A proposta de Herbart fundamentou-se em três conceitos ligados à moralidade como finalidade da educação, que são: governo, instrução e disciplina. Apresentou o método de ensino que tem como passos formais a preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação.
Herbart não separa a instrução intelectual da instrução moral, pois para ele uma é condição da outra. Para que a educação seja bem-sucedida é conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses.
Qual a relação de Herbart com o ensino tradicional?
Embora tenha influenciado autores como John Dewey e Jean Piaget, Herbart é tomado até hoje como defensor da pedagogia tradicional, focada nos conteúdos e no papel diretivo autoritário do educador.
A proposta educativa de Herbart fundamentou-se em três conceitos ligados à moralidade como finalidade da educação, quais sejam: governo, instrução e disciplina. Apresentou o método de ensino que tem como passos formais a preparação, apresentação, associação, generalização e aplicação.
Contudo, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o título de “pai da pedagogia moderna” e a Johann Friedrich Herbart o título de “pai da pedagogia tradicional.
Em qual contexto entra a ideia de intelectualismo para Herbart?
Para Herbart, a mente funciona com base em representações - que podem ser imagens, idéias ou qualquer outro tipo de manifestação psíquica isolada. O filósofo negava a existência de faculdades inatas. A dinâmica da mente estaria nas relações entre essas representações, que nem sempre são conscientes.
A Pedagogia Tradicional é caracterizada por uma prática educativa direcionada à formação moral e intelectual dos alunos. Nesse sentido, as escolas são vistas como o ambiente oficial para a construção dos conhecimentos.
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
No caso do curso de Pedagogia, o símbolo foi inspirado nos Romanos, que utilizavam o Caduceu como representação do equilíbrio moral e boa conduta. O Caduceu é um tipo de bastão vertical com asas, enrolado por duas serpentes, que representa o poder do profissional, sua capacidade de trazer mudanças.
O que Paulo Freire fala sobre pedagogia tradicional?
Paulo freire entendia o ensino tradicional como conservador e com a finalidade de dominação, por isso entendia a escola nova como prática de liberdade, dessa forma a educação deixa de ser autoritária.
A metodologia tradicional de ensino se consolidou no século XIX a partir das ideias do filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) sobre a transmissão do conhecimento.
O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.
Herbart desenvolveu o seu método expositivo a partir da sua teoria psicológica, que afirmava que a mente era formada por ideias, que eram produzidas pela percepção e pela reflexão. Para ele, o processo de aprendizagem consistia na aquisição, na associação, na sistematização e na aplicação das ideias.
Outro aspecto importante da Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart é sobre o entendimento que o próprio autor tem do conceito de Educação. Bem na estreita relação com o pensamento neohumanista ele formula que a educação deve desenvolver todas as capacidades humanas e nas mais diferentes direções.
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência ...
Qual o autor que contribuiu com a teoria da educação tradicional?
Essa concepção tradicional de ensino é chamada de “educação bancária” por Paulo Freire e de “paradigma instrucionista” por Pedro Demo. Alguns estudos também se referem a esse método como uma educação colonizadora.
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Qual a diferença entre a pedagogia tradicional para a pedagogia nova?
Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.
Essa prática educacional defende que a escola deve ter um método pedagógico definido para dar andamento ao processo de aprendizagem. O Ministério da Educação (MEC) prevê todas as regras que os professores devem seguir para conseguir atender às propostas de desenvolvimento da educação nas instituições de ensino.
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Paulo Reglus Neves Freire OMC (Recife, 19 de setembro de 1921 – São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.