O que Jesus diz sobre o orgulho?
Os orgulhosos não aceitam facilmente conselho ou repreensão (ver Provérbios 15:10; Amós 5:10). Usam uma atitude defensiva para justificar e racionalizar suas fraquezas e falhas (ver Mateus 3:9; João 6:30–59). Os orgulhosos dependem do mundo para lhes dizer se têm valor ou não.Porque o orgulho nos afasta de Deus?
O orgulhosos acredita que todos devem lhe obedecer até mesmo Deus e, por isso, se afasta do caminho que leva a Deus e cai. O outro exemplo é do jovem rico que narra o Evangelho. Acredita ser bom e fazer tudo que Deus quer, mas não é desapegado, não é livre e ao se afastar de Deus, fica triste.Porque o orgulho é pecado?
O orgulho é o pior dos pecados, porque envolve uma inversão em escala real da realidade. O orgulho é ilusório, rancoroso, amargo. Na sua raiz, declara: “Eu não quero que Deus seja Deus!O que a Bíblia diz sobre orgulho e soberba?
A soberba na BíbliaPor exemplo, Provérbios 16, 18 nos alerta: “A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.” No Novo Testamento, a carta de São Tiago nos traz a famosa afirmação de que “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” 7.
Um coração ofendido te leva à ruína | Tiago Brunet
O que a Bíblia fala de orgulho?
O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.Como vencer o orgulho segundo a Bíblia?
O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.Porque o orgulho é perigoso?
O orgulho é a raiz de todo pecado, não importa qual pecado. O orgulho tirou satanás do céu. E Deus rejeita e odeia o orgulho porque, quem é orgulhoso está dizendo para si mesmo e para os outros: "Eu sou Deus e não preciso de Deus". A Bíblia ensina que o orgulho vem antes da destruição.Qual é a raiz do orgulho?
A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais.Como Deus vê o orgulho?
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).Onde está na Bíblia que Deus odeia o orgulhoso?
O SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum. Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o SENHOR escapa do mal.O que alimenta o orgulho?
Já, o orgulho, se alimenta de um desejo mais perverso que todos os mencionados anteriormente: o desejo que alimenta o orgulho é o de superioridade. O orgulhoso deseja sentir-se superior aos demais.Porque Deus se opõe aos orgulhosos?
Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Portanto, humilhem‑se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no devido tempo. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.Quais são as consequências do orgulho?
Pessoas que são muito orgulhosas, tendem a ter uma postura de não-aceitação e muitas vezes são vistas como teimosas e cabeças-duras. Elas não dão o braço a torcer, mesmo que saibam que isso pode prejudicá-las. É muito comum perceber isso, em uma discussão de casal.O que o orgulho impede?
Orgulho e independência excessivaO sentimento de querer provar a si mesmo e aos outros que é capaz de atingir seus objetivos. Apesar de ser bom sentir orgulho, às vezes o excesso pode impedir que alcancemos nossos objetivos de forma mais rápida e eficaz. Isso não significa que você se tornará dependente dos outros.
Quais são os tipos de orgulho?
As diversas formas do orgulho se manifestam de maneira sutil e nem sempre são facilmente reconhecíveis. Alguns exemplos incluem arrogância, prepotência, vaidade, teimosia, ressentimento, falta de empatia e julgamento.Quando o orgulho faz mal?
Orgulho mal-utilizadoQuando se entende como pior que os outros, se sente inferior, se vê como fraca, incapaz, que não faz e nem produz nada relevante. Também é uma maneira de querer ser especial, mas como a coitada e que precisa ser ajudada.