Descendência nobre e participante do plano de salvação Embora não seja o pai biológico de Jesus Cristo - afinal, de acordo com a narrativa bíblica, Maria, mãe de Jesus, o gerou de forma milagrosa -, José foi o pai de criação do Filho de Deus. E José, sim, era descendente de Davi, e natural de Belém.
José, o filho de Davi, da família desse rei, segundo a própria fórmula “filho de Davi”, assume a paternidade sobre Jesus e, ao mesmo tempo, transmite a ele a herança de Messias.
Jesus era descendente tanto de Davi quanto de Abraão, ficando assim consubstanciada sua reivindicação à posição messiânica, pelo menos no que tange à existência de ser Ele filho de Davi. A genealogia de Lucas mais universalista, remonta a Adão, cabeça de toda a Humanidade.
José, descendente de Abraão, da linhagem do rei Davi, é escolhido por Deus para ser esposo de Maria e cuidar do menino Jesus. Foi na cidade de Nazaré, na Galileia, que o carpinteiro, homem trabalhador e humilde, cumpriu a sua missão.
#0741 Se Jesus não era filho de José, como era descendente de Davi?
O que Maria mãe de Jesus era de Davi?
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”. Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.
Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão. Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos.
Se a Jesus é comumente atribuída à descendência de Davi, um dos reis mais importantes de Israel e personagem "peso pesado" no Antigo Testamento, o motivo é São José.
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo. Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
Por que Jesus era chamado de filho de Davi é filho de Abraão?
Ele é o Filho prometido. O Senhor havia prometido a Davi que na casa dele nasceria o Cristo. E esse Filho prometido é Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabendo disso, podemos entender por que Mateus também disse que Jesus é o Filho de Abraão, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.
Então, pelos próximos 400 anos, eles foram governados por juízes, de Josué a Samuel. Depois disso, vieram 400 anos de governo dos reis de Israel e Judá, de Saul e Davi a Josias, o último rei reto da linhagem davídica.
A linhagem de Maria veio a partir Natan, filho de Davi com Bateseba. Portanto Jesus foi descendente de Davi naturalmente através de Natan e legalmente através de Salomão.
José era o carpinteiro. Jesus era o filho do carpinteiro. José era o trabalhador dedicado e Jesus teria aprendido o ofício com o pai, tendo-o praticado até o início de sua missão evangelizadora.
São José certamente não estava mais vivo quando Jesus começou seu ministério público. Esse dado não consta de modo claro nas Escrituras, mas é uma piedosa tradição, partilhada e transmitida por muitos que contemplaram a vida de Cristo com os olhos da fé.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".
“José, filho de Davi, não tenha medo em tomar Maria como sua esposa, pois a criança que está no seu ventre foi concebida pelo Espírito Santo. E ela dará à luz um filho, que será chamado Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.
— De Davi! — responderam eles. Jesus tornou a perguntar: — Então, por que é que Davi, inspirado pelo Espírito Santo, chama o Messias de Senhor? Pois Davi disse: “O Senhor Deus disse ao meu Senhor: 'Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.
A expressão “Jesus, o Filho de Davi”, indica que havia uma relação familiar entre o Rei Davi e Jesus. Isso não significa necessariamente que Davi era o pai biológico de Jesus. O Evangelho de Mateus (Mateus 1:6-16) deixa claro que Jesus pertencia à família de Davi através de José, marido de Maria, mãe de Jesus.