O que leva as pessoas comprarem mais do que necessitam?
O que leva as pessoas a consumirem mais? Existem vários motivos que levam um indivíduo a ser compulsivo pelo consumo exagerado, dentre eles podemos citar o desequilíbrio emocional, a necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, status ou a influência do comércio e da mídia.
O principal motivo que leva uma pessoa a comprar um produto ou contratar um serviço é a necessidade. Nesse caso, estamos falando tanto das necessidades básicas (como comida, vestuário e abrigo) quanto dos desejos (como status, pertencimento social ou autoestima, por exemplo).
Esses fatores podem ser sociais, culturais, pessoais e até mesmo psicológicos. Além disso, o comportamento de compra do consumidor também pode ser influenciado pela opinião de pessoas ao seu redor, conhecidas ou não, a respeito da marca e dos produtos ou serviços oferecidos.
Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Neste estado, as pessoas deixam de ser racionais e agem apenas pela emoção.
De acordo com Kotler (2000), “além do preço final de um produto, os prazos de pagamento, descontos e condições de créditos são aspectos diretamente relacionados ao seu custo e que, na maior parte das vezes, funcionam como fatores de influência na decisão de compra dos clientes”.
CONSUMO X CONSUMISMO X COMPULSÃO POR COMPRAS | ANA BEATRIZ
O que motiva o consumidor a comprar?
A motivação pode ser a necessidade de determinado produto ou serviço, o desejo pela aquisição, uma oferta que é considerada imperdível e outras diversas influências externas e internas.
O que faz uma pessoa querer comprar? As pessoas sempre buscam o prazer, aquilo que vai fazer bem, e sempre fogem da dor e de algo que vai causar algum mal. Então, quando é apresentado um produto, o consumidor compra o futuro, compra o que vai acontecer depois que ele comprar aquilo, o prazer que vai ter.
As pessoas compram para se aproximar do prazer ou ficar mais longe da dor (ou em alguns casos raros, ambos) – por isso, quando comercializar o seu produto ou serviço, fique bem ciente do motivo pelo qual o cliente está comprando o que você está vendendo.
Compras por impulso são aquelas que uma pessoa faz de forma impulsiva, ou seja, sem planejamento ou organização financeira — muitas vezes, sem necessidade. Nesse tipo de compra, o consumidor toma uma decisão rapidamente e não pensa muito nas consequências financeiras.
Existem vários motivos que levam um indivíduo a ser compulsivo pelo consumo exagerado, dentre eles podemos citar o desequilíbrio emocional, a necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, status ou a influência do comércio e da mídia.
Os fatores sociais estão relacionados ao círculo de pessoas com as quais aquele consumidor convive, lugares que frequenta, amizades e relacionamentos afetivos e familiares, enfim, quaisquer fatores que podem influenciar sua decisão de compra.
Já existem muitas teorias sobre por que gostamos de comprar coisas de que não precisamos, embora isso exija um alto preço em nossas vidas. A primeira explicação é que somos, talvez mais do que qualquer outra coisa, consumidores. Isso faz com que seja sensato olharmos para o mercado em busca de satisfação e felicidade.
E o ranking de produtos mais buscados são os smartphones, comprados por 29% das pessoas, e eletrônicos, adquiridos por 27% dos entrevistados. Roupas e calçados aparecem em terceiro lugar, com 26%. Eletrodomésticos foram comprados por 18%, móveis por 17% e brinquedos e artigos infantis por 16%.
Eles podem ser de: escassez, urgência, prova social, reciprocidade, antecipação, curiosidade, autoridade, simplicidade, podem relacionar dor e prazer, entre outros.
Realizar promoções, diminuir os preços e mantê-los abaixo da média da concorrência aumenta o desejo do consumidor de adquiri-lo, pois, além de chamar a atenção, dá destaque para a loja. Isso porque, se o consumidor já tem interesse ou conhece o produto, ele sabe o preço dele.
Para investir na motivação para vendedores é necessário definir metas desafiadoras e atingíveis; modelar um plano de carreira; investir em treinamento de funcionários; oferecer boas comissões e benefícios; reconhecer os profissionais; construir um bom ambiente de trabalho; compartilhar posicionamentos estratégicos com ...
A pesquisa do SPC Brasil mostra também que os produtos mais frequentemente adquiridos por impulso são do setor de alimentação: pães (42,1%), leite (39,6%), cafés (36,4%), sucos (31,2%) e biscoitos (27,6%).
Ela também é fundamental para a sobrevivência do indivíduo, pois de produtos básicos para a sobrevivência. Por exemplo, todos precisam de água, comida, abrigo, saúde, transporte, etc.
Assim como comer um chocolate ou realizar alguma atividade física, o ato da compra induz em nosso cérebro a produção da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
As necessidades e expectativas do cliente são o principal fator influenciador de sua avaliação, por isso é fundamental ouvi-lo, sempre, mesmo quando reclama dos seus produtos ou serviços. O mercado também tem grande influência na formação das expectativas dos clientes.
O que leva as pessoas a comprar mais do que necessita?
A motivação pode ser a necessidade de determinado produto ou serviço, o desejo pela aquisição, uma oferta que é considerada imperdível e outras diversas influências externas e internas.
A compra por impulso está relacionada ao desejo que as pessoas têm de ter algum bem ou serviço. O consumidor pode comprar algum produto que já queria, mas que não tinha intenção naquele momento. Ou pode comprar algo que não estava nos seus planos.
Comprar coisas por impulso, sem necessidade alguma, pode ser sinal de oniomania. A certeza desse transtorno compulsivo é quando a pessoa não resiste a pressão da compra, o que a leva a ter prejuízos financeiros e a se sentir culpada.
É fato que todos já tiveram experiências que despertaram o centro de recompensa cerebral – ainda que nem todos saibam disso. Composta por diferentes áreas e circuitos interconectados, essa região do cérebro é responsável pela sensação de prazer e recompensa.
Considerações racionais, como preço, qualidade e conveniência influenciam no comportamento de compra, assim como as irracionais, como sentimentos e desejos. A maioria das decisões de compras inclui uma combinação de fatores mentais, emocionais e comportamentais.