O que foi decidido no tema 810 do STF?

No julgamento do Tema 810 do STF, o Ministro Luiz Fux, relator da ação, assim se manifestou sobre a correção monetária: A finalidade básica da correção monetária é preservar o poder aquisitivo da moeda diante da sua desvalorização nominal provocada pela inflação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que ficou decidido no tema 810 do STF?

O Tema 810 do Supremo Tribunal Federal (STF) foi uma discussão sobre a correção monetária e juros de mora incidentes sobre condenações judiciais da Fazenda Pública, em especial após a entrada em vigor da Lei 11.960/09.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em calculojuridico.com.br

O que é o tema 810?

Tema 810 - Validade da correção monetária e dos juros moratórios incidentes sobre as condenações impostas à Fazenda Pública, conforme previstos no art. 1º-F da Lei 9.494/1997, com a redação dada pela Lei 11.960/2009.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão do STF sobre aposentadoria especial?

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o pagamento de aposentadoria por incapacidade causada por doença grave, contagiosa ou incurável deve ser paga de forma integral ou seguir regra estabelecida pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão do STF sobre o marco temporal?

Em setembro do ano passado, o STF concluiu a apreciação do marco temporal e fixou, entre outras teses, que “a proteção constitucional aos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam independe da existência de um marco temporal em 05 de outubro de 1988 ou da configuração do renitente esbulho, como ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Trânsito em julgado do tema 810 do STF RE 870.947

O que é derrubada do marco temporal?

A tese do marco temporal afirmava que os povos indígenas apenas possuíam direito às terras que já eram tradicionalmente ocupadas por eles no dia da promulgação da CF, em 5 de outubro de 1988. Assim, os povos originários só poderiam reivindicar a posse de áreas que ocupavam até essa data.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

O que diz a tese do marco temporal?

Com a tese do marco temporal, aumenta a dificuldade do Estado brasileiro em realizar a demarcação de terra indígena e ocupação tradicional, ou seja, de efetivar o direito à proteção e a efetivação do direito às terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Quando o STF vai julgar aposentadoria especial 2024?

A análise ocorre em sessão virtual, com término previsto para a próxima sexta (10/5). Com a reforma, o tempo de contribuição e efetiva exposição deixou de ser o único requisito para essa modalidade de aposentadoria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que vai mudar na aposentadoria especial em 2024?

Ou seja, a reforma acrescentou um requisito mínimo de pontos além do tempo de atividade especial para concessão da aposentadoria. Este mínimo de pontos é a soma da idade com o tempo de atividade especial do trabalhador. Ou seja, se você tem 50 anos de idade e 20 anos de atividade especial, você tem 70 pontos (50 + 20).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em lemosdemiranda.adv.br

Quais servidores têm direito à integralidade?

Em princípio, a integralidade e a paridade são direcionadas aos servidores públicos federais, estaduais e municipais que ingressaram no serviço público até o dia 16/12/1998, conforme a Emenda Constitucional 41/2003.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ingracio.adv.br

O que ficou decidido no tema 905 STJ?

STJ, no julgamento do REsp 1.495.146/MG (Tema 905), sob a sistemática dos recursos repetitivos, estabeleceu, detalhadamente e, para cada espécie de débito, a forma de sua atualização, bem como os juros de mora incidentes, in verbis: “PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como fazer cálculo de cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública?

De acordo com a EC 113/2021, os cálculos de condenações judiciais contra a Fazenda Pública (incluindo o INSS) e precatórios vão ser atualizados com um único fator: a SELIC Mensal. Essa opção vem pré selecionada no seu cálculo. Mas caso não queira considerar dessa forma, é só desmarcar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ajuda.calculojuridico.com.br

Como calcular o juros do precatório?

O cálculo de juros em precatórios é simples: eles adicionam cerca de 0,5% ao valor total todo mês. Assim, se o seu precatório for expedido hoje, no valor de R$100 mil, no próximo mês ele valerá R$100.500,00. Ou seja, ele “rendeu” 500 reais em um mês.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pjus.com.br

Qual a nova Lei aprovada pelo STF?

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7236) apresentada contra uma série de alterações na Lei de Improbidade Administrativa (LIA - Lei 8.429/1992) realizadas pela Lei 14.230/2021.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual foi a decisão do STF sobre os planos de saúde?

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar nesta 4ª feira (14.ago.2024) se o Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003) pode impedir aumentos nos valores cobrados pelos planos de saúde em decorrência da idade do contratante. O tema foi pautado pelo presidente da Corte, ministro Roberto Barroso, em 1º de julho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em poder360.com.br

Qual foi a decisão do STF sobre a revisão?

Por 7 votos a 4, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício. A mudança de entendimento ocorreu porque os ministros julgaram as duas ações de inconstitucionalidade, e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

É verdade que Lula libera aposentadoria aos 55 anos?

Essa aposentadoria, porém, sempre existiu e não veio de decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas de uma lei de 1960. Notícias falsas na internet têm espalhado versões dando a entender que o presidente teria liberado ou assinado uma medida sobre o benefício recentemente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Qual idade mínima para aposentar especial?

Desde a Reforma da Previdência, tanto trabalhadores como trabalhadoras da área da saúde precisam ter 60 anos de idade e mais 25 anos de atividade de risco para terem direito a aposentadoria especial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quem tem direito a aposentadoria especial de 25 anos?

A aposentadoria especial é concedida aos trabalhadores que conseguem comprovar a exposição a agentes nocivos durante 15, 20 ou 25 anos. Quanto mais nocivo o agente, menor o tempo. A reforma previa, porém, idades mínimas correspondentes de 55, 58 e 60 anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que mudou na aposentadoria especial para 2024?

Reforma da Previdência

Agora, o valor da aposentadoria especial é equivalente a 60% da média de 100% dos salários de contribuição a partir de julho de 1994, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Quantos anos de contribuição PCD se aposenta?

por tempo de contribuição: vai depender do grau de deficiência, que será definido em regulamento. No caso de deficiência grave, o tempo deve ser de 25 anos de contribuição para homens e 20 para mulheres. Para deficiência moderada, será 29 anos para homens e 24 para mulheres.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Qual é o valor máximo da aposentadoria especial?

Qual o valor máximo da aposentadoria especial? O valor varia de acordo com a remuneração recebida, já que o cálculo acontece da seguinte forma: 60% da média salarial mais 2% a cada ano que exceder 20 anos de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que os indígenas acham do marco temporal?

Representantes dos povos indígenas afirmam que o marco temporal ameaça a sobrevivência de muitas comunidades indígenas e de florestas. Afirmam também que trará o caos jurídico ao País e muitos conflitos em áreas já pacificadas, por provocar a revisão de reservas já demarcadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quais serão as possíveis consequências da aprovação do marco temporal?

Aprovação do marco temporal prejudica tanto direitos dos povos indígenas quanto proteção do meio ambiente no Brasil, diz pesquisadora da Unesp. Projeto de lei votado na Câmara dos Deputados interfere nos critérios para demarcação de novas terras e altera até política de isolamento de grupos não contatados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jornal.unesp.br

Como ficou o resultado do marco temporal?

Deputados comemoraram pelas redes sociais a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, nesta quinta-feira (21), considerou inconstitucional a tese do marco temporal das terras indígenas. O julgamento terminou em 9 a 2.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br