Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
O padre Marcelo Rossi procurou especialistas para descobrir o que Jesus Cristo e os apóstolos comeram na última ceia. O provável prato principal foi pernil de cordeiro, que foi preparado por uma chef.
Historicamente, o que podemos supor que Jesus tenha comido e bebido com seus amigos nesse jantar eternizado no imaginário coletivo? A Bíblia fala em pão ázimo, um tipo de pão assado sem fermento, feito somente com farinha e água.
As Palavras Mais Poderosas de Jesus - Parábolas de Jesus
Qual a fruta que Jesus comeu no deserto?
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."
O evento conhecido como a Moeda na boca do peixe é um dos milagres de Jesus, narrado em Mateus 17:24–27. São Pedro retirando a moeda da boca do peixe. 1486.
Jesus participa em dez refeições narradas no Evangelho de Lucas (Lc 5,27; 7,36; 9,10; 10,38; 11,37; 14,1; 19,1.5-7; 22,7; 24,30 e 24,42). Isso nos chama muito a atenção, pois indica a importância que o terceiro evangelista dedicava ao ato de alimentar-se.
Apenas uma passagem descrita na Bíblia se refere a isso: quando Ele come um pedaço de peixe grelhado (Lucas 24:41). O que nos faz saber que “sim, Ele comia” é o fato de ter ficado em jejum por 40 dias, episódio citado por Mateus, Marcos e Lucas, o que implica que em todos os outros, ele se alimentava.
Na época em que o homem se alimentava da caça e de pesca, os grãos de arroz eram recolhidos para o consumo. O arroz também era utilizado como oferenda em cerimônias religiosas.
Judas entregou Jesus por 30 moedas. Aplicando a guematria hebraica, um modo como os judeus fazem uma interpretação judaica, atribuindo um número a cada letra de um nome bíblico escrito em hebraico, Judas, em hebraico, I+H+U+D+H corresponde a 10+5+6+4+5=30.
A Última Ceia foi a última refeição que, de acordo com os cristãos, Jesus dividiu com seus apóstolos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base escritural para a instituição da Eucaristia, também conhecida como "Comunhão".
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas. Ele chegou a essa conclusão com base em evidências das práticas de vinificação daquele momento histórico.
2 E tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se façam pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Descrito como o próprio Cordeiro de Deus, Jesus teria comido cordeiro, pois era uma escolha popular de carne em Seu tempo. Às vezes, servido em um ensopado com outros vegetais, o cordeiro é uma carne vermelha mais saudável, muito rica em vitaminas e minerais.
Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos. Neste domingo, cerca de dois bilhões de cristãos espalhados pelo mundo celebraram o dia em que, segundo a Bíblia, Jesus Cristo ressuscitou depois de morrer crucificado, há quase dois mil anos.
Quando Jesus e os seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: ― O mestre de vocês não paga o imposto do templo? ― Sim, paga — ele respondeu.
“ΙΧΘΥΣ”, peixe em grego, significava “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr”, que em português é “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Além dessa explicação, há a hipótese de que o peixe poderia ser uma forma de eucaristia da época de Cristo, visto que não existia hóstia.
Jesus gostava muito de servir ao próximo. Ele foi o perfeito exemplo de serviço. Ele disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Ele sabia que tinha vindo à Terra para servir ao próximo, e não para ser servido.
"O pão comido naquele período era algo integral, com uma mistura de farinhas de vários cereais, trigo, sorgo, espelta... Fermentado naturalmente, de forma lenta", conta o padeiro, em entrevista à BBC News Brasil. "Acho que seria um pão mais escuro, de moagem mais grossa."