O que foram os movimentos juvenis da década de 60?
Movimento cultural: A juventude dos anos 60 no Brasil foi influenciada por movimentos culturais internacionais, como o movimento hippie, o movimento da contracultura e o movimento estudantil. Esses movimentos buscavam questionar a sociedade e os valores tradicionais, em busca de maior liberdade individual e coletiva.
É o tempo do feminismo e de movimentos em favor dos negros e homossexuais, da liberação sexual e da propagação das drogas, do pacifismo e da contracultura (como no caso dos hippies buscando viver à margem do sistema oficial), bem como de protestos contra a Guerra do Vietnã.
Partindo-se de caracterizações que alcancem as definições de movimentos sociais apontadas, percebe-se que um movimento de juventude trata de um segmento social geral (sem classes sociais determinadas), caracterizado, principalmente, pela faixa etária.
Quais os movimentos culturais que marcaram os anos 60?
A década de 60 também foi um ano de revolução na cultura brasileira. Na música surge o Tropicalismo e a Jovem Guarda. O tropicalismo foi um movimento cultural que misturava influências do pop, rock e cultura brasileira. As letras criticavam a ditadura e muitos dos representantes desse movimento foram presos e exilados.
Era uma juventude que sentia a necessidade de se rebelar, buscando principalmente liberdade de expressão e sexual. Essa também foi uma época hedonista. Depois da bomba atômica as pessoas colocaram em suas cabeças que não havia mais grandes sonhos, pois tudo poderia ser destruído em um minuto.
Movimento cultural: A juventude dos anos 60 no Brasil foi influenciada por movimentos culturais internacionais, como o movimento hippie, o movimento da contracultura e o movimento estudantil. Esses movimentos buscavam questionar a sociedade e os valores tradicionais, em busca de maior liberdade individual e coletiva.
Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal.
Qual a importância dos movimentos culturais que ocorreram na década de 1960?
As manifestações culturais dos anos 60 e 70 refletiram o espírito de uma época de intensa contestação dos padrões sociais, das influências estrangeiras na cultura, de uma geração de jovens que buscavam liberdade através de ideais contraculturais, políticos e revolucionários.
A partir dos anos 1970 o surgimento de grupos de expressão de jovens pobres passa a ser uma realidade no Brasil incentivada, em grande medida, pela presença nos bairros periféricos de instituições religiosas como as pastorais católicas e Comunidades Eclesiais de Base, de partidos políticos e os trabalhos desenvolvidos ...
"A juventude brasileira foi um dos atores mais importantes na luta contra a ditadura militar de 1964. Naquele período, estudantes de todo o Brasil organizaram a resistência política e combateram nas ruas o retrocesso produzido pelo golpe, que matou, torturou e cerceou todas as liberdades.
Grupo de jovens protestando contra a discriminação sexual. Ao longo da História da Cultura Ocidental, a participação dos jovens era desconsiderada nos movimentos e transformações sociais ocorridas ao longo do tempo.
Qual foi o movimento que surgiu no final dos anos 60?
O tropicalismo foi um movimento cultural brasileiro que surgiu no final da década de 1960. Procurava renovar o cenário cultural brasileiro denunciando a realidade do Brasil.
O que os movimentos sociais conquistaram na década de 60?
Na década de 60, os movimentos sociais eram vistos como uma forma de resistência e luta contra regimes autoritários e ditatoriais que dominavam diversos países.
Roupas com tendência espacial ganharam muito sucesso nos anos 60. As peças com corte reto, prata e branco dominando, botas de cano baixo e meias com tecidos metalizados foram os grandes ícones dessa influência.
Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 1960, também referida como década de 60 ou ainda anos 60, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 1960 e 31 de dezembro de 1969.
Porque os anos 60 ficaram conhecidos como anos rebeldes?
Os jovens mostraram que podiam ser protagonistas da História, acreditaram que mudariam os valores de uma sociedade cafona e conservadora. Esses jovens fizeram da década de 1960 “os anos rebeldes”, atravessados pelos grandes festivais, à pílula anticoncepcional, a experimentação do rock, do sexo e das drogas sem culpa.
Para chegar à década de 1960, o mundo passou pela Segunda Guerra Mundial – que, com o passar do tem- po, assemelha-se cada vez mais a um segundo tempo, de três décadas, de uma única guerra –, que terminou por elevar os Estados Unidos a nova potência mundial, diante da supera- da Grã-Bretanha e da derrotada Ale- manha.
O que foi a contracultura da juventude da década de 1960?
O termo contracultura foi cunhado pela imprensa norte-americana dos anos 1960. Referia-se a manifestações culturais marginais, contestadoras, que floresciam nos EUA e em outros países, especialmente na Europa, representando formas não tradicionais de oposição.
O que foi o movimento Hippie? O movimento Hippie surgiu nos anos 1960, quando os jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Foi a década mais contestadora do século passado.
Nos anos 60, tivemos uma das maiores representações da organização juvenil, onde a cena política, cultural e educacional sofreu uma grande influência das reivindicações e construções da juventude. Essa década foi marcada pelo início de ditaduras militares em vários países, principalmente na América Latina.
Quais eram os símbolos de rebeldia da cultura juvenil que se formou nos anos 1960 e 1970?
De um lado, o termo contracultura pode se referir ao conjunto de movimentos de rebelião da juventude (...) que marcaram os anos 60: o movimento hippie, a música rock, uma certa movimentação nas universidades, viagens de mochila, drogas, orientalismo e as- sim por diante.