Jesus apresenta as características que identificam o Bom Pastor: o Pastor entra no redil das ovelhas pela porta (vv. 1-2); chama pelo nome as suas ovelhas, as conduz para fora e caminha à sua frente (vv. 3.4); as ovelhas ouvem sua voz e o seguem (vv. 3.4.27).
Jesus fala sempre do seu papel de pastor: não veio para ser servido, nem veio para tratar as pessoas com arrogância. Ele veio para salvar as suas ovelhas, isto é, nós, e, se necessário, morrer por nós.
Hebreus 13:17 ARC. Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas.” O rebanho que Jesus reconhece como seu é formado certamente pelos seus discípulos, por todos aqueles que já receberam o dom do batismo. Mas não apenas por esses: Ele conhece todas as criaturas humanas, chama-as pelo nome e cuida de cada uma com ternura.
Jesus conta uma bela história sobre um pastor e suas ovelhas | NOVELA JESUS
Qual é a função de um pastor segundo a Bíblia?
Além disso, destacaram a importância da pastoralidade, do cuidado pastoral e da proximidade com as ovelhas, ou seja, estar atento às necessidades espirituais, emocionais e físicas dos membros da igreja. O pastor deve ser um servo humilde e dedicado, pronto a oferecer amor, compaixão e apoio em todos os momentos.
Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.
Jesus Cristo chamava a Si mesmo de Bom Pastor (ver João 10:11–15) porque deu a vida por nós. Também Se comparou à porta do curral (ver João 10:1–9), pois é por meio Dele que recebemos alimentação espiritual, repouso, paz, salvação e exaltação.
No Evangelho, o Senhor diz-nos: «Ainda tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco; também as devo conduzir, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor» (Jo 10, 16).
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." - Salmo 23:1. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento." - Provérbios 3:5. "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." - Mateus 11:28.
11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
Fato que Hebreus 13:17, acaba por asseverar: "Sejam obedientes aos seus pastores. Ouçam o conselho deles. Eles estão atentos a condição de vida de vocês e trabalham sobre a estrita supervisão de DEUS. Contribuam para que a liderança dele seja alegre, não penosa.
Com efeito, nunca no Novo Testamento o termo pastor é aplicado aos apóstolos e discípulos. Em Jo 21, Jesus diz a Pedro para apascentar as ovelhas, como escutámos no domingo passado; em 1 Pd 5, 2 diz-se aos presbíteros que «apascentem o rebanho de Deus».
As cartas de Paulo conhecidas como 1 e 2 Timóteo e Tito são muitas vezes chamadas de “epístolas pastorais” porque contêm os conselhos de Paulo aos pastores, ou líderes da Igreja.
10 Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e demandarei as minhas ovelhas da sua mão, e os farei cessar de apascentar as ovelhas, e os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
“Como um pastor, ele cuida do rebanho, e com seu braço o reúne; leva os cordeirinhos no colo e guia mansamente as ovelhas que amamentam» (Is 40,11). “A misericórdia do Senhor é para todos os seres vivos. Ele repreende, corrige, ensina e dirige, como o pastor conduz o seu rebanho” (Eclo 18,12-13).
O que Jesus quis dizer quando disse "Eu sou o bom pastor"?
O bom pastor estabelece relação de conhecimento e amor recíprocos com suas ovelhas: “Eu sou o bom pastor: conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas” (Jo 10,14-15). Jesus estabelece com as pessoas relações de amizade e confiança.
Um pastor é um bispo, e Timóteo foi o primeiro bispo da Igreja a ser ordenado em Éfeso. Portanto, pastoral refere-se ao cargo e aos deveres de um bispo.
O pastor, por sua vez, irá pastorear essas almas ganhas pelo evangelista, procurando, como um verdadeiro líder, conduzir as almas ao céu. E, por fim, o mestre, que, diante de Deus, é o responsável pelo ensino bíblico de forma sistemática na Igreja.
ALÉM DE DESCOBRIR SUA IDENTIDADE VOCACIONAL O QUE VOCÊ VAI APRENDER? - AS CARACTERÍSTICAS DOS MINISTÉRIOS: APOSTÓLICO, PROFÉTICO, EVANGELÍSTICO, PASTORAL E DE MESTRE.