O que julga o STF e o STJ?

O processo, via de regra, iniciar-se-á na Justiça Federal e a última ou única instância a julgar definitivamente em grau de recurso será o STJ. Recurso extraordinário (STF): julgará causas decididas em única ou última instância quando a decisão recorrida CONTRARIAR A CONSTITUIÇÃO, já que o STF é o seu guardião.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem tem mais poder, o STJ ou o STF?

​O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro, e a ele compete, precipuamente, zelar pelo cumprimento da Constituição, conforme definido em seu art. 102. Por esse motivo, o STF é conhecido como o Guardião da Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em international.stj.jus.br

O que o STF pode julgar?

Entre suas principais atribuições está a de julgar a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, a arguição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da própria Constituição e a extradição ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que o STJ pode julgar?

O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros. Nesses casos, um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a última instância, STJ ou STF?

​Por fim, como última instância, há o Supremo Tribunal Federal (STF). Órgão de cúpula do Poder Judiciário, compete ao STF, primordialmente, a guarda da Constituição, sendo dele a última palavra em matéria constitucional. Tanto o STF quanto os tribunais superiores brasileiros têm competência originária e recursal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em international.stj.jus.br

STF e STJ: o que são e o que fazem o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça?

Qual é a diferença do STF para o STJ?

Diferente do STF, o STJ tem competência de resolver os conflitos entre as autoridades administrativas e judiciárias pertencentes à União ou entre um estado e outro. Exemplo: a autoridade judiciária do Estado X não concorda e não aplica uma orientação dada pela União em determinada matéria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem está acima do STJ?

Os Tribunais Superiores são os órgãos máximos de seus ramos de Justiça. São eles: Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Qual é a função do STF?

O Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição, a lei maior do Brasil, que trata de diversos assuntos como saúde, educação e meio ambiente. Ele é conhecido também pela sigla STF. Ao lado de diversos ramos da Justiça, como a eleitoral, a e a do trabalho, o Supremo forma o Poder Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem decide no STJ?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é composto por, no mínimo, 33 ministros nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual recurso cabe da decisão do STJ?

Art. 863. Nas decisões proferidas em única e última instância, caberá recurso para o Supremo Tribunal Federal, nos casos previstos no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

Quais são os casos que o STF julga?

As decisões do Supremo visam garantir o direito de todos: indígenas, agricultores, mulheres, negros, população LGBTQIA+, taxistas, empresários, crianças, adolescentes, servidores públicos, ou seja, qualquer cidadão que viva no Brasil, até mesmo os imigrantes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que o STF pode fazer?

É o Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão máximo do Poder Judiciário do país! O STF é composto por 11 juízes, chamados de ministros. Uma de suas principais funções é cuidar de casos que envolvem a Constituição. Além disso, o Supremo também é responsável por dar a decisão final em algumas situações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem está acima do desembargador?

Nas instâncias da Justiça Estadual, quem antecede os desembargadores são os juízes de direito. Estes, são os primeiros a julgar a ação e proferir a sentença. Da mesma forma, quem sucede os desembargadores em autoridade são os ministros dos Tribunais Superiores (STJ e STF).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justicadigital.com

Quais são os três poderes do STF?

Essas funções são realizadas de forma típica ou atípica por meio dos três Poderes da República: Legislativo, Judiciário e Executivo. O Poder Judiciário realiza tipicamente a função jurisdicional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem manda no STJ?

O STJ é composto por 33 ministros. Eles ​são escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, a partir de lista tríplice formulada pelo próprio tribunal. O indicado passa ainda por sabatina do Senado Federal antes​ da nomeação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a diferença entre STJ e STF?

Já STJ é a sigla para Superior Tribunal de Justiça, responsável por solucionar casos civis e criminais que se encaixem na chamada Justiça Comum, ou seja, são todas questões que não envolvem a Constituição diretamente, algo que é da alçada do STF, e que não se encaixem na Justiça do Trabalho, na Justiça Eleitoral ou na ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

O que o STJ julga?

Competência jurisdicional

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a instância máxima da Justiça brasileira no âmbito infraconstitucional, a Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o País.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em transparencia.stj.jus.br

Quem o STF pode julgar?

I - processar e julgar, originariamente: b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais casos o STF pode legislar?

O Supremo Tribunal Federal (STF) não pode agir como legislador e sua missão se restringe a interpretar leis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabmacae.org.br

Quem controla o Supremo Tribunal Federal?

48 prevê-se que “cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República” dispor sobre as matérias de competência da União; ou seja, é o Poder Executivo fiscalizando o Legislativo. No art. 49, incs.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem manda mais é o STJ ou STF?

O Poder Judiciário, composto por diversos órgãos e regido pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126, tem o Supremo Tribunal Federal (STF) como o posto mais alto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que vem depois do STJ?

Na segunda instância, se as partes não concordarem decisão (acórdão), poderão ser apresentados novos recursos, desta vez para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas estes caminhos ficam para a próxima!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoriapublica.pr.def.br

Quem tem mais poder, juiz ou desembargador?

Em termos de hierarquia, é comum considerar que o desembargador possui um nível hierárquico superior ao juiz. Isso ocorre devido à estrutura do sistema judiciário, em que os desembargadores atuam nos tribunais de segunda instância, enquanto os juízes atuam nas instâncias de primeira instância.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unicep.edu.br