Os filósofos antigos consideravam a vida ética transcorrendo como um embate contínuo entre nossos apetites e desejos – as paixões – e nossa razão. Por natureza, somos passionais e a tarefa primeira da ética é a educação de nosso caráter ou de nossa natureza, para seguirmos a orientação da razão.
Os estudos de ética (tal como a conhecemos hoje, ou seja, um campo do saber filosófico que estuda a moral para então determinar como a sociedade deve agir) surgiram ainda na Antiguidade clássica, precisamente com Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco.
A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C, quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas.
A ética nasce como uma orientação (despertamento) de ordem interna ao homem e tem preocupação com a harmonia das relações humanas. para a ordem das estrelas, considerava o grego que na órbita das relações humana deveria haver uma harmonia.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
Ética é um conjunto de princípios ligados à ação das pessoas que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, dizendo o que é o certo e o errado.
Na Grécia Antiga se desenvolveu uma ética racionalista, onde a razão deveria prevalecer sobre as paixões e os desejos individuais. O correto correspondia ao comportamento que era guiado pela razão. O incorreto, ou o mal, correspondiam as paixões desenfreadas, que deveriam ser contidas.
O estudo da ética visa descobrir o que está por trás do modo de ser e de agir humanos enquanto procura estabelecer “regras” do que é "bom" e do que é "mau". A importância da ética está exatamente nesse saber o que é certo e o que é errado enquanto indivíduos e sociedade.
A ética antiga tinha como fundamentos a relação do ser humano com o universo e com as forças naturais, assumindo assim uma posição cosmológica. Através disso o homem buscava conhecer a organização que há no mundo, caracterizando também como lógica e religiosa, pois muitas vezes utilizava a religião como base disso.
A maior parte dos registros de códigos de conduta da Antiguidade até hoje descobertos datam, aproximada- mente, do segundo milênio antes da era cristã, destacan- do-se o de Ur Nammu, de 2050 a.C., o Código de Esh- nunna, de 1930 a.C., e o Código de Lipit-Ishtar de Isin, de 1870 a.C. Desse conjunto, talvez, um dos mais ...
Para Chauí, os antigos filósofos gregos concebiam a ética e, o viver com ética como um intenso embate “entre nossos apetites e desejos – as paixões – e nossa razão” (2002, p. 168).
Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania. Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado1 estavam em desenvolvimento.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral. Ou seja, ela é uma reflexão sobre as ações humanas. As noções de certo ou errado e justo e injusto se dão a partir dos nossos valores éticos. Ao contrário da moral, a ética é um conceito de caráter universal e que se fundamenta por princípios teóricos.
Qual era a função da ética para os pensadores da Antiguidade?
Resposta: Os filósofos mais antigos como Demócrito e Aristóteles, falaram sobre a ética como meio de alcançar a felicidade. Com a introdução do cristianismo como religião oficial no ocidente, a ética passou a ser interpretada a partir dos mandamentos documentados nas leis sagradas.
A disciplina de Ética Geral e Profissional tem por objetivo fornecer ao aluno uma visão abrangente das questões envolvendo os aspectos éticos no relacionamento em sociedade de forma geral, bem como aqueles circunscritos ao exercício da profissão.
A ética tem como objetivo gerar uma base de comportamentos que visam restringir a quantidade de conflitos morais entre as pessoas. Ou seja, incentivar certas atitudes, para que não se tomem caminhos “ruins”. Nesse sentido, as pessoas precisam passar a razão por cima da emoção procurando harmonia individual e coletiva.