Jesus perguntou: “Então por que Davi, falando por meio do Espírito, chama o Cristo de 'meu Senhor'? Pois Davi disse: 'O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se no lugar de honra à minha direita até que eu humilhe seus inimigos debaixo de seus pés'.
Davi sabia o que Deus ia fazer e por isso falou a respeito da ressurreição do Messias. Davi disse: “Ele não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo apodreceu na sepultura.” Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso.
E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: “Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos.
Por isso, a promessa é construída num jogo de palavras: Davi não construirá a “Casa” de Deus, mas Deus construirá a “Casa” de Davi para preservar a vida das tribos de Israel. A outra perspectiva é a experiência dos maus reis e o julgamento feito pelos profetas: os maus reis devem ser castigados e punidos.
A partir da obediência de São José em ser seu pai adotivo, a profecia se cumpriu que o Restaurador do Reino viria dessa descendência. Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi.
Por que Jesus é chamado de "Filho de Davi"? #estudobíblico | #285
Onde fala que Jesus viria de Davi?
Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do SENHOR estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder.
“O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
29 Então Davi ajuntou todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou. 30 E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou muito grande despojo.
Qual foi o pecado de Davi que matou 70 mil homens?
Davi comete mais um pecado ao ordenar que Joabe numere o povo de Israel e Judá. Como consequência, o Senhor envia a peste a Israel e mata setenta mil homens.
— De Davi! — responderam eles. Jesus tornou a perguntar: — Então, por que é que Davi, inspirado pelo Espírito Santo, chama o Messias de Senhor? Pois Davi disse: “O Senhor Deus disse ao meu Senhor: 'Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.
Ao descrever Davi, um dos servos de Saul usou os seguintes termos (1 Samuel 16:18): “filho de Jessé, de Belém, sabe tocar harpa”; “um rapaz corajoso”; “apto para ir à guerra”; “tem bom senso”; “de boa aparência”; “o Senhor está com ele”.
“Davi é o bem amado de Deus porque mesmo sendo um homem cheio de pecados, nunca tentou dizer a Deus que não era pecador. E sendo verdadeiro consigo, ele também foi verdadeiro com Deus.” Comentários Bíblicos, a busca do filósofo hebreu https://www.pondecursoonline. com/comentariosbiblicos.
O SENHOR determinou uma promessa a Davi, um juramento firme que Ele não revogará jamais: “Estabelecerei um dos teus descendentes no teu trono. O Senhor jurou a Davi com verdade, e não se desviará dela: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono.
Nesse caso Jesus já existia e Davi só depois. Mas como disse "veio" do verbo vir, entendemos que foi num corpo físico, nascido de mãe parideira e assim uma das genealogias indica que Jesus era descendente de Davi, o promiscuo rei da Palestina que viveu 1.000 anos antes.
O rei Davi disse o seguinte a respeito de Jesus: 'Fiz do Senhor a minha companhia constante. Enquanto ele estiver do meu lado, não tropeçarei. Por isso a minha alma se alegra e a minha língua exulta, e o meu corpo repousará tranquilo.
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
A expressão “Jesus, o Filho de Davi”, indica que havia uma relação familiar entre o Rei Davi e Jesus. Isso não significa necessariamente que Davi era o pai biológico de Jesus. O Evangelho de Mateus (Mateus 1:6-16) deixa claro que Jesus pertencia à família de Davi através de José, marido de Maria, mãe de Jesus.
Davi sofria com a doença da criança; em desespero ele implorou a Deus que salvasse o seu filho. Ele ficou sem comer e passou a noite prostrado diante do SENHOR, em oração.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
Ali havia um gigante, descendente dos antigos gigantes, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé. Ele desafiou os israelitas; e Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o matou. Esses quatro eram descendentes dos gigantes da cidade de Gate e foram mortos por Davi e os seus soldados.