O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.
O Senhor nos deu o mandamento: “Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas” (D&C 59:7). Devemos externar gratidão a Deus pelas muitas bênçãos que nos concede. Também devemos ser gratos aos pais, professores, amigos e outros que nos ajudarem de uma forma ou de outra (ver também Salmos 100:3–4).
Salmo 136. "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre.
Eu sempre lembro de vocês nas minhas orações. E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer.
Então Jesus pegou os pães, agradeceu a Deus, e os deu a todos que estavam sentados. Fez o mesmo com os peixes, dando a todos quanto queriam. Todos ficaram satisfeitos.
Ela representa um profundo sentimento de algo agradável que foi oferecido a você. Assim, quando identificada, a gratidão é genuinamente o reconhecimento de tudo o que você já recebeu e do quanto isso foi bom. Simples, forte e positiva, ela é para todos, apesar de não ser praticada por todo mundo.
“A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa.” (Augusto Branco) “A felicidade é não carecer de a termos.” (Sêneca) “Reconhecer o bem que você já tem em sua vida é a base para alcançar a abundância.” (Eckhart Tolle)
"Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre." "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome."
A prática da gratidão nos ajuda a encontrar a beleza no cotidiano, valorizar o que temos e reconhecer as bênçãos ao nosso redor. Evitar comparações e invejas, e focar em agradecer a Deus por nossas bênçãos diárias, nos ajuda a viver de maneira mais significativa e positiva, alinhada com a vontade de Deus para nós.
O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.
Sendo assim, entende-se que a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim. O versículo biblico acima diz que precisamos dar graças em tudo - em todas as situações ou momentos.
4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. 13 Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.
E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.
Ensinar a gratidão é um ato de amor e respeito ao próximo e quem aprende deve passar adiante, pois ajuda a construir relacionamentos interpessoais saudáveis e cria ambientes agradáveis.
A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.
Sempre que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumentam-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, sentimo-nos mais felizes, leves e satisfeitos, uma vez que ativamos o sistema de recompensa do cérebro.