Em muitas línguas como o inglês, a frase “eu sou” indica a existência do falante. Leia desta forma, a declaração do Senhor “Eu sou” é uma declaração: “Eu existo”.
“EU SOU O QUE SOU” ou “EU VOU SER o QUE VOU SER”. Ele não está submisso a alguém. Ele é, e define a existência, a realidade e a vida. YHWH é o nome do Deus da aliança e é mais usado no Seu relacionamento com o povo de Israel, enquanto Adonai é mais usado no Seu relacionamento com outras nações.
Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe e, no caminho, perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “João Batista; outros, Elias; outros, ainda, um dos profetas”. “E vós”, perguntou ele, “quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.
Esses casos mostram que Isaías usa a linguagem “Eu sou” para enfatizar a condição exclusiva de Deus como o único Deus verdadeiro. A frase, em essência, significa “Eu sou [Ele]” ou “Eu sou [o Único]” ou “Eu sou [o SENHOR].” Nesse caso, isso traz uma ideia de como João usa a linguagem “Eu sou” fora de João 8:58.
Ehyeh-Asher-Ehyeh (muitas vezes contraído em Português como "Eu Sou") é um dos Sete Nomes de Deus concedido em cuidado especial pela tradição judaica medieval. A frase também é encontrada em outras literaturas do mundo religioso, usada para descrever o Ser Supremo, em geral, remetendo para o seu uso em Êxodo.
NUNCA É TARDE - O que Jesus quis dizer quando ele disse "EU SOU"?
O que significa dizer "eu sou"?
Mas quando um verbo ser é usado sem um predicado, como nas declarações “ele é” ou “ela será”, o verbo indica apenas a existência do sujeito. Em muitas línguas como o inglês, a frase “eu sou” indica a existência do falante. Leia desta forma, a declaração do Senhor “Eu sou” é uma declaração: “Eu existo”.
Eu sou um filho de Deus, um com toda Sua família (Gl 3.26, 28). Eu sou um herdeiro de Deus, visto que sou um filho de Deus (Gl 4.6, 7). Eu sou um santo (Ef 1.1; 1 Co 1.2; Fp 1.1; Cl 1.2). Eu sou feitura de Deus, obra de suas mãos, nascido de novo em Cristo para fazer sua obra (Ef 2.10).
O QUE EU SOU - Sou uma nova criatura, criada em verdadeira justiça e santidade; sou filha de Deus; sou herdeira de Deus e co-herdeira com Cristo; sou princesa e sacerdotisa para Deus o Pai; sou justiça de Deus em Cristo; sou cabeça e não calda, e estou sempre por cima e nunca por baixo; sou abençoada em todas as coisas ...
Quando Jesus perguntou a Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”, eles mencionaram as conclusões comuns de seus contemporâneos. O Salvador então personalizou a pergunta, dizendo: “Quem dizeis vós que eu sou?” (Ver Mateus 16:13–15.) Sem hesitação, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Deus disse a Moisés: ― EU SOU O QUE SOU. É isto que você dirá aos israelitas: “EU SOU me enviou a vocês”. Deus também disse a Moisés: ― Diga aos israelitas: “O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou‑me a vocês.
O que Jesus quis dizer quando falou "Eu sou o caminho"?
A mensagem de Jesus nos chama a confiar nele como fonte de paz e verdade, a buscar unidade e cooperação em nossos esforços e a viver nossos valores através de ações concretas de amor e serviço ao próximo. Ao fazer isso, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e compassivo para todos.
“Eu sou a Vida”, disse Jesus. Quando se perde a vida plena de Deus somos prisioneiros de nossas paixões. A vida que Deus nos propõe em Jesus Cristo nos faz livres, mais donos de nós mesmos. A Vida em Cristo é liberdade diante de nossos próprios apetites, de nossas próprias paixões e de nossos próprios vícios.
Identidade em Cristo é a consciência de quem somos em Deus, de onde viemos e para onde vamos. É o reconhecimento de que somos criados à imagem e semelhança de Deus, que somos amados, aceitos e perdoados por Ele, que somos chamados e capacitados por Ele para cumprir o seu plano e propósito.
Assim, quando alguém diz: eu sou, é como se dissesse eu existo. E nessa expressão "Eu Sou o que Sou" (em algumas traduções lê-se "Eu Sou Aquele que Sou"), nós temos os dois sentidos de Javé, que Ele existe e de como Ele é.
A tradução mais correta neste contexto, quando Deus diz eu sou o que sou é: EU ME TORNAREI O QUE VOCÊ PRECISA QUE EU ME TORNE. Deus estava dizendo a Moises e aos filhos de Israel, Eu ouvi a oração de vocês e eu vou transacionar o povo da Escravidão a liberdade.
Eu sou me enviou a vós. Veja através deste nome que Deus dá a Moisés para que comunique ao seu povo quem Ele era: aqui estava a apresentação do Deus de Abraão, do Deus de Isaque, do Deus de Jacó, o Grande Eu-Sou.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?