluntária ou acidental. Esses agentes químicos têm a capacidade de provocar lesões nos tecidos.
“O fio solto pode trazer prejuízos sérios ao paciente”, afirma o dentista. Há casos mais graves em que o paciente pode chegar a engolir o fio ou um pedaço dele, se acabar se partindo. Dessa maneira, é preciso ter um acompanhamento com um médico gástrico, por exemplo.
De acordo com a Dra. Reis, o mais indicado é não mexer na pecinha por conta própria e procurar um profissional especializado o quanto antes. “É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário.
Em um primeiro momento, para usar corretamente a contenção é recomendado utilizar o aparelho todos os dias, já que a falta dele pode causar até mesmo um trauma oclusal. Além disso, é importante limpar a peça e criar um hábito de escovar os dentes e limpar a língua da forma adequada.
Preciso usar a contenção para dormir? Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Como a contenção não é removível, sua higienização requer mais atenção e cuidados. Por isso, tenha atenção na hora de escovar os seus dentes, principalmente com a força dos seus movimentos. Bater com a escova no aparelho pode fazer com que ele descole e perca sua funcionalidade.
Este deve ser usado 24 horas por dia, geralmente nos 6 primeiros meses de uso, principalmente para dormir, e só tirá-lo para comer e escovar os dentes. Após este período, o ortodontista 😷 irá avaliar a possibilidade de usar o aparelho apenas para dormir.
Alguns objetos pequenos como, por exemplo, um palito de dente ou uma espinha de peixe, podem permanecer no trato gastrointestinal por muitos anos sem causar sintomas.
Se o objeto estiver localizado no esôfago, a abordagem recomendada é a realização de uma endoscopia digestiva alta (EDA) para a retirada do corpo estranho. Se o paciente estiver sintomático, a EDA de emergência é indicada.
Os sintomas típicos são dor na garganta ou no peito, um nódulo na garganta ou no peito e dificuldade em engolir. Outros sintomas mais comuns podem ser sangue na saliva, recusa a se alimentar, engasgos, náusea ou vômitos. As crianças pequenas podem babar mais do que o normal.