A despeito de ser a deusa da família, Hera arremessou Hefesto do alto dos céus, desgostosa por ele ser coxo; em outra versão, ele teria ficado coxo justamente devido à queda.
Isso aconteceu porque Hera quis vingar-se de Zeus, que havia gerado Atena da mesma maneira. Outra versão sugere que Hefesto era filho de Zeus e Hera, mas ela não é muito popular. Outro ponto importante da sua origem é o seu banimento do Monte Olimpo.
Hefesto era casado com Afrodite, a deusa mais bela do Olimpo, mas foi traída por ela várias vezes, sendo o caso dela com Ares o mais conhecido. Ele era um exímio escultor e artesão, produzindo vários objetos de grande utilidade em sua oficina.
Pandora (em grego clássico: Πανδώρα, "a que tudo dá", "a que possui tudo", "a que tudo tira"), na mitologia grega, foi a primeira mulher, criada por Hefesto e Atena a pedido de Zeus com o fim de agradar aos homens.
A Origem Hefesto: O Deus das Forjas - Mitologia Grega em Quadrinhos - Foca na História
Como Hefesto se vingou de Hera?
O retorno de Hefesto
Hefesto foi o único deus que retornou ao Olimpo depois de ter sido exilado. Numa narrativa arcaica, Hefesto teria se vingado de Hera pela sua rejeição a ele construindo para ela um trono dourado mágico que, quando ela se sentou sobre ele, não a deixava mais se levantar.
Zeus então o lançou do alto do Olimpo, e essa queda durou um dia inteiro. Finalmente, Hefesto caiu em Lemnos, cidade grega. O impacto com o chão foi tão grande que deixou o deus coxo. Após recuperar-se da queda, Hefesto se transformou em um dos deuses mais importantes para Lemnos.
Como forma de compensar o filho e também de punir a orgulhosa Afrodite, Hera determinou que os dois se casassem, mas a bela e fútil deusa da beleza logo cedeu aos desejos e paixões, traindo Hefesto com Ares, o deus da guerra.
Criado pela deusa Tétis, desenvolveu habilidades de ferreiro e artesão. Hefesto criou os raios que Zeus lança- va do Olimpo, o tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e a armadura usada por Aquiles na Guerra de Troia. Casou-se com a bela e orgulhosa Afrodite, mas a deusa da beleza o traiu com Ares, o deus da guerra.
Zeus, ao despertar do sono no Monte Ida, se depara com os gregos virando o jogo e arruinando o roteiro da guerra. Hera é acusada de conluio com Posêidon, mas jura inocência. Zeus, então, revela seu plano secreto: a volta de Aquiles e a destruição de Troia.
Do casamento com Hera nasceram seis filhos: Ares (deus da guerra e da violência), Hebe, Hefesto (deus do fogo e dos vulcões), Angelos, Ilítia e Éris. De qualquer forma, Zeus teve diversos casos extraconjugais, e desses envolvimentos uma série de filhos nasceram, sendo que ele possuía dezenas deles.
Envergonhada pela diminuição física do filho, quis Hera escondê-lo dos outros deuses, tendo por isso atirado Hefesto do Olimpo abaixo, para o mar. Aqui foi recolhido por Tétis e Eurínome, que o salvaram e criaram nos nove anos seguintes numa gruta submarina.
Irado, Afrodite ataca Ikki com várias Rosas Sangrentas, mas Fênix contra-ataca com seu Ave Fênix, que arremessa Afrodite para o alto. Em seguida, Afrodite morre devido à Rosa Sangrenta cravada em seu coração.
Com base na narrativa, ela era uma deusa muito bela e isso despertou o interesse de outros deuses. A disputa por Afrodite ocasionou em uma briga entre os deuses interessados por ela. Por conta da confusão formada, Zeus a obrigou casar-se com Hefesto. Esse último é caraterizado como um deus mal-humorado e feio.
No entanto, Vênus (Afrodite, para os gregos), deusa da beleza, não tolerava de forma alguma que uma mortal despertasse mais interesses do que ela própria. Por isso, diante de sua ciumenta cólera, ordena o filho Eros, deus do amor, a castigá-la.
Hera ficou marcada pelos ciúmes que tinha de seu marido e por se vingar de todas que se envolviam com ele, e não foi diferente com Sêmele. Sob disfarce, Hera convenceu Sêmele a pedir a Zeus que ele usasse as roupas que demonstravam todo o seu esplendor, e assim a princesa o fez.
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.
Pandroso obedeceu, mas as outras duas não, e enlouqueceram quando viram Erictônio, se jogando da parte mais íngreme da acrópole. Erictônio era filho de Atena e de Hefesto.