O ático é um cômodo com paredes que fica no último pavimento de uma construção e tem uma altura menor do que os outros andares. Portanto, é o espaço entre o forro e o telhado.
O beiral é a parte do telhado que se estende além da parede externa de um edifício. Ele é projetado para direcionar a água da chuva para longe das paredes, evitando a infiltração de umidade e protegendo a estrutura da construção.
Cumeeira – A cumeeira é o ponto mais alto do telhado e tem o papel de dividir águas, direcionando a água para os pontos de escoamento. Seu revestimento é diferente do restante do telhado e feito com uma telha própria.
LAJE OU TELHADO COM FORRO - QUAL O MELHOR E MAIS BARATO ?
Como se chama o espaço entre o forro e o telhado?
O ático é um cômodo com paredes que fica no último pavimento de uma construção e tem uma altura menor do que os outros andares. Portanto, é o espaço entre o forro e o telhado.
A empena de telhado é um componente fundamental na estrutura de qualquer construção, desempenhando um papel vital na segurança e na funcionalidade do imóvel. Ela se refere à parte superior do telhado que se projeta para fora das paredes, formando um ângulo que pode variar conforme o estilo arquitetônico.
O terraço é, como o nome sugere, um espaço localizado na parte superior da construção. O incrível é que o terraço pode combinar engenhosamente todas as qualidades da varanda em um local muito mais amplo e totalmente aberto.
ou simplesmente cumeeira, a parte mais alta dos telhados de um edifício; pau de fileira; pau comprido, o qual, colocado horizontalmente, serve de apoio às extremidades superiores dos caibros: Das aldeias começam a fumar as cumeeiras.
O beiral de um telhado é a parte saliente que se estende além da linha de encontro entre a cobertura do telhado e as paredes de uma estrutura. Em resumo, é a borda do telhado que se projeta além da parede.
Também conhecida como treliça ou armação de telhado, a tesoura é uma estrutura triangular que vemos em um telhado e que ajuda a sustentar o peso do telhado e distribuí-lo pelas paredes e fundações da estrutura.
O beiral oferece um ar mais tradicional e rústico à edificação, enquanto a platibanda é mais moderna e limpa. No quesito do tipo de cobertura, normalmente a platibanda é usada quando há laje, telhado de fibrocimento ou metálico.
O Caibro é a peça inclinada que acompanha a inclinação do telhado, recebendo o peso das telhas e das ripas, ele é fixado na terça com pregos ou parafusos, e deve ter um espaçamento entre si em torno de 50 a 60 centúmetros.
Caibros: os caibros são componentes perpendiculares, que acompanham a inclinação do telhado, recebendo o peso das telhas e ripas para as terças. Ripas: e as ripas são partes paralelas às terças, instaladas em cima dos caibros, de modo que sirvam de encaixe e suporte para as telhas.
A manta térmica para telhado é utilizada para proteger o ambiente interno contra a ação do calor e do frio. Ela deve ser instalada abaixo das telhas ou sobre as estruturas do telhado, criando uma barreira térmica que reduz a transferência de calor do ambiente externo para o ambiente interno.
Estrutura de apoio. Tem como função receber e distribuir as cargas verticais do telhado na estrutura da edificação. É formada por: banzo inferior (viga), banzo superior, pendural ou oitão, diagonais e pontaletes.
O sótão é um cômodo que está localizado na parte superior de uma casa, apresentando geralmente estruturas específicas, ou seja, paredes mais baixas, proporções assimétricas e forro de gesso ou outro material que acompanha a inclinação do telhado.
O terraço, por sua vez, se tornou popular no movimento modernista, e corresponde à área que fica em cima da construção. A piscina na cobertura de um prédio luxuoso é um terraço – mas, se a edificação não for esse luxo todo, pode chamar de “laje” mesmo (coloque uma churrasqueira lá, de preferência).
É um sistema inovador que instala um telhado novinho sobre o antigo, sem destelhar a casa, sem entulho, sem quebra-quebra e sem perturbar a rotina no imóvel. Esse sistema formado por um telhado duplo garante diversos diferenciais: 2 telhados = muito mais proteção. Fim definitivo das goteiras.
E para evitar destelhamentos com ventos e chuvas fortes, é preciso escolher uma telha vitrificada, porque ela se mantém limpa, além de não ser um material poroso”, comenta o profissional. Além disso, existem diversos tipos de telhados que devem ser levados em consideração para a escolha no momento da compra.