Marcos 10:51-52 VFLJesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
Então Jesus lhe perguntou: «O que você quer que eu faça por você?» O cego respondeu: «Mestre, eu quero ver de novo.» Jesus disse: «Pode ir, a sua fé curou você.» No mesmo instante o cego começou a ver de novo e seguia Jesus pelo caminho.
Marcos tem Jesus como o Filho de Deus, que ocorre em pontos estratégicos do Evangelho, em 1:1 ("O começo do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus") e em 15:39 ("Certamente este homem era o Filho de Deus!"), mas o nascimento virginal de Jesus não foi narrado.
Unir forças com todos os homens e mulheres, de diferentes religiões e até com aqueles que dizem não ter religião, mas que querem trabalhar pelo bem do ser humano, pela transformação do mundo. O segundo ensinamento: "quem der para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa".
Segundo o Evangelho de Marcos, foi na Galileia que Jesus realizou grande parte de sua atividade missionária. Voltar à Galileia é assumir o seu projeto, e isso causa medo. Acreditar que Deus o ressuscitou é reafirmar a fé em Deus como o Senhor da vida. Apesar do medo, há grande esperança para os que seguem Jesus.
Marcos 7:19 Jesus disse que todos alimentos são puros?
Como Jesus é visto em Marcos?
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Marcos vai, ao longo do Evangelho, demonstrar que Jesus é o Cristo, o messias filho de Deus, mas não o messias do poder, nem do prestígio, nem da pureza, nem da Lei, nem da religião burguesa, mas o messias servo sofredor.
Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava, porque estava ensinando seus discípulos. E dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão.
TJS Mc. 9:34–35 Qualquer que se humilhar como um destes pequeninos, e me receber, vós o recebereis em meu nome. E qualquer que a mim me receber, recebe não somente a mim, mas ao que me enviou, sim, o Pai. GEE Filhos de Cristo.
(Mc 10:13-16). Outra cena muito semelhante mostra Jesus tomando uma criança e dando-lhe o exemplo para os seus discípulos, uma vez que eles estavam a disputar sobre quem era o maior entre eles: "Para quem se humilha como esta criança, ele é o maior no reino dos céus".
João Marcos era judeu e ainda criança quando conheceu Jesus. Foi batizado por São Pedro, de quem foi discípulo e seguidor. Quando discípulo de Pedro, começou a escrever sobre a vida de Jesus e seus textos se tornaram o Segundo Evangelho. Seu Evangelho é o mais curto e fala com emoção a paixão e sofrimento de Cristo.
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.
João Marcos, também conhecido simplesmente como Marcos, é citado nos Atos dos Apóstolos como um assistente que acompanhava Paulo e Barnabé em suas viagens missionárias. Tradicionalmente, é considerado o mesmo Marcos, o Evangelista.
O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato abrangente que se concentra nas ações poderosas do Salvador. A primeira delas é a Expiação, que Marcos destacou como central para a missão de Jesus como o Messias há muito prometido.
Jesus lhe perguntou: — O que você quer que eu faça por você? E o cego respondeu: — Eu quero voltar a ver, Mestre! Então Jesus lhe disse: — Você pode ir embora agora, pois a sua fé o curou. E no mesmo instante o cego recuperou a sua visão e começou a seguir Jesus estrada fora.
De acordo com o Evangelho de Marcos, quando Jesus chegou em Betsaida, uma cidade na Galileia, lhe pediram que curasse um cego. Jesus levou seu paciente para fora da cidade, cuspiu em seus olhos e colocou suas mãos sobre ele.
Chama alguns seguidores e faz diversas curas. Multidões se agregam em torno dele. Em seu ensinamento em parábolas, ele se utiliza da linguagem do povo do campo. O Jesus de Marcos é visto como um missionário que circula pela Galileia e arredores (Mc 1,14; 5,1; 8,27; 10,1; 11,1).
É isso que Jesus nos propõe quando diz, “quem tiver deixado, casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida...e no mundo futuro a vida eterna”. A nossa família faz parte do povo de Deus, mas não podemos permanecer somente com ela.
Jesus partiu o pão. Se não tivesse rompido o pão, como é que as migalhas chegariam até nós? Mas ele partiu-o e distribuiu-o: « Distribuiu-o e deu-o aos pobres». Partiu-o por amor, para quebrar a ira do Pai e a Sua.
Em Marcos 9:33–37, aprendemos que, quando Jesus foi a Cafarnaum, Ele ensinou Seus discípulos que aqueles que servem com humildade às outras pessoas vão ser consideradas as maiores, ou terão a melhor condição no reino de Deus.
Poderíamos resumir este versículo da seguinte forma: aqueles que impedirem qualquer pessoa que creu em Jesus de andar em seu caminho, ou que dificultarem desnecessariamente esta caminhada, serão duramente condenados, mesmo que estes sejam discípulos seus.
Segundo a promessa do versículo 1, três discípulos agora têm a oportunidade de contemplar por antecipação a chegada do "reino de Deus com poder". Este reino lhes é apresentado na pessoa do próprio Rei, o qual eles reconhecem como o Senhor Jesus, seu Mestre, revestido de majestade real e de resplandecente glória.
Marcos inicia o Evangelho dizendo quem é Jesus (1,1): Ele é o Cristo[1], Filho de Deus[2]. Esta frase nos coloca diante da pessoa de Jesus. Nos permite conhecer o que há de mais profundo em sua personalidade.
Embora Marcos não tenha estado entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele converteu-se mais tarde e tornou-se um assistente do Apóstolo Pedro, e ele pode ter escrito seu evangelho com base no que ele aprendeu com Pedro (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Mark”).
Qual é o maior ensinamento de Jesus Cristo para as pessoas?
Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).