A Cintilografia Óssea é um exame de imagem de todo o esqueleto, obtido através da injeção venosa de uma substância radioativa (a quantidade de radiação injetada no paciente é mínima e não ocasiona nenhum dano), que se concentra nos ossos.
A cintilografia óssea é feita no hospital ou em clínicas de exames de imagem, e pode ser realizada para alguma região específica ou para o corpo inteiro e, inicia-se com a aplicação do contraste contendo o radiofármaco, que apesar de radioativo, é feito em uma dose segura para o uso em pessoas.
Será injetado na veia do paciente um radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestão de muito liquido, devendo aguardar de 3 à 5 horas para o incio da aquisição das imagens.
Durante uma cintilografia, é administrada uma pequena quantidade de um radionuclídeo ligado a outra substância (cuja combinação é denominada marcador radioativo), geralmente por injeção. O radionuclídeo emite pequenas quantidades de radiação que são medidas durante a leitura e, com isso, cria imagens.
Para realização da cintilografia óssea, em geral, não é exigido nenhum preparo adicional ao paciente. Ele deve se encaminhar ao local do exame aonde será ministrada uma injeção intravenosa de radiofármaco 99mTc-MDP.
Cintilografia Óssea | Preparo e como é feito o exame
Quanto tempo o radiofármaco fica no corpo?
– Todo o procedimento tem duração aproximada de 02 a 04 horas. Atenção: Durante as 24 horas após a injeção do radiofármaco, deve-se evitar o contato com grávidas e bebês. Também é recomendável a ingestão de cerca de 6 a 8 copos de água para eliminar resíduos do radiofármaco do organismo.
Tecnécio 99m ou Gálio 67 são medicamentos usados na realização da cintilografia pulmonar. Este exame indica as seguintes doenças: enfisema pulmonar, embolia, e deformidades nos vasos sanguíneos, entre outras situações. Se um médico do SUS pedir este exame, este pode ser feito gratuitamente na rede de saúde.
Vantagens e contraindicações da cintilografia óssea
Uma das maiores preocupações das pessoas é com a radiação utilizada nesse exame. Mas a quantidade injetada na veia é pequena e oferece um baixíssimo risco às pessoas. Essa radiação irá desaparecer do corpo dentro de 24 horas.
A cintilografia é um procedimento de diagnóstico da medicina nuclear que envolve o uso de um radiofármaco para criar imagens que revelam o funcionamento de órgãos e sistemas do corpo.
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.
O exame tem duração aproximada de 1 hora, sendo que o paciente é liberado após a injeção do fármaco, tendo que retornar ao hospital após 2 horas para realização das imagens.
O exame de cintilografia óssea em si tem uma duração média de 30 a 40 minutos e é realizado por um aparelho chamado gama-câmara, que “fotografa” todo o esqueleto e identifica onde a substância radioativa está concentrada.
No exame de cintilografia óssea as regiões danificadas do osso aparecem como pontos escuros na imagem do esqueleto. Esses pequenos pontos escuros podem indicar a presença de metástases, assim como outras doenças como artrites, infecções e fraturas.
A cintilografia óssea é um exame bastante seguro. Apesar do uso de radiação assustar um pouco os pacientes, saiba que a quantidade é mínima (perdendo para a Tomografia Computadorizada e o Raio X simples, por exemplo).
O PET/CT com 18F tem sido utilizado como uma poderosa ferramenta no diagnóstico das metástases ósseas, devido ao exame ser mais especifico e nos permitir ver o metabolismo tumoral e quando comparado a cintilografia óssea que tem um padrão sensível, detecta também danos ósseos que por vezes podem apresentar o mesmo ...
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
É raro, mas existe a possibilidade de alergia. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço no rosto e a sensação de fechamento da garganta. Se qualquer destes sintomas ocorrer após sua ida para casa, retorne ao setor para que possamos diagnosticar e tratar.
A cintilografia traz riscos de radiação para o paciente? Os níveis de radiação nos exames de cintilografia são mínimos. Para você ter uma ideia, os radiofármacos – substâncias usadas para o rastreio das alterações – possuem cerca de 100 vezes menos radiação que um exame de raio X de tórax.
O exame também pode ser indicado para investigar infecção óssea (chamada de osteomielite), doenças reumatológicas (como artrite reumatoide) e hiperplasia condilar (aumento excessivo do osso da mandíbula).