Leme: pá que fica abaixo da linha d'água e dá a direção do barco; Âncora: instrumento para fundear o barco; Roda do leme: “volante” da embarcação, orientando a direção do leme; Quilha: estabilizador central para prevenir o abatimento do barco.
Distingue-se nele o Fundo (parte inferior) e o Costado (parte lateral). O fundo termina inferiormente pela quilha. A transição entre o costado e o fundo chama-se Bojo.
Proa – é a região da extremidade de vante da embarcação. Popa – é a região da extremidade de ré da embarcação. Meia-nau – é a região central da embarcação situada entre a proa e a popa. Bordos – são as duas partes iguais e simétricas em que a embarcação é dividida por um plano vertical que corta a proa e a popa.
Geralmente fica na parte da frente da embarcação e em um andar (deck) alto, possibilitando boa visibilidade do mar. Deck: é como se chama cada um dos andares do navio.
No caso de embarcações, como navios e barcos, o leme é responsável por controlar a direção da embarcação, permitindo que o operador faça ajustes precisos na rota durante a navegação. Ele está localizado na parte traseira da embarcação, na área conhecida como popa, e é montado no casco da embarcação.
A popa ou ré é a secção traseira de uma embarcação, sendo tecnicamente definida como a área construída entre o painel de popa e as alhetas da embarcação. O termo popa é por vezes utilizado para designar genericamente toda a secção localizada a ré da meia-nau.
Amuras: parte curva entre a proa e a meia-nau; Convés: parte exterior do barco; Vante: entre a meia-nau até a frente da embarcação; Tombadilho: da área comum ao tejadilho da cabine (para lanchas cabinadas);
Enquanto a proa diz respeito à frente do barco, a popa se refere à parte traseira. De um lado, está a proa encarregada de cortar as ondas e garantir que o barco entregue o desempenho mais satisfatório possível. Do outro, está a popa, principal responsável por controlar a direção e a estabilidade da embarcação.
Atrium: a quadra central (ou área central) de um navio de cruzeiro, geralmente com mais de um nível do interior do navio. Acomodação: uma cama ou beliche embutido, como na cabine de um navio. Proa: a parte frontal do navio. Ponte: o centro de controle de navegação.
Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio, geralmente em graus, em relação ao norte. Popa - a parte posterior de uma embarcação.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
Mastro ou mastaréu é o termo náutico que designa a(s) longa(s) peça(s) vertical(is) que nas embarcações a vela sustenta(m) a retranca, as cruzetas e o velame. Principais estruturas da mastreação, os mastros geralmente têm seção quadrada, circular ou oval e são fabricados em madeira, aço, alumínio ou fibra de carbono.
O que você vai ler neste post? O piso do barco ou paineiro é uma das partes da embarcação que merece grande atenção durante as manutenções e cuidados com o barco. Afinal de contas, é sob esse piso que os tripulantes ficam, assim como equipamentos de pesca e materiais utilizados no barco.
Ponte de comando -o centro de comando da navegação. Superstrutura -Qualquer estrutura acima do convés da embarcação, contendo, geralmente, aponte e alojamentos. Cabine -Um quarto fechado num deque. Deques -Os "pisos" e diferentes andares do navio.