"Quando um líquido é aquecido até seu ponto de ebulição, ele começa a sofrer essa mudança de estado físico. Partes do líquido no interior do recipiente viram gás e formam as bolhas que, por serem menos densas do que o líquido, sobem até a superfície e se desprendem para a atmosfera", esclarece ele.
No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.
O que acontece quando a água do radiador está borbulhando?
Pode estar vazando pressão do sistema de arrefecimento. Considerando que o motor trabalha com uma temperatura (~95°C) próxima ao ponto de ebulição do liquido de arrefecimento (~110°C), se o sistema de arrefecimento não pressurizar, o liquido pode estar atingindo o ponto de ebulição, colocando bolhas no sistema.
Você verá como a água ficará cristalina. As microbolhas acontecem devido à pressão e liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos, como o cloro, como muitos pensam. Veja que ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que a do encanamento e então o ar é liberado.
"Quando um líquido é aquecido até seu ponto de ebulição, ele começa a sofrer essa mudança de estado físico. Partes do líquido no interior do recipiente viram gás e formam as bolhas que, por serem menos densas do que o líquido, sobem até a superfície e se desprendem para a atmosfera", esclarece ele.
Alguns sinais de que a bomba d'água do carro está com problemas
A bomba de água é uma peça que fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor. ...
As bolhas na pele podem surgir em resposta à uma irritação ou inflamação, como no caso de alergias, brotoejas ou disidrose, mas também podem surgir devido a infecções causadas por vírus, como herpes, varíola humana ou varíola dos macacos, podendo afetar qualquer parte do corpo em adultos ou crianças.
O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.
Acontece que devido à pressão que a água adquire ao longo da rede, ela pode se misturar a microbolhas de ar e chegar ao imóvel com essa aparência mais clara, 'enevoada'. Esse é um fenômeno meramente físico e não traz risco nenhum ao consumo.
Se a luz de temperatura do painel de instrumentos acender, isso indica que o motor está superaquecendo. Nesse caso, siga os passos mencionados anteriormente: pare o carro em um lugar seguro, desligue o motor e verifique os componentes do sistema de arrefecimento.
O que faz o motor ferver? Vários podem ser os fatores, desde a falta de líquido no reservatório aliado a alta temperatura, problemas no acionamento da ventoinha do radiador, na abertura da válvula termostática, no sensor de temperatura, bomba d'água que não gira, radiador entupido, junta de cabeçote queimada...
Ao abrir o capô, surge um sinal alarmante: o motor está expelindo fumaça e o calor é evidente. Nesse momento, você percebe que o motor do carro está fervendo.
Limpe a área: higienize suavemente a área ao redor da bolha com água e sabão; Cubra o local: use gaze ou curativo para proteger a bolha do atrito; Evite usar sapatos apertados: use sapatos que se ajustem bem e não causem fricção; Utilize compressas frias: elas podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor.
A medida em que a “pressão de vapor” dentro da bolha aumenta e se iguala à pressão externa, ocorre a ebulição. Nesse instante, é visível o desprendimento de grandes bolhas de vapor que escapam velozmente pela superfície do líquido num movimento caótico, caracterizando o que chamamos popularmente de “fervura”.
Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.
Geralmente, caracterizam-se pela fragilidade da pele e das mucosas devido à falta de aderência entre as suas camadas. Assim, por atrito ou pressão, as camadas da pele se separam e formam bolhas dependendo do grau de intensidade.
Bolhas são pequenas cavidades cheias de líquido que se formam entre as camadas da pele. Elas podem aparecer por vários motivos, como atrito, queimaduras ou até condições médicas subjacentes. O líquido dentro delas pode variar, indo desde pus, plasma, sangue ou linfa, dependendo da causa e da localização.
Eczema Disidrótico ou Disidrose é uma inflamação crônica, não contagiosa, das glândulas de suor das mãos e/ou pés. Inicialmente aparecem múltiplas pequenas bolhas d'agua (vesículas) entre os dedos das mãos, podendo atingir as palmas e pés.
As bolhas no pé podem surgir devido a fricção do pé com um sapato muito apertado ou novo, ou com meias molhadas ou de tecido sintético, ou queimaduras, mas também podem ser causadas por condições de saúde, como dermatite de contato, micoses ou disidrose, e afetar o calcanhar, os dedos ou a sola dos pés, por exemplo.
Conhecida popularmente como disidrose emocional, este tipo de condição acontece porque durante o estresse ou ansiedade, o sistema imunológico pode ficar enfraquecido, favorecendo o desenvolvimento ou agravando inflamações, como a disidrose.
Os principais reflexos que apontam um possível problema na bomba d'água são: Vazamento de líquido colorido na parte frontal do veículo (aditivo do radiador).
O tempo útil de uma bomba é de cerca de 10 anos. Com a manutenção periódica sua vida útil aumenta, mas se manuseada sem cuidado pode não ultrapassar dois.
O que acontece se a bomba d'água estiver com defeito?
Quando a bomba do seu veículo está com defeito, ela pode causar diversos problemas para os componentes, principalmente para os motores, mas isso acontece porque o fluxo do líquido de arrefecimento é interrompido, comprometendo todo o sistema para resfriar.