Porém, o que aprendemos com Jesus é que “… Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus…” (Marcos 10:18). Ele nos ensina também, que toda a maldade do homem, tudo o que o contamina, o que o torna um pecador, não vem de fora, ao contrário, nasce dentro dos nossos corações.
Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade. Nada de ruim acontece com os homens honestos, porém os maus só encontram dificuldades. O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade.
Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Os maus não ganham nada com a sua maldade, mas quem faz o que é direito na certa será recompensado. Quem está resolvido a agir direito viverá, e quem insiste em fazer o mal morrerá.
Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).
De acordo com o ensinamento bíblico em Tiago 3:10, palavras produzem bênção ou produzem maldição. Amaldiçoar alguém é rogar pragas, xingar, dizer coisas ruins.
“Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24; grifo do autor). Essa é uma das possíveis razões por que Deus pode permitir que coisas ruins aconteçam: Ele sabe que, de alguma forma, um dia, vamos nos beneficiar com a experiência.
O mal seria a “ausência de Deus”, ou seja, aonde não há Deus, habita o mal, assim como em um quarto escuro que não há luz habita as trevas. De acordo com a tradição Cristã, o primeiro ser a se “esvaziar” de Deus e permitir que o mal tomasse sua existência foi Satanás.
Bíblia Online. 5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 14 E, quando um homem tomar uma mulher e a sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão com fogo, para que não haja maldade no meio de vós.
“Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” “Assim, servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviar contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo.”
Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande. Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.
Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus…” (Marcos 10:18). Ele nos ensina também, que toda a maldade do homem, tudo o que o contamina, o que o torna um pecador, não vem de fora, ao contrário, nasce dentro dos nossos corações. Concluímos, com isso, que nosso coração é mau. O mal que contamina o homem vem do coração.
Podemos também repreender em nome de Jesus todas as pragas lançadas contra nós, todos os olhares que são lançados contra nós, dizendo: “Senhor Jesus, em Teu nome eu repreendo essas palavras e esses olhares”.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Porquanto, que mérito há em ter de suportar castigos recebidos por que haveis praticado o mal? Entretanto, se suportais sofrimento quando fazeis o bem, isso é digno de louvor diante de Deus. … Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas se alguém te ofender com um tapa na face direita, volta-lhe também a outra.
Os maus procuram meios de fazer o mal; até as suas palavras queimam como fogo. Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos. O homem violento engana os seus amigos e os leva para o mau caminho. Cuidado com quem sorri e pisca maliciosamente; essa pessoa está com más intenções.
O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. Deus usa o sofrimento para refinar-nos.
Porque Deus permite acontecer coisas ruins com crianças?
Deus dá a cada um de Seus filhos a capacidade de escolher entre o certo e o errado. Infelizmente, isso significa que pessoas inocentes sofrerão devido às escolhas erradas de outras pessoas. Mas Deus prometeu que o sofrimento não durará para sempre.
“Tive um desacordo durante uma reunião com meu chefe, tenho uma tristeza muito grande dele porque imagino que ele esteja chateado comigo, o que me impede de pensar no que fiz.” E de vez em quando, com meus colegas, vou dizer coisas ruins sobre ele.” “A boca fala da abundância do coração”, disse São Mateus (12,34).
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
Falar expressões de má sorte e ridicularizar a descendência também são atitudes que atraem a maldição. Adão e Eva receberam a ordem de Deus para que não comessem o fruto da árvore do conhecimento, porém, tentados por satanás, acabaram comendo o fruto; o resultado é que foram expulsos do Jardim do Éden.