O que ficou decidido no tema 810 do STF?

O Tema 810 do STF tratou dessa questão: “Violação do artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal, em função do uso da TR (Taxa Referencial) como índice de correção monetária das condenações impostas à Fazenda Pública.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em calculojuridico.com.br

Qual o índice de correção monetária contra a Fazenda Pública?

Então, a partir de 09/12/2021, data em que foi publicada e que entrou em vigor a referida emenda, os débitos judiciais decorrentes das condenações da Fazenda Pública, independentemente de sua natureza, deverão ser atualizados com o emprego da taxa Selic como índice de remuneração do capital e de compensação da mora.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Como ficou a decisão do STF sobre aposentadoria especial?

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o pagamento de aposentadoria por incapacidade causada por doença grave, contagiosa ou incurável deve ser paga de forma integral ou seguir regra estabelecida pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual o juros aplicados contra a Fazenda Pública?

O artigo 1º-F da Lei 9.494 /97 determinou que os juros de mora aplicáveis à Fazenda Pública são de 0,5% a mês.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a nova Lei aprovada pelo STF?

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7236) apresentada contra uma série de alterações na Lei de Improbidade Administrativa (LIA - Lei 8.429/1992) realizadas pela Lei 14.230/2021.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Trânsito em julgado do tema 810 do STF RE 870.947

Qual a Lei da desoneração da folha de pagamento?

Na sequência, o Congresso aprovou a Lei 14.784/2023 que, além de prorrogar a desoneração desses setores, diminuiu para 8% a alíquota da contribuição previdenciária incidente sobre a folha de pagamento dos municípios.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando começa a valer a decisão do STF?

A decisão passa a valer, obrigatoriamente, para todos os julgamentos iniciados a partir da publicação da ata do julgamento, mantida a validade de todas as decisões do STF anteriores a essa data.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Como fazer cálculo de cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública?

De acordo com a EC 113/2021, os cálculos de condenações judiciais contra a Fazenda Pública (incluindo o INSS) e precatórios vão ser atualizados com um único fator: a SELIC Mensal. Essa opção vem pré selecionada no seu cálculo. Mas caso não queira considerar dessa forma, é só desmarcar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ajuda.calculojuridico.com.br

Por que a Fazenda Pública tem prazo em dobro?

Tal expressão está relacionada ao quesito finanças estatais, simbolizando o aspecto financeiro do ente público. De acordo com o art. 183 do Código de Processo Civil, a Fazenda Pública goza de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em semanaacademica.org.br

O que ficou decidido no tema 905 STJ?

STJ, no julgamento do REsp 1.495.146/MG (Tema 905), sob a sistemática dos recursos repetitivos, estabeleceu, detalhadamente e, para cada espécie de débito, a forma de sua atualização, bem como os juros de mora incidentes, in verbis: “PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que mudou na aposentadoria especial em 2024?

Aposentadoria Especial em 2024

Disponível para quem trabalha em condições perigosas ou insalubres. As regras de transição exigem: 66 pontos e 15 anos de exposição para atividades de alto risco. 76 pontos e 20 anos de exposição para atividades de médio risco.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a idade mínima para se aposentar em 2024?

Veja as regras

A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. Agora em 2024, as mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses de idade. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Qual é a idade mínima para aposentadoria especial?

Se o agente nocivo se enquadrar no tempo mínimo de 20 anos de tempo de contribuição na atividade especial, a idade mínima é de 58 anos; E se o agente nocivo se enquadrar no tempo mínimo de 25 anos de tempo de contribuição na atividade especial, a idade mínima é de 60 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em previdenciarista.com

Quando começa a correr juros no cumprimento de sentença?

Depois de transitada em julgado a sentença, já tendo se passado 15 dias úteis para que a parte condenada realize o pagamento voluntário (art. 523 CPC), pode-se iniciar o cumprimento definitivo da quantia, com atualização e aplicação de juros legais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o termo inicial dos juros de mora contra a Fazenda Pública?

Portanto, o termo inicial dos juros de mora de honorários advocatícios de sucumbência, fixados em quantia certa contra a Fazenda Pública, é a data da intimação do devedor para pagamento no cumprimento de sentença, pois é o momento em que se constitui a mora da Fazenda Pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando começa a contar a correção monetária?

1. A correção monetária do valor do dano moral começa a correr da data em que fixado. 2. Os juros legais devem ser calculados em 0,5% ao mês até a entrada do novo Código Civil e a partir daí de acordo com o respectivo art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quanto tempo demora para o cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública?

Cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública:

A Fazenda Pública será intimada para impugnar a execução no prazo de 30 dias. Caso ela não pague, haverá aplicação da multa de 10% prevista no art.523,§1º.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que acontece se a Fazenda Pública não impugnar?

Assim, se não houver oposição de Embargos / oferecimento de Impugnação, ou sendo rejeitadas pelo juiz as arguições da Fazenda, o juiz de primeiro grau solicitará ao Presidente do Tribunal ao qual se vincula que ele requisite à autoridade administrativa competente as providências necessárias ao cumprimento da obrigação, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem tem direito ao prazo em dobro?

'O prazo em dobro somente é concedido ao advogado integrante do quadro da assistência judiciária organizado e mantido pelo Estado, não se aplicando tal benefício aos defensores dativos, aos núcleos de prática jurídica pertencentes às universidades particulares e aos institutos de direito de defesa' (AgRg no AREsp n.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que vem depois do cumprimento de sentença contra Fazenda Pública INSS?

Sendo o réu a Fazenda Pública (INSS, AGU, ECT entre outros) o pagamento poderá se dar por Precatório ou Requisição de Pequeno Valor (RPV). Se requisitado Precatório até o dia 01/07, o pagamento poderá se dar até o último dia do ano seguinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf4.jus.br

Quais os juros aplicados contra a Fazenda Pública?

Ou seja, para o Incra, os juros devidos seriam de 0,5% ao mês ou 6% ao ano, conforme estabelecido pelo art. 1º-F da Lei 9.494/1997, com a redação dada pela Lei 11.960/2009.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Que prazo a fazenda terá para impugnar o cumprimento da sentença?

Em regra, não mais há a instauração de novo processo – o de execução – em separado ao do conhecimento, como se depreendia do art. 730 do CPC/1973. Apresentado o requerimento do credor contendo os requisitos necessários, a Fazenda Pública deverá ser intimada para, se quiser, impugnar a execução, no prazo de 30 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sti.tjms.jus.br

Quanto tempo o STF leva para julgar um tema?

Ao analisar 100% dos processos, verifica-se que o tempo de tramitação é de aproximadamente 8 meses (ver tabela). No julgamento desses recursos, os ministros do STF proveram 2,76% e negaram provimento em 97,24%, dos casos, confirmando as decisões das instâncias de origem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quanto tempo demora para pagar depois do acórdão?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Após a publicação da sentença, os advogados são intimados e têm prazo para apresentar recursos, como embargos de declaração ou apelação. Estes recursos visam esclarecer pontos obscuros, omissões ou contradições na sentença ou, no caso da apelação, modificar ou desconstituir a decisão do juiz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br