O que quer dizer João 15 1?
Jo 15,1-8 é uma parábola, uma comparação que Jesus faz, quando diz: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor” (15,1). Qual o significado dessa afirmativa de Jesus? É a última vez, a sétima, que Jesus diz: “Eu sou”. Antes, ele já tinha dito: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11,25).O que João 15 nos ensina?
“Quando procuramos humildemente o Pai Celestial por meio da oração, por meio de aprender Seus mandamentos e guardá-los, Ele nos transmite Seu amor e muitos de Seus poderes. Milhares de pessoas são testemunhas da veracidade do que Ele afirmou: 'Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor' (João 15:10).O que significa permanecer em João 15?
“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim” (João 15,4). Quando Jesus nos diz que precisamos permanecer n'Ele é porque necessário é ficar n'Ele sem sair d'Ele.O que Jesus nos ensina com a parábola da videira e os ramos?
Só se continua na missão se a missão é motivada e sustentada pela vida de Jesus em nós, se esta vida vem a nós. Isso é estar unido à videira verdadeira. O Ramo que não permanece unido a Jesus perece. Pode até aparentar ter muito volume, mas não permanece no tempo, não dá fruto.João 15 Estudo: CHAMADOS Para FRUTIFICAR (Bíblia Explicada)
O que é preciso fazer para que a videira continue produzindo frutos?
Para produzir fruto precisamos manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus. Aqueles ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto, pois, casos contrários serão colhidos e lançados no fogo.Porque Jesus compara a videira?
Jesus ao dizer que é a videira verdadeira, estabelece o caminho para a salvação. Isso significa que não é pelo fato de ser judeu que teriam salvação, mas sim, com uma comunhão íntima e a vivência com Ele é que poderão ser salvos e consequentemente serem os ramos dessa videira.O que é permanecer na videira?
Basta, para tanto, «permanecer» nele, que é «a videira, a verdadeira», e deixar a sua vida, a sua seiva, vivificar os ramos. Trata-se, para nós, de permanecer em Jesus, como Ele permanece em nós (Jo 15, 4), pois veio habitar em nós (Jo 14, 23). Ele habita «em homem», em nós, pela sua incarnação.Que ramo somos nós na videira que é Cristo?
João 15:5-6 NVI. ― Eu sou a videira, e vocês, os ramos. Se alguém permanecer em mim, e eu permanecer nele, esse dará muito fruto, pois sem mim vocês não podem fazer nada. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca.Qual é o fruto de João 15?
Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda.São João capítulo 15 versículo 1?
― Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo ramo que, estando em mim, não der fruto. E poda todo aquele que der fruto, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que tenho falado.Como pregar João 15?
E como transformar João 15:4 em ação? Ore diariamente e medite na Palavra de Deus: Para permanecer em Cristo, é fundamental manter um relacionamento constante com Deus por meio da oração e da meditação na Bíblia. Isso nos ajudará a conhecer a vontade de Deus e a buscar a sua orientação em nossas vidas.O que quer dizer em João 15 versículo 2?
Tudo o que existe depende do poder sustentador de Cristo. Inclusive, amigo, o bombear do seu coração nesse exato momento! Mas ao dizer que os discípulos não podem dar frutos sem Ele e que sem Ele nada podem fazer, Jesus não está se referindo apenas à manutenção da vida física dos crentes.Quais as promessas de Jesus em João 15 1 8?
Evangelho: Jo 15,1-8 “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei.Que fala João 15?
1 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.O que é a videira frutífera?
A metáfora da “mulher como uma videira” tinha muito valor no mundo rural daquela época. Uma videira frutífera era símbolo de abundância. O que o salmista quis dizer com “seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de sua mesa”?O que significa videira no Evangelho?
A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.Qual é o contexto de João 15?
Com temática e vocabulário próprios, a perícope da videira (Jo 15,1-8) se encontra no contexto da revelação de Jesus perante a comunidade dos discípulos (cap. 13–17).O que nos impede de dar frutos?
Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.”O que a videira prega?
Defende a visão da graça de Deus e a Visão dos Vencedores, seguindo o ensino de Watchman Nee, de que todos os crentes são salvos, mas alguns receberão galardão e outros não.O que fazer para permanecer em Cristo?
Permanecer em Cristo
- se estivermos guardando os mandamentos dele, principalmente o de crer nele e de amar o próximo;
- se o Espírito que ele nos deu testificar isso e estiver dando evidências de que temos tal relacionamento;
- se não vivermos pecando;
- se andarmos como o próprio Jesus andou na Terra;