É neste episódio que Jesus faz referência a «Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus» (Lucas 18:24–25), uma frase que se tornaria uma de suas mais famosas expressões.
Insistência do jovem: “Tudo isso tenho guardado. Que me falta ainda?” (Mt 19,20). 7. Resposta de Jesus: apresenta as condições para o seguimen- to: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que te pertence e dá aos pobres e terás um tesouro nos céus e depois segue-me” (Mt 19,21).
“Não se preocupem em acumular riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Guardem, sim, tesouros preciosos no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam!
A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. É errado favorecer alguém no tribunal, mas alguns juízes fazem isso até por pouco dinheiro. O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza está chegando.
Porque Jesus mandou o jovem rico vende tudo que tinha?
O jovem rico disse que sempre obedecia aos mandamentos. Jesus disse ao jovem que ele precisava fazer mais uma coisa. Precisava vender tudo que tinha e dar o dinheiro aos pobres, depois deveria segui-Lo. O jovem rico não quis distribuir seus bens, pois ele amava as coisas que possuía mais do que a Deus.
O que Jesus mandou o jovem rico fazer para ser perfeito?
Mateus 19:21 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
Jesus então disse aos discípulos: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Em relação ao acúmulo de riquezas materiais, Ele nos dizia: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde traça e ferrugem corroem e onde ladrões arrombam e roubam (…) Porque onde está o seu tesouro, aí também está o seu coração” (Mt 6,19; 21).
Enquanto o homem que não fez nada com a riqueza que ganhou perdeu seu bem, os dois que fizeram o dinheiro render tiveram as quantias multiplicadas e foram recompensados.
Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres e têm grande riqueza. As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nem sequer ouve a ameaça. A luz dos justos brilha radiante, mas a lâmpada dos ímpios será apagada.
Significa que se esperamos em Cristo apenas para a satisfação das nossas necessidades terrenas, essas necessidades, ainda que supridas, nunca nos enriquecerão.
O rico compreendeu tudo muito tarde, somente no inferno. O rico não é condenado simplesmente por sua riqueza, mas porque não soube entender a vida como um dom e não ofereceu a sua ajuda ao pobre enfermo e faminto que estava morrendo à sua porta.
Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo e o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão, era o mais rico e o mais inteligente de todos eles.