Ela é produzida pela combustão do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de botijão. Podemos definir como combustão a reação do combustível (GLP) com o comburente (oxigênio do ar). A cor azul da chama é produzida em razão da combustão completa, ou seja, reação total com o oxigênio.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
Ela pode indicar se está tudo normal ou se há alguma alteração que pode vir a ser um fator de atenção. 🔶 Normalmente, a cor da chama é azul, indicando que está tudo bem e que a queima ocorre de maneira correta, completa e equilibrada.
A base da chama de uma vela, por exemplo, tem muito calor e forma ondas de luz com muita energia, mais curtas e mais azuladas. A parte alta tem menos calor, portanto forma ondas com menos energia, mais longas e mais avermelhadas. Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas.
Como fazer fogo colorido (EXPERIMENTOS de QUÍMICA)
Porque o fogo fica azul e laranja?
No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completa. As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás.
À medida que cresce, a sua cor intensifica-se, de modo que uma chama branca brilhante pode arder a 1.400 a 1.500 graus Celsius. No entanto, é o fogo azul que é conhecido por ser o mais quente, com temperaturas que atingem mais de 2.500 graus Celsius.
A chama azulada demonstra que a sua dobra alcança altas temperaturas, afinal a cor indica uma combustão completa, a reação total com o oxigênio. Já a sub-dobra do fogo com relâmpagos é demonstrada apenas pelos dobradores mais poderosos.
A Chama Azul de Proteção Psíquica é uma poderosa ferramenta espiritual transmitida pelo Arcanjo Miguel. Esta prática é voltada para a proteção contra ataques psíquicos, transmutação de energias negativas e defesa contra influências indesejadas.
Vamos lá. A cor de uma chama (ou plasma) é formada pela frequência de transição dos elétrons de estados excitados de alta energia para estados de baixa energia no plasma (entenda o plasma como um gás ionizado). Quanto maior for a diferença de energia mais azul será a cor da chama.
A cor depende, basicamente, do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio (Z=11) que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.
Quando esses elétrons voltam para um nível fundamental de energia eles emitem uma quantidade de energia absorvida no processo anterior, e assim, essa energia é irradiada na forma de luz, que é uma cor característica de um comprimento de onda, (neste caso os tons de amarelo e vermelho).
Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndios de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada. Nas queimadas é comum encontrar labaredas de cor violeta, resultado do potássio liberado pela madeira das árvores.
O fogo pode mudar de cor dependendo da temperatura e dos elementos presentes na combustão. Quando uma substância é queimada, ela libera energia na forma de luz e calor. A cor da luz emitida depende da quantidade de energia liberada e dos elementos presentes na combustão.
Roxo: a mistura de Estrôncio e Cobre dá origem ao azul mais fechado (roxo). Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio e de Lítio. Amarelo: se queimarmos Sódio teremos a cor amarela. Verde: a queima de Bário faz surgir o verde incandescente.
A chama do fogão é azul basicamente porque a queima do combustível resulta em gás carbônico e água. Segundo o físico e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ennio Peres da Silva, são esses materiais, gerados na queima do gás do fogão, que emitem luz no espectro do azul.
Quando Azula lançou um raio em direção a Katara, Zuko bloqueou o caminho do raio para proteger Katara. Ele conseguiu redirecionar a maior parte da energia do raio, embora parte permanecesse presa em seu corpo.
Na época da chegada do Cometa de Sozin, Azula estava prestes a ser coroada Senhor do Fogo, mas sua derrota por Zuko e Katara a fez sofrer um colapso mental completo.
Quanto a Azula, que ocupou o cargo de Senhor do Fogo na Nação do Fogo após a morte de Ozai, é revelado que a ascensão ao trono que ela sempre desejou, se tornou seu declínio, já que ela perde completamente a sanidade ao não ter nenhuma guerra para travar.
Como o oxigênio funciona como comburente, se tiver oxigênio o suficiente para ser queimado, sua combustão será completa. Se não, será incompleta. Na combustão completa, a reação ao oxigênio é total, não sobram resíduos, a chama fica mais forte e com a coloração azul.
O espectro de uma chama de butano pré-misturada (combustão completa) à direita mostra que a cor azul surge especificamente devido à emissão de radicais moleculares excitados na chama, que emite a maior parte de sua luz bem abaixo de ≈565 nanômetros nas regiões azul e verde do espectro visível.
A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas.