Qual é a explicação para Jo 13, 1-15?
Jesus aproveitou os últimos momentos antes de ser levado para o Calvário para nos ensinar a vivenciar o verdadeiro amor. Nos últimos momentos da Sua vida Ele continuou nos ensinando a amar, a servir e, também, a não discriminar ninguém. Lavou os pés de todos e ninguém ficou de fora, nem mesmo Judas, o traidor.O que Jesus disse ao Pedro?
Ao dizer isso, Jesus estava dando a entender de que modo Pedro ia morrer e assim fazer com que Deus fosse louvado. Então Jesus disse a Pedro: — Venha comigo! Então Pedro virou para trás e viu que o discípulo que Jesus amava vinha atrás dele.O que Jesus disse a Pedro em João 13:3-16?
João 13:3-16 Nova Almeida Atualizada (NAA)Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois. Então Pedro disse: — O senhor nunca lavará os meus pés!
Qual a mensagem principal de Jesus para nós em João 13:12:17?
Se eu, que sou Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu fiz isto para servir de exemplo a vocês. Assim, como eu fiz a vocês, também façam uns aos outros.JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS | SERIE PANORAMA BÍBLICO | Podcast LPC - EP 02
O que Jesus nos ensina em João 13?
Quando Jesus deu a Seus discípulos o novo mandamento: 'Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós' [João 13:34], revelou-lhes a maior chave da felicidade nesta vida e da glória na vindoura. O amor é o maior de todos os mandamentos — todos os outros decorrem dele.Por que Pedro não queria que Jesus lavasse seus pés?
Pedro, por ser o apóstolo mais próximo à Jesus e por amá-lo de todo o coração, talvez tenha se perguntado: - por quê? É desnecessário, é ridículo!, afinal, Ele é Cristo e Senhor sobre as nossas vidas. Foi relutante e não queria que Jesus lavasse os seus pés. Lavar os pés de alguém, naquela época, era papel de servo.O que podemos aprender com João 13?
Que as nossas pegadas sejam de amor, assim como as do SenhorA vida do Senhor JESUS CRISTO na terra tem sido demonstração de brandura e humildade. Este é o exemplo que todos os cristãos devem seguir, renunciando ao orgulho, inveja, egoísmo, enfim, tudo que é de natureza pecaminosa que desonra a igreja de Deus.
O que Jesus quis demonstrar ao lavar os pés dos discípulos até o fim?
c. Começou a lavar os pés dos seus discípulos: Em tudo isso, Jesus encenou uma parábola para os discípulos. Jesus sabia que ações falavam mais do que palavras. Então, quando Ele quis ensinar os discípulos orgulhosos e argumentadores sobre humildade verdadeira, Ele não apenas falou sobre ela – Ele a mostrou.Quem foi o amigo íntimo de Jesus?
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.O que Jesus disse a Pedro?
Mateus 16:23 NVTJesus se voltou para Pedro e disse: “Afaste-se de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim. Considera as coisas apenas do ponto de vista humano, e não da perspectiva de Deus”.
O que Jesus prometeu a Pedro?
Jesus prometeu a Pedro que lhe daria o sacerdócio e a autoridade para liderar Sua Igreja.Porque Jesus perguntou a Pedro se ele o amava 3 vezes?
Por trás de uma única pergunta, repetida três vezes e de forma insistente, Jesus queria demonstrar o quanto realmente acredita em recomeços. Ellen White explica: “Afirmam alguns que, se uma pessoa tropeça e cai, jamais poderá recuperar sua posição; mas o caso [de Pedro] contradiz tal ideia.Que exemplo a igreja deve seguir João 13:15?
Siga o exemplo do Salvador, servindo as pessoas ao seu redor. Ao viver os princípios do evangelho recebemos as bênçãos prometidas e aprofundamos nosso entendimento e nossa conversão, e isso nos ajuda a sermos mais semelhantes ao Salvador.O que Jesus disse em João 13:1-11?
Aí Jesus disse: — Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um. Jesus sabia quem era o traidor.O que significa lavar os pés na Bíblia?
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.O que Jesus quis ensinar ao lavar os pés dos discípulos?
João 13: 14. Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.O que significa o ato de lavar os pés para os judeus?
Por outro lado, lavar os pés de um convidado também mostra parte da herança histórica do povo judeu, um sinal de respeito e receptividade.O que aconteceu depois que Jesus lavou os pés dos discípulos?
Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou.O que quer dizer João 13:15?
Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz'” (Jo 13,12-15). A atitude de serviço, humildade e expressão de Amor, simbolizada no lava-pés, foi uma preparação para celebrar com mais dignidade a “Ceia”, conforme disse o próprio Jesus a Pedro: “Se não te lavar, não terás parte comigo”.Como João ensinou seus discípulos a orar?
Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.O que Jesus disse a Pedro em João 13:4-8?
João 13:4-8 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)Jesus respondeu: — Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender! — O senhor nunca lavará os meus pés! — disse Pedro. — Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo!