A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece!
“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.
Quais são os fatores que determinam a personalidade de uma pessoa?
Para sintetizar, a personalidade é determinada por muitos fatores que interagem, incluindo forças genéticas, culturais, de classe social, de família além da forma do sujeito assimilar e dar sentido às experiências vividas e às relações interpessoais por ele estabelecidas.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança. A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.
Resposta verificada por especialistas. A personalidade de um ser humano é determinada por uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos, ambientais e sociais. A empatia e a flexibilidade são dois aspectos importantes da personalidade que podem ser influenciados por esses fatores.
Estes nove tipos de personalidade são identificados como as seguintes: O perfeccionista, o prestativo, o performático, o individualista, o reservado, o questionador, o sonhador, o poderoso e o pacificador.
No Brasil, os cinco grandes fatores têm sido denominados: extroversão, neuroticismo, socialização/amabilidade, realização/ conscienciosidade e abertura à experiência (Silva&Nakano,2011).
A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.
Em outras palavras, a personalidade é o que torna cada pessoa única. O desenvolvimento da personalidade se dá ao longo do tempo, com grande influência das experiências vividas na infância. No entanto, a personalidade não é imutável e, portanto, pode sofrer alterações conforme as vivências e o momento de vida da pessoa.
Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes na formação da personalidade. Em meio a uma grande mudança de paradigmas no que tange a criação dos filhos e ao ritmo acelerado do trabalho na sociedade atual, muitos pais se veem perdidos com relação a dosar disciplina e atenção aos pequenos.
Podemos dizer que o caráter é a maneira de ser, própria do indi- víduo, mais constantes nuns que noutros, tendo em conta mais par- ticularmente as qualidades mo- rais. Dito de outra maneira, é um cunho mais ou menos constante das qualidades, determinando o comportamento social ou moral do indivíduo.
Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.
“Personalidade” é um conceito muito fácil de entender para a maioria das pessoas: é o que faz você, “você”. É um conjunto de características que abrange todos os traços, qualidades, defeitos e peculiaridades que distinguem a sua pessoa de todas as outras.
Observação comportamental: prestar atenção em seus próprios comportamentos e reações a diferentes situações pode ajudar a identificar seus traços de personalidade. Por exemplo, se você é uma pessoa mais introvertida, pode preferir atividades solitárias e pode sentir-se exausto após eventos sociais prolongados.
Quais são os tipos de personalidade Segundo a psicologia?
Muitos psicólogos contemporâneos acreditam que existem cinco dimensões básicas de personalidade, muitas vezes referidas como os "Cinco Grandes" traços de personalidade. Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.
Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.
A combinação dessas Preferências Individuais pode gerar até dezesseis resultados diferentes, que são os 16 tipos de personalidades: ESTJ, ESTP, ENTJ, ENFJ, ESFJ, ESFP, ENTP, ENFP, ISTJ, ISTP, INTJ, INFJ, ISFJ, ISFP, INTP, INFP.