Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.
Framboesas, morangos, amoras e mirtilos, entre outras opções de frutas vermelhas, contêm flavonoides e polifenóis, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam na prevenção do câncer e outras doenças que afetam a próstata.
Para suportar o frio dos mares, eles são ricos em um tipo de gordura chamada ômega-3, que é extremamente saudável, previne inflamações e aumenta os níveis do HDL, que é o colesterol “bom”. Como se não bastasse, esse componente também reduz o crescimento das células cancerosas da próstata.
Qual o suco que é bom para desinflamar a próstata?
Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o suco de romã pode ajudar a diminuir o avanço do câncer de próstata. O novo estudo, da Universidade de Wisconsin, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences.
MOTIVO. "O ovo é a fonte de proteína de fácil digestibilidade. O conjunto de nutrientes presente no ovo contribui para prevenção (do câncer de próstata) juntamente com uma alimentação que seja equilibrada.
Comer frutas, legumes e cereais integrais; Realizar exercícios de fortalecimento pélvico; Manter o peso em equilíbrio; Atentar-se ao uso de determinados medicamentos, como por exemplo, antidepressivos ou descongestionantes, pois eles podem piorar os sintomas urinários e o aumento da próstata.
Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.
Um componente das pimentas-vermelhas chamado capsaicina, além de fazer a língua arder, faz as células de tumores de próstata se suicidarem, de acordo com um estudo publicado na edição de 15 de março da revista Cancer Research.
A especialista ainda reforça que devem ser evitados alimentos como carnes processadas, salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatina, pães industrializados e refrigerantes, alimentos que são pobres em nutrientes.
Quem tem problema de próstata pode tomar água com limão?
Entre os alimentos que devem integrar a dieta de um paciente com câncer de próstata, a especialista destaca o tomate (sempre cozido com azeite), frutas vermelhas (goiaba, acerola, pitanga, morango e romã), o limão, vegetais verdes (couve), castanhas, grãos, frutas em geral e chá verde.
O alimento é famoso por conter boas quantidades de licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata. Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata.
Alguns estudos também sugeriram que uma dieta pobre em carne, mas rica em frutas e vegetais pode ajudar a retardar o crescimento do câncer de próstata. Grandes quantidades de carne cozida em temperaturas muito altas ou muito bem passadas, como carne grelhada, grelhada ou frita, também podem aumentar o risco de câncer.
– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
Tanto melhor se forem exercícios aeróbicos, como caminhada leve, corrida ou exercícios de sustentação de peso. "Todos têm a chance de fazer algo que seja realmente econômico para diminuir o risco de câncer de próstata.
Qual o melhor Anti-inflamatório para desinflamar a próstata?
O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.
O consumo moderado de álcool (um copo de vinho à refeição) pode ter efeitos positivos. No entanto, as bebidas com um alto teor de álcool e a cerveja (o lúpulo), devem ser evitadas, uma vez que podem favorecer a congestão da próstata e resultar num aumento de tamanho.
Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana. Outras vezes a causa é desconhecida.
Não estar muito tempo sem urinar; Comprimir a uretra no fim de urinar; Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar.
Como fazer o suco do tomate para desinchar a próstata?
Para fazer o suco de tomate, deve-se passar os tomates pela centrifugadora ou bater no liquidificador com cerca de 250 ml de água e tomar 1 copo por dia.
Além disso, é essencial manter um peso saudável e controlar os níveis de estresse, pois esses fatores podem impactar diretamente a saúde da glândula. O consumo moderado de álcool e a abstenção do tabagismo também podem ajudar a reduzir o risco de problemas prostáticos.
É muito comum que existam dúvidas sobre a existência de alguma forma caseira ou remédio natural que tenha efeito sobre a próstata e o PSA. O especialista afirma que atualmente, em 2021, não é conhecida pela ciência nenhuma medicação caseira com o poder de diminuir os valores do PSA.