Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica.
A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.
A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão. As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.
Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
O sistema visual é composto pelos olhos e pelos nervos, e as estruturas acessórias: pálpebras, supercílios, músculos e aparelho lacrimal. A visão funciona através do processamento de dados recebidos pelo encéfalo, por intermédio dos receptores sensoriais ativados pela luz.
A visão é um dos cinco sentidos, e os olhos são os órgãos responsáveis por esse sentido tão importante para os animais vertebrados. Ouça o texto abaixo! A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta.
Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.
Nos seres humanos eles são encontrados nas órbitas oculares, e são revestidos por uma membrana dotada de finíssimos vasos sanguíneos chamada de conjuntiva.
A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.
Para enxergarmos um objeto é preciso, primeiro, que o objeto esteja iluminado, seja pela luz solar, seja pela luz artificial de uma lâmpada ou vela. Além disso, ele deve estar em nosso campo de visão – não conseguimos enxergar um objeto atrás de uma parede, certo?
Uma explicação simples é que a visão funciona assim: o olho humano absorve a luz do ambiente e recolhe-a na córnea. Isso resulta em uma impressão visual inicial. Então, cada olho encaminha a imagem para o cérebro pelo nervo óptico e a processa, produzindo o que chamamos de “visão”. A luz é a base de tudo o que vemos.
Quais são as estruturas que formam o sistema visão?
A estrutura do olho possui três túnicas: a camada mais externa, composta pela esclera ou esclerótica e a córnea; a camada mediana, formada pela coroide, o corpo ciliar e a íris; e a camada mais interna, denominada retina. Essa última se comunica com o cérebro por meio do nervo óptico.
Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.
Isso porque ela é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, interfere no caminho da luz e faz seus raios se aproximarem, tipo uma lupa. Então, é formada uma imagem real e invertida do objeto, que fica localizada exatamente sobre a retina.
Quais os requisitos essenciais para que ocorra a visão?
Para que possamos enxergar, é preciso a presença de luz. A luz, torna possível a visão e a percepção de cores. A pupila é área em nosso olho, responsável por regular a quantidade de luz que entra na estrutura ocular. Na presença de pouca luz, ela se abre mais e em ambientes com maior luminosidade ela se fecha mais.
A visão é um dos cinco sentidos humanos, responsável por captar e interpretar as informações visuais do ambiente ao nosso redor. É através da visão que conseguimos perceber cores, formas, movimentos e distâncias, permitindo-nos interagir com o mundo de forma eficiente e segura.