O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)
Honra teu pai e tua mãe; que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6:1–4).
Honrar os pais significa amá-los e respeitá-los. Também significa obedecer a eles. As escrituras dizem aos filhos: “Sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo” (Efésios 6:1).
E todo aquele que deixar o lar, irmãos, irmãs, o pai, a mãe, a esposa, os filhos ou propriedades para me seguir, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna.
Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Para as pessoas jovens, honrar pai e mãe significa, apropriadamente, obedecer, respeitar e seguir o exemplo de pais justos. O Apóstolo Paulo salientou esse ponto ao ensinar: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais [em tudo que é justo, creio eu]; porque isto é agradável ao Senhor.” (Colossenses 3:20.)
A Bíblia é uma fonte rica de sabedoria sobre a importância do papel do pai na educação cristã. Ela nos ensina que o pai desempenha um papel fundamental como modelo espiritual, instrutor e guia para seus filhos.
16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. 6 A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. 1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à geração vindoura os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
“O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja” (Ef. 5,31-32).
Ao ver Sua mãe e junto dela, o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-A em sua casa.
E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna.
A família, segundo a Bíblia, é a base para uma sociedade próspera e harmoniosa, onde os laços são fortalecidos pelo amor e fé, garantindo uma herança abençoada para as próximas gerações.
Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes.
O papel do pai teve origem no próprio Deus, nosso Pai Celestial, e é um papel e chamado divinos. Tornar-se pai, padrasto, avô ou pai adotivo é uma oportunidade de se tornar semelhante a Deus, de amar e cuidar dos filhos como Deus nos ama e Se importa conosco.
“Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem.” “Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de homens, mas não lhe tirarei a minha graça, como a retirei de Saul, a quem afastei de ti.”
O que a Bíblia diz sobre os pais que maltratam os filhos?
Há outras traduções toscas. Uma bastante comum: A bíblia diz que os pais devem dar vara nos filhos. A tradução está equivocada! "E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor".
Ser digna de confiança, boa, amorosa e obediente. Nunca fazer coisa alguma que nos venha envergonhar, caso nossos pais nos vejam. Mostrar respeito por nossos pais, em qualquer circunstância. Ter consideração por seus sentimentos.
É dever dos pais conduzir os filhos à maturidade corporal, intelectual e espiritual. Deus nos reveste de autoridade para isso e, claramente, é uma autoridade que se reverte em serviço. Assim, eles devem crescer em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,52).